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dc.creatorOliveira Júnior, Mário Martins de
dc.date.accessioned2016-06-22T18:40:32Z-
dc.date.available2014-02-18
dc.date.available2016-06-22T18:40:32Z-
dc.date.issued2013-08-30
dc.identifier.citationOLIVEIRA JÚNIOR, Mário Martins de. Solid lubrication in fluid environment. 2013. 95 f. Dissertação (Mestrado em Engenharias) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14940-
dc.description.abstractIn order to reduce friction and wear in tribological pairs, the insertion of lubricant between the surfaces in contact separates them by a lubricant film. In most tribological applications, liquid lubricants or grease are used to combat friction and wear. But when service conditions become very severe, solid lubricants may be the only choice to control friction and wear. A combination of solid and liquid lubrication is also feasible and may have a beneficial synergistic effect on the friction and wear performance of sliding surfaces. It occurs particularly in the boundary and elasto-hydrodynamic regime of lubrication. With advent of the powder metallurgy technique, the production of new materials having solid lubricants particles embedded in the metallic matrix became feasible. This work aims to study the combined effect of solid lubrication (sintered composites which contains particles of solid lubricant dispersed in a metallic matrix, by a basic mixing process), with the presence of a liquid lubricant in cooperative lubrication regime in reciprocating sliding wear configuration. A significant reduction, when compared with the addition of liquid lubricant alone, in friction coefficient (25%) was produced by the simultaneous utilization of solid and liquid lubricants, suggesting the existence of a beneficial synergy between the liquid and solid lubricants. This combined action increased significantly the durability of the lubricious regime (3 orders of magnitude), reduced the friction coefficient (about 4x) and the wear rate by 50%. Additionally, the use of triboscopy technique enabled (in an original form) to verify a significant increase in the friction coefficient at the wear marks of a ferrite perlite alloys. This difference between the friction coefficient according to the position was discussed in terms of debris accumulation and a change in lubrication regime, both associated with the reciprocating motion dynamics having been assigned to the first a preponderant role.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLigas autolubrificantespor
dc.subjectLubrificação fluidapor
dc.subjectSinergiapor
dc.subjectTriboscopiapor
dc.subjectSelf-lubricating alloyseng
dc.subjectLiquid lubricationeng
dc.subjectTriboscopyeng
dc.subjectLubrificação e lubrificantespor
dc.titleLubrificação sólida em meio fluidopor
dc.title.alternativeSolid lubrication in fluid environmenteng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Mello, José Daniel Biasoli de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783817J1por
dc.contributor.referee1Silva Junior, Washington Martins da
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4769549P2por
dc.contributor.referee2Drago, Valderes
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783949A3por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4363610A6por
dc.description.degreenameMestre em Engenharia Mecânicapor
dc.description.resumoCom o intuito de diminuir o atrito e o desgaste nos pares tribológicos, faz-se a inserção de lubrificantes no contato entre as superfícies separando-as por um filme lubrificante. Na maioria das aplicações tribológicas, lubrificantes líquidos ou graxa são utilizados para combater o atrito e o desgaste. Mas quando as condições tornam-se muito severas, os lubrificantes sólidos podem ser a única opção para controlar o atrito e o desgaste. Uma combinação de lubrificantes sólidos e líquidos é viável e pode ter um efeito sinérgico benéfico na redução do atrito e no aumento da resistência ao desgaste das superfícies de deslizamento, em especial nos regimes elasto-hidrodinâmico e limite de lubrificação. Com o advento da técnica de metalurgia do pó, torna-se viável a produção de novos materiais, os quais permitem que o lubrificante sólido seja incorporado ao volume da matriz na etapa de mistura do pó. Este trabalho visa estudar o efeito conjunto da lubrificação sólida (compósitos sinterizados contendo partículas de lubrificante sólido dispersos em uma matriz metálica por um processo de mistura simples) com a presença de um lubrificante líquido em regime de lubrificação conjunta em uma configuração de desgaste por deslizamento alternativo. A utilização simultânea de lubrificantes sólidos e líquidos produziu uma diminuição significativa no coeficiente de atrito (25%) quando comparado com a adição do lubrificante líquido apenas, sugerindo a existência de uma sinergia positiva entre os lubrificantes sólidos e líquidos. Esta ação conjunta aumenta significativamente a durabilidade do regime de lubricidade do sistema (3 ordens de grandeza), reduz o coeficiente de atrito (cerca de 4x) e a taxa de desgaste em 50%. Adicionalmente, a utilização da técnica triboscópica possibilitou, de uma maneira original, constatar um significativo aumento do coeficiente de atrito nas extremidades das marcas de desgaste das ligas ferrito-perlíticas. Esta variação do coeficiente de atrito com a posição foi discutida em termos do acúmulo de debris e da mudança do regime de lubrificação associados com a dinâmica do movimento alternativo, tendo sido atribuído ao primeiro um papel preponderante.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia Mecânicapor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApor
dc.publisher.departmentEngenhariaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.orcid.putcode81756251-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Engenharia Mecânica

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