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dc.creatorCastro, Luciana Xavier de
dc.date.accessioned2016-06-22T18:42:44Z-
dc.date.available2010-10-26
dc.date.available2016-06-22T18:42:44Z-
dc.date.issued2010-02-22
dc.identifier.citationCASTRO, Luciana Xavier de. Religião em Rousseau: a profissão de fé do vigário saboiano. 2010. 148 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2010.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15531-
dc.description.abstractThis dissertation analyzes the conceptions of Jean Jacques Rousseau about religion. It takes as the main reference the text The faith profession of the savoyan vicar which is inserted in the book Emilio or of education. In this work the theism was defined as a natural religion that founded his belief in God having as principle: the natural feelings of the men, the consciousness and reason, and the Christian revelation. In this way, we can conclude that Rousseau was Christian because of the belief that the Bible is truly inspired by God, however, we notice that, for him, the Christian religions foundations are not indispensable to the salvation and the believe in God; for understanding that Supreme being speaks directly to the human heart without the need of mediation proposal by religious institutions. Rousseau still asserts that there is a possibility to know God by other means. Rousseau still asserts that there is a possibility to know God by other means, besides the gospels. Thus it was possible to reach the conclusion that the civil religion, described in the Social Contract, is a propose of a practice religious based on principles of sociability, whose main goal is to bring citizens to love and follow the laws set by the State. However, we notice on this religion traits of the rousseauist theism, and that the theism belief is the base of the citizen religion. As a result of the publication of its religious conceptions, Rousseau was rebuked by valid Christian institutions, in which the main accusation was that he defended an antichristian behavior. This censorship was investigated from the pastoral letter, of the Paris archbishop Christophe de Beaumont and Rousseau s answer letter renowned as Letter to Christophe de Beaumont, in which he claim being Christian, but his beliefs weren t attached to the Church ecclesiastics authority, but were based in his consciousness and reason.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectRousseaupor
dc.subjectReligiãopor
dc.subjectTeísmopor
dc.subjectMoralpor
dc.subjectCristianismopor
dc.subjectReligioneng
dc.subjectTheismeng
dc.subjectMoraleng
dc.subjectChristianityeng
dc.subjectRousseau, Jean-Jacques, 1712-1778por
dc.subjectFilosofia moderna - Séc. XVIIIpor
dc.subjectFilosofia francesa - Séc. XVIIIpor
dc.subjectFilosofia e religiãopor
dc.titleReligião em Rousseau: a profissão de fé do vigário saboianopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Sahd, Luiz Felipe Netto de Andrade e Silva
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728789E2por
dc.contributor.referee1Almeida Júnior, José Benedito de
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4738409H4por
dc.contributor.referee2Silva, Genildo Ferreira da
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797625Z8por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4244089E1por
dc.description.degreenameMestre em Filosofiapor
dc.description.resumoEste trabalho analisa as concepções de Jean-Jacques Rousseau sobre a religião. Toma como principal referência o texto A profissão de fé do vigário savoiano que está inserido no livro Emílio ou da educação. Nesta obra o teísmo foi definido como uma religião natural, que fundamenta sua crença em Deus tendo como princípio: os sentimentos naturais do homem, a consciência e a razão e a revelação cristã. Assim, percebe-se que Rousseau era cristão por acreditar que a Bíblia é verdadeiramente inspirada por Deus, todavia, nota-se que, para ele, as instituições religiosas cristãs não são indispensáveis para a salvação e para a crença em Deus; por entender que o ser supremo fala diretamente ao coração humano sem a necessidade da mediação proposta pelas instituições religiosas. Rousseau ainda afirma que há a possibilidade de se conhecer Deus por outros meios, além dos evangelhos. Assim foi possível chegar a conclusão de que, a religião civil, descrita no Contrato Social, é uma proposta de prática religiosa baseada em princípios de sociabilidade, cujo principal objetivo é levar os cidadãos a amarem e a praticarem as leis definidas pelo Estado. Entretanto, percebe-se nessa religião traços do teísmo rousseauísta, e ainda que a crença teísta é a base da religião civil. Por conseqüência da publicação de suas concepções religiosas, Rousseau foi censurado pelas instituições cristãs vigentes, em que a acusação central era a de que o mesmo defendia uma postura anticristã. Essa censura foi investigada a partir da Carta Pastoral de, então arcebispo de Paris, Cristophe de Beaumont e da resposta de Rousseau em sua Carta a Christophe de Beaumont, nessa, afirma ser cristão, no entanto, sua crença não está vinculada à autoridade eclesiástica da igreja, mas sim fundamentada em sua consciência e sua razão.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Filosofiapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.orcid.putcode81762457-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Filosofia

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