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dc.creatorCoelho, Humberto Tronconi-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:40:39Z-
dc.date.available2014-09-22-
dc.date.available2016-06-22T18:40:39Z-
dc.date.issued2014-04-10-
dc.identifier.citationCOELHO, Humberto Tronconi. Study of a smart spring device with friction coupling for semi-active vibration control. 2014. 113 f. Dissertação (Mestrado em Engenharias) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.272por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14956-
dc.description.abstractIt is known that vibration control in mechanical systems is a very important and recurrent issue given the fact that new systems are built every time with a constant demand for more efficient machines and for the systems already made new tolerances are imposed. It is also industry aim the rational use of energy in high density energy systems, likewise also is its interest that those systems be robust and self-tunable to operating condition. On that scenario this projects aims to attend those requirements making the use of semi-active devices. A simple semi-active mechanism has been obtained by the association of an elastic element coupled to the main structure through a dry friction joint. This device makes use of the mentioned concept by involving springs activated by a piezoelectric actuator responsible for apply the normal forces at the coupling. Those forces induce friction and consequently introduces variations on systems stiffness, damping and on the apparent mass. In this work such smart spring architecture is studied through a mathematical model with representative characteristics of the mechanism physical properties and also through the test rig developed in the laboratory. The dynamical vibratory system which the device will work is experimentally characterized as well as the contact parameters, tuning the numerical model. It is also described the entire procedure for the device control implementation and is presented control strategies to be used. Finally experimental results of such logics are compared through numerical data, their performances are evaluated and an analysis of their whole performance is presented.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMolas inteligentespor
dc.subjectPiezelétricopor
dc.subjectAmortecedor por atritopor
dc.subjectControle de vibraçãopor
dc.subjectSmart springeng
dc.subjectPiezoelectriceng
dc.subjectFriction dampereng
dc.subjectVibration controleng
dc.subjectVibraçãopor
dc.subjectMolas (Mecanismo)por
dc.subjectAmortecimento (Mecânica)por
dc.titleEstudo de um dispositivo de mola inteligente com acoplamento por atrito para controle semiativo de vibraçãopor
dc.title.alternativeStudy of a smart spring device with friction coupling for semi-active vibration controleng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Santos, Marcelo Braga dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707975P7por
dc.contributor.referee1Lepore Neto, Francisco Paulo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780224Z5por
dc.contributor.referee2Nuñez, Israel Jorge Cárdenas-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4705801H1por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4295973Y6por
dc.description.degreenameMestre em Engenharia Mecânicapor
dc.description.resumoSabe-se que controle de vibração em sistemas mecânicos é uma questão muito importante e recorrente, uma vez que novos sistemas são criados a todo o momento com uma constante procura por máquinas mais eficientes e, nos já existentes, novas tolerâncias são impostas. Também é de interesse da indústria a utilização consciente de energia em sistemas com alta densidade energética, do mesmo modo que também é de seu interesse que os sistemas sejam robustos e adaptem-se a variações nas condições operacionais. Neste âmbito este projeto objetiva atender tais requisitos fazendo o uso de dispositivos semiativos. Um mecanismo semiativo de construção simples é obtido através da associação de um elemento elástico que se acopla ao sistema principal através de uma junta por atrito seco. O dispositivo apresentado neste trabalho faz uso do conceito mencionado ao envolver molas ativadas por um atuador piezelétrico responsável pela aplicação de forças normais no acoplamento. Tais forças induzem atrito e, consequentemente, introduzem mudanças na rigidez, no amortecimento e na massa aparente do sistema físico. Neste trabalho tal arquitetura de mola inteligente é estudada através de um modelo físico-matemático com características representativas das propriedades físicas do mecanismo e também através da bancada experimental desenvolvida em laboratório. O sistema dinâmico vibratório sobre o qual o dispositivo irá atuar é caracterizado experimentalmente bem como os parâmetros do contato, ajustando o modelo numérico. Também é descrito todo o procedimento para implementação do controle do dispositivo e apresentadas diferentes estratégias de controle a serem utilizadas. Finalmente resultados experimentais de tais lógicas são comparados com dados obtidos numericamente, seus desempenhos são avaliados e uma análise dos mesmos e do trabalho como um todo é apresentada.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia Mecânicapor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApor
dc.publisher.departmentEngenhariaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.272por
dc.orcid.putcode81756241-
dc.crossref.doibatchid6bda9598-e242-43c6-81dc-5768926013e9-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Engenharia Mecânica

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