Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15038
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorOliveira Filho, Ricardo Humberto de
dc.date.accessioned2016-06-22T18:41:13Z-
dc.date.available2007-12-14
dc.date.available2016-06-22T18:41:13Z-
dc.date.issued2007-09-14
dc.identifier.citationOLIVEIRA FILHO, Ricardo Humberto de. A proposal of tool for automotive gearbox quality control in production and assembly line using adaptive filtering. 2007. 116 f. Dissertação (Mestrado em Engenharias) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2007.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15038-
dc.description.abstractNormally, automotive gearbox quality control in assembly line is made in subjective manner by specialists. The human ear, despite being a highly sensitive tool and widely used in quality control is also sensitive to emotional and environmental problems (back noises), besides not giving measurable values. In order to solve this problem, the traditional techniques of signal analysis, along with the monitoring of vibrations and noise of the tested gearbox, may be used to define objective values of acceptance or refusal in a quality program. But, due to the complexity of the dynamics of a automotive gearbox and to the noises inherent of a production line, it s difficult to define the control systems and determinate the limit values. In this work, it is introduced a study about the use of adaptive filtering through the least mean square algorithm (LMS), as a support tool in the procedures of quality control by vibrations and noise monitoring. The methodology is based on the use of the signals, measured in a standardized test, as a former signal and of reference signal in the filtering procedure. Initially, numeric simulations were done, in order to evaluate the performance of the LMS algorithm in cancellation of external interferences of the mechanical system under study. In the next step, acceleration and sound pressure signals were collected of approved gearbox in the actual proceedures of quality control (good gearbox). Another distinct group of gearbox signals, in which were inserted ordinary manufacturing and assembly defects, were divided in the groups of acceptable gearbox and bad gearbox. From the filtered signals of the good gearbox group, statistic techniques were used in order to define the limiting vibroacoustic symptoms for quality control. Finally, the procedure was validated using the signals from acceptable gearbox and bad gearbox groups.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.formatapplication/zippor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCâmbios automotivospor
dc.subjectFiltro adaptativo LMSpor
dc.subjectVibraçõespor
dc.subjectPressão sonorapor
dc.subjectControle de qualidadepor
dc.subjectAutomotive gearboxeng
dc.subjectLMS adaptive filtereng
dc.subjectVibrationseng
dc.subjectSound pressureeng
dc.subjectQuality controleng
dc.subjectAutomóveis - Vibraçãopor
dc.titleUma proposta de ferramenta para controle de qualidade em linha de produção e montagem de câmbios automotivos utilizando filtragem adaptativapor
dc.title.alternativeA proposal of tool for automotive gearbox quality control in production and assembly line using adaptive filteringeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Duarte, Marcus Antônio Viana
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780739A4por
dc.contributor.referee1Sousa, Marcos Morais de
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788462A1por
dc.contributor.referee2Guimarães, Tobias Anderson
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700610T1por
dc.contributor.referee3Barreto, Renato Antônio
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704699A2por
dc.description.degreenameMestre em Engenharia Mecânicapor
dc.description.resumoNormalmente, o controle de qualidade de câmbios automotivos em linha de montagem é feito de forma subjetiva por especialistas. O ouvido humano, apesar de ser uma ferramenta altamente sensível e largamente utilizada em controle de qualidade, também é sensível a problemas emocionais e ambientais (ruídos de fundo), além de não resultar em valores mensuráveis. Para contornar este problema, as técnicas tradicionais de análise de sinais, em conjunto com o monitoramento das vibrações e ruído dos câmbios testados, podem ser utilizadas para definir valores objetivos de aceitação ou recusa num programa de qualidade. Porém, devido à complexidade da dinâmica de um câmbio automotivo e aos ruídos inerentes a uma linha de produção, existe uma grande dificuldade na definição dos sintomas de controle e determinação de valores limites. Neste trabalho é apresentado um estudo sobre o uso da filtragem adaptativa, via algoritmo dos mínimos quadrados (LMS), como ferramenta de auxílio nos procedimentos de controle de qualidade via monitoramento de vibrações e ruído. A metodologia é baseada na utilização dos sinais, medidos num teste padronizado, como sinal primário e de referência no procedimento de filtragem. Inicialmente, foram realizadas simulações numéricas, para avaliar o desempenho do algoritmo LMS no cancelamento de interferências externas ao funcionamento do sistema mecânico sob estudo. Em uma próxima etapa, foram coletados sinais de aceleração e de pressão sonora de câmbios aprovados no procedimento de controle de qualidade atual (câmbios bons) e um outro conjunto distinto de sinais de câmbios, nos quais foram inseridos defeitos comuns de fabricação e montagem, que foram divididos nos grupos câmbios aceitáveis e câmbios ruins. A partir dos sinais filtrados, do grupo câmbios bons, técnicas estatísticas foram utilizadas para a definição dos sintomas vibroacústicos limites para controle de qualidade. Finalmente, o procedimento foi validado utilizando os sinais dos grupos câmbios aceitáveis e câmbios ruins.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia Mecânicapor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApor
dc.publisher.departmentEngenhariaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.orcid.putcode81756107-
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Engenharia Mecânica

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
RHOFilhoDIS01PRT.pdf1.98 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
RHOFilhoDIS02PRT.zip1.5 MBUnknownVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.