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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14917
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.creator | Fagundes Neto, Marlipe Garcia | - |
dc.date.accessioned | 2016-06-22T18:40:22Z | - |
dc.date.available | 2013-04-01 | - |
dc.date.available | 2016-06-22T18:40:22Z | - |
dc.date.issued | 2012-09-10 | - |
dc.identifier.citation | FAGUNDES NETO, Marlipe Garcia. Identification, modeling, analysis and study of measures to control noise levels generated by rotary compressors. 2012. 127 f. Dissertação (Mestrado em Engenharias) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.318 | por |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14917 | - |
dc.description.abstract | Noise is a physical agent of concern in any environment for human beings. Hermetic rotary compressors, present in various sectors, as a source of noise need continued research and development aimed at improving; and consequently a better quality of life to humankind. Due to the own kinematic compression process and combined with the large area of the housing, the noise spectrum of these compressors is quite complex. However, this study identifiy and analyze the contribution of various mechanisms of generation and transmission of noise from the compressor manufactured by Tecumseh. It was observed that low frequencies are controlled by kinematic mechanisms: electric motor and vane. Medium are controlled by the gas flow, valve, shaft and roller. The high frequencies are domain by friction. We noticed that the noise reduction is not a specific problem and needs multiple solutions, which together result in the mitigation of noise generated. Finally, a multibody model was developed. I showed good correlation with the real system. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | - |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Ruído | por |
dc.subject | Compressores herméticos rotativos | por |
dc.subject | Identificação das fontes | por |
dc.subject | Modelo multicorpos | por |
dc.subject | Noise | eng |
dc.subject | Hermetic rotary compresso | eng |
dc.subject | Sources identification | eng |
dc.subject | Multibody | eng |
dc.subject | Compressores | por |
dc.title | Identificação, modelagem, análise e estudo de medidas para o controle dos níveis de ruído gerado por compressores herméticos rotativos | por |
dc.title.alternative | Identification, modeling, analysis and study of measures to control noise levels generated by rotary compressors | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Duarte, Marcus Antônio Viana | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780739A4 | por |
dc.contributor.referee1 | Nuñez, Israel Jorge Cárdenas | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4705801H1 | por |
dc.contributor.referee2 | Lenzi, Arcanjo | - |
dc.contributor.referee3 | Lopes, Luis Miguel Valdes | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4387592E5 | por |
dc.description.degreename | Mestre em Engenharia Mêcanica | por |
dc.description.resumo | O ruído é um agente físico preocupante em qualquer meio que o ser humano se encontra. Os compressores herméticos rotativos, presentes em diversos setores do cotidiano, como fonte de ruído necessitam de pesquisas e desenvolvimentos continuados visando a sua melhora; e por consequência uma melhor qualidade de vida ao homem. Devido a própria cinemática do processo de compressão e aliado à grande área de carcaça o espectro de ruído destes compressores é bastante complexo. Contudo o presente trabalho identificou e analisou a contribuição de vários mecanismo de geração e transmissão de ruído do compressor fabricado pela Tecumseh. Observou-se que as baixas frequências são controladas pela cinemática do mecanismo, motor elétrico e palheta, as médias pelo fluxo de gás, válvula, eixo e rolete, e as altas pelo atrito. Foi verificado também que a redução do ruído não é um problema pontual e necessita de várias soluções que somadas acarretaram na mitigação do ruído gerado. Por fim, um modelo multicorpos foi desenvolvido e apresentou uma boa correlação com o sistema real. | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA | por |
dc.publisher.department | Engenharias | por |
dc.publisher.initials | UFU | por |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.318 | - |
dc.orcid.putcode | 81756259 | - |
dc.crossref.doibatchid | 90cfbd0f-abc5-4fc2-88ff-5bec2a791e25 | - |
Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Engenharia Mecânica |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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IdentificaçãoModelagemAnálise .pdf | 4.12 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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