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dc.creatorMendonça, Fernando Martins
dc.date.accessioned2016-06-22T18:42:45Z-
dc.date.available2011-05-23
dc.date.available2016-06-22T18:42:45Z-
dc.date.issued2011-02-08
dc.identifier.citationMENDONÇA, Fernando Martins. Sobre a acrasia em Aristóteles: sua possibilidade, a abordagem dialética e a resposta antissocrática ao problema. 2011. 151 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2011.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15538-
dc.description.abstractThis dissertation aims to connect the various passages in which Aristotle deals with the akrasia in Nicomachea Ethics, showing that they form a clear and consistent notion of such an action. This notion is also consistent with the approach of the acrasia in the book VII 1-3, where Aristotle treats acrasia in a dialectical way. The dialectical method used, taken seriously, will lead Aristotle to save the phainomena, which are the accepted views about the acrasia, and strongly deny the Socrates thesis, that the acrasia does not exist because no one can act against the knowledge which he possesses. As a result, the proposed interpretation will stand strongly against the interpretation that attributes the cause of akrasia to ignorance of some the practical syllogism s elements.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectÉtica aristotélicapor
dc.subjectAcrasiapor
dc.subjectAristótelespor
dc.subjectAristotle s ethicseng
dc.subjectAkrasiaeng
dc.subjectAncient ethicseng
dc.subjectAristotleeng
dc.subjectAristóteles - Crítica e interpretaçãopor
dc.subjectFilosofia antigapor
dc.subjectÉtica antigapor
dc.titleSobre a acrasia em Aristóteles: sua possibilidade, a abordagem dialética e a resposta antissocrática ao problemapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Bonella, Alcino Eduardo
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728789P4por
dc.contributor.referee1Xavier, Dennys Garcia
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4764993E7por
dc.contributor.referee2Rodrigues, Fernando Augusto da Rocha
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781248P1por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4559674Y7por
dc.description.degreenameMestre em Filosofiapor
dc.description.resumoEssa dissertação tem como objetivo ligar as diversas passagens em que Aristóteles trata da acrasia na Ethica Nicomachea, mostrando que elas formam uma noção clara e consistente desse tipo de ação. Essa noção também é consistente com a abordagem da acrasia no livro VII 1-3, onde Aristóteles trata a acrasia de modo dialético. O método dialético usado, levado a sério, mostrará que Aristóteles salva os phainomena, que são as opiniões aceitas acerca da acrasia, e recusa fortemente a tese socrática, segundo a qual a acrasia não existe porque ninguém pode agir contra o conhecimento que possui. Em vista disso, a interpretação proposta se colocará fortemente contrária à interpretação que atribui a causa da acrasia á ignorância de algum dos elementos do silogismo prático.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Filosofiapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.orcid.putcode81762392-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Filosofia

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