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dc.creatorVendrame, Saimon-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:41:06Z-
dc.date.available2016-03-30-
dc.date.available2016-06-22T18:41:06Z-
dc.date.issued2015-02-12-
dc.identifier.citationVENDRAME, Saimon. Estudo da integridade da aresta de machos de corte de HSS durante a retificação em várias condições de corte. 2015. 142 f. Dissertação (Mestrado em Engenharias) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.54por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15002-
dc.description.abstractTaps are cutting tools usually made of high speed steel follows several stages. One of their manufacturing stage is the grinding of threads surfaces. Into this context, a manufacturer detected some problems such as grinding burning and burr formation on the machined surface. The burning phenomenon is considered a thermal origin damage on the surface and subsurface, that causes reduction in tap s life. Also, burr formation can adverselly affect the integrity of the tap cutting edges. In this context, this work presents a study of the phenomena of burning and burr formation during grinding of HSS taps. Initially, the problems were identified in a real conditions during their fabrication in the industry. Secondly, laboratory trials were carried out in a specially designed HSS workpiece sample that can reproduce the geometry of the cutting taps threads. The input variables were grinding wheel speed, work speed, radial depth of cut, cutting direction and thread edge geometry. The output parameters investigated were: thickness of affected layer, microhardness and analysis of the sample edges. After this stage, machining trials were performed again in the industry using the same methodology employed during laboratory trials. The results showed similarity between laboratory and industry trials. In general, the thickness of affected layer of workpiece increased with work penetration but decreased with increase in work speed. The grinding wheel speed and cutting direction parameters did not show significant influence on the thickness of such layer. The order of importance of input machining parameters on the burr formation is as follows: thread edge geometry, cutting direction, work speed, wheel speed and radial depth of cut. The increase in work speed, in general, reduced the burr size, whereas the burr size increase with grinding speed. Also, no significant influence of work speed on burrs size was observed during grinding trials perfomed in the industry.eng
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectUsinagempor
dc.subjectRetificação e polimentopor
dc.subjectRebarbagempor
dc.subjectRetificaçãopor
dc.subjectMachos de cortepor
dc.subjectVelocidade de trabalhopor
dc.subjectCamada afetada pelo calorpor
dc.subjectRebarbapor
dc.subjectGrindingeng
dc.subjectCutting tapseng
dc.subjectWork speedeng
dc.subjectThermal afected layereng
dc.subjectBurreng
dc.titleEstudo da integridade da aresta de machos de corte de HSS durante a retificação em várias condições de cortepor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor-co1Bianchi, Eduardo Carlos-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782110D7por
dc.contributor.advisor1Silva, Rosemar Batista da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706048P0por
dc.contributor.referee1Silva, Márcio Bacci da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785913J0por
dc.contributor.referee2Silva, Eraldo Jannone da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794033J9por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4437162A6por
dc.description.degreenameMestre em Engenharia Mecânicapor
dc.description.resumoMachos de corte são ferramentas de usinagem geralmente feitas em aços-rápidos por meio de várias etapas. Uma das etapas de fabricação é a retificação da superfície dos filetes. E neste contexto, uma empresa fabricante de machos detectou o problema de queima e formação de rebarbas durante a retificação dos filetes. O fenômeno de queima é um dano na integridade superficial e subsuperficial de origem térmica, levando geralmente queda da vida útil da ferramenta. A formação de rebarba também pode afetar a integridade das arestas dos machos de corte. Neste sentido, este trabalho apresenta o estudo dos fenômenos da queima e da formação de rebarba durante a retificação de machos de corte. Primeiramente, os problemas foram identificados nas condições reais de fabricação. Em seguida foram realizados ensaios em laboratório utilizando uma amostra especialmente projetada cuja geometria reproduz a geometria dos filetes dos machos de corte. As principais variáveis de entrada investigadas foram velocidade de corte, velocidade da peça, penetração de trabalho, direção de corte e a geometria do canal do filete. As variáveis de saída foram: a espessura da camada afetada, microdureza e análise das imagens arestas. Após esta etapa, foram realizados ensaios de usinagem na empresa utilizando a mesma metodologia dos ensaios em laboratório. Os resultados mostraram similaridade entre os ensaios em laboratório e os ensaios na empresa. A espessura da camada afetada aumentou com a penetração de trabalho, mas diminui com o aumento da velocidade da peça. Já os parâmetros velocidade de corte e direção de corte não apresentaram influência significativa na espessura desta camada. A influência dos parâmetros de usinagem na formação de rebarbas segue a seguinte ordem de importância: geometria da aresta, direção de corte, velocidade da peça, velocidade de corte e velocidade de mergulho. Em todas as condições, o aumento da velocidade da peça implicou na diminuição da rebarba, enquanto que o aumento da velocidade de corte provocou o aumento das rebarbas. Já nos ensaios de retificação na empresa, a velocidade de corte não exerceu influência significativa no tamanho das rebarbas observadas.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia Mecânicapor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApor
dc.publisher.departmentEngenhariaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.54por
dc.orcid.putcode81756038-
dc.crossref.doibatchid577704c2-dde0-44ec-91b1-32cd27c19384-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Engenharia Mecânica

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