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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15001
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Oliveira Júnior, Anezio Alves de | |
dc.date.accessioned | 2016-06-22T18:41:05Z | - |
dc.date.available | 2008-05-08 | |
dc.date.available | 2016-06-22T18:41:05Z | - |
dc.date.issued | 2006-09-06 | |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA JÚNIOR, Anezio Alves de. Modeling of a robotic leg based on the Bennett s linkage. 2006. 183 f. Dissertação (Mestrado em Engenharias) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2006. | por |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/15001 | - |
dc.description.abstract | The purpose of this work is to present the development of a robotic leg, based on a four-bar 4R spatial mechanism, named as Bennett s mechanism. Using an adequate configuration of this mechanism, it is possible to describe a spatial curve, which is similar to the profile of a gait, using only one degree of freedom. Due to its simplicity, the modeled leg is simpler than the legs which are currently used on the mobile robots. To make easy the obstacles transposition, another two degrees of freedom had been added to the leg, allowing it a higher mobility. These aditional degrees of freedom don t compromise the performance of the structure because they are used just during the crossing of the obstacle, where the robot normally moves at lower speeds. The modeled leg, although not to have its configuration optimized, it has presented good results, being capable of crossing obstacles of considerable dimensions, comparing to its own dimensions. Graphical simulations have shown that the physical dimensions of the structure influence the dimensions of the obstacle that the leg can transpose. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Perna robótica | por |
dc.subject | Mecanismo de Bennett | por |
dc.subject | Robô móvel | por |
dc.subject | Robótica | por |
dc.subject | Robotic leg | eng |
dc.subject | Bennett s mechanism | eng |
dc.subject | Mobile robots | eng |
dc.subject | Robotics | eng |
dc.title | Modelagem de uma perna de robô com base no mecanismo de Bennett | por |
dc.title.alternative | Modeling of a robotic leg based on the Bennett s linkage | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Carvalho, João Carlos Mendes | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797127J7 | por |
dc.contributor.referee1 | Martins, Roberto de Souza | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798287T4 | por |
dc.contributor.referee2 | Franco, Vera Lucia Donizeti de Sousa | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797158Y9 | por |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4733580Z2 | por |
dc.description.degreename | Mestre em Engenharia Mecânica | por |
dc.description.resumo | O objetivo desse trabalho é apresentar o desenvolvimento de uma perna robótica, modelada com base em um mecanismo espacial de quatro barras do tipo 4R, denominado mecanismo de Bennett. Sabe-se que com uma configuração adequada desse mecanismo é possível descrever uma trajetória espacial, com perfil similar ao perfil de um passo, utilizando apenas um grau de liberdade. Em função disso, a perna modelada é bem mais simples do que a grande maioria das pernas que são utilizadas atualmente nos robôs móveis. Em função da necessidade de se transpor obstáculos, foram adicionados à perna dois graus de liberdade, dando a ela uma maior mobilidade. Esses graus de liberdade adicionais não comprometem o desempenho da estrutura, pois são utilizados apenas durante a transposição de obstáculos, que é uma situação na qual o robô normalmente se movimenta a velocidades mais baixas. A perna modelada, apesar de não ter tido sua configuração otimizada, apresentou resultados satisfatórios, sendo capaz de transpor obstáculos de dimensões comparativas às dimensões da perna. As simulações gráficas confirmam que as dimensões físicas da estrutura exercem grande influência sobre as dimensões de obstáculos que a perna pode transpor. | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA | por |
dc.publisher.department | Engenharias | por |
dc.publisher.initials | UFU | por |
dc.orcid.putcode | 81756037 | - |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Engenharia Mecânica |
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