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Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorSantos, Erasto José dos
dc.date.accessioned2016-06-22T18:40:47Z-
dc.date.available2015-02-02
dc.date.available2016-06-22T18:40:47Z-
dc.date.issued2013-09-18
dc.identifier.citationSANTOS, Erasto José dos. Development of a friction tapered plug welding process for parts with through-wall cracks. 2013. 165 f. Dissertação (Mestrado em Engenharias) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14965-
dc.description.abstractIn this work, a new friction tapered plug welding (FTPW) process is used to remove through-wall cracks. In order to remove the crack, a retention plate is attached at the back of the plate to be repaired, so that at the end effect it may be assumed as a repairing process using a blind hole. Another innovation was introduced by using different gaps between the plate to be repaired and the retention plate, allowing an additional flowing path for the plasticized material and so a better elimination of oxide layers in the bonding interface. Tests were carried out using blocks made of ASTM A36 and pins of ABNT 1010, and axial forces of 60, 80, 100 and 120 kN. The welding quality was evaluated by means of metallographic examination, microhardness and bending tests. The results showed that a good metallurgical bond and no crack were observed in the bending test. Nevertheless, tests conducted with a clearance between the base and the opposing plate showed that it may lead to incomplete filling of the hole. Therefore it has to be strictly controlled during the process.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSoldagempor
dc.subjectReparo por atrito com furos cônicospor
dc.subjectAços-carbonopor
dc.subjectPropriedades mecânicaspor
dc.subjectMicroestrutura de açospor
dc.subjectFriction hidro pillar processingeng
dc.subjectFriction tapered plug weldingeng
dc.subjectPlain carbon steelseng
dc.subjectMechanical propertieseng
dc.subjectSteel microstructureeng
dc.titleDesenvolvimento de um processo de reparo por atrito para peças com trincas passantespor
dc.title.alternativeDevelopment of a friction tapered plug welding process for parts with through-wall crackseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Franco, Sinésio Domingues
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786105Z3por
dc.contributor.referee1Ferraresi, Valtair Antonio
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787800U3por
dc.contributor.referee2Batalha, Gilmar Ferreira
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780788T2por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4268922U5por
dc.description.degreenameMestre em Engenharia Mecânicapor
dc.description.resumoNeste trabalho é estudado o reparo por atrito de chapas com furos passantes, mas com a inovação do uso de uma peça de retenção que simula um furo cego. Outra inovação deste trabalho foi à utilização de folgas entre a peça a ser reparada e peça de retenção que permite um caminho adicional para o fluxo plástico promovendo maior eliminação de impurezas na interface de união. Neste trabalho foram reparados chapas de aço ASTM A36 e pinos de aço ABNT 1010 sendo as geometrias dos furos e dos pinos cônicos. As forças axiais utilizadas nos reparos foram de 60, 80, 100 e 120 kN. A avaliação da qualidade dos reparos foi feita através da análise macrográfica, micrográfica, perfis de dureza e ensaio de dobramento. A verificação da limpeza da interface de união foi feita através de microscopia eletrônica com EDS. Os reparos não apresentaram defeitos de união e não apresentaram trincas nas amostras ensaiadas no dobramento, todavia, nos reparos realizados com a presença de folga faz-se necessário o controle da espessura da mesma para um completo preenchimento. O uso das folgas se mostraram eficazes como auxiliar na drenagem de impurezas da interface pino/bloco.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia Mecânicapor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApor
dc.publisher.departmentEngenhariaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.orcid.putcode81756326-
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Engenharia Mecânica

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