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dc.creatorCunha, Daniel Fernandes da-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:40:17Z-
dc.date.available2012-09-05-
dc.date.available2016-06-22T18:40:17Z-
dc.date.issued2012-03-14-
dc.identifier.citationCUNHA, Daniel Fernandes da. Influence of the silicon content in the machinability of the 6351 aluminium alloy analysed through cutting force and surface finish. 2012. 100 f. Dissertação (Mestrado em Engenharias) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.168por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14901-
dc.description.abstractThe aim of this work is to study the effect of silicon content in the machinability of CBA s (Compania Brasileira de Aluminio) 6351 aluminum alloy measured through cutting force and surface finish. In a first moment the effect of depth of cut (ap), cutting speed (vc), feed rate (f) and silicon content (% Si) on the machinability were investigated. The machining process used was turning operation with no cutting fluid. In a second part of the tests it was used MQF (60 l/h) and over head flood in experimental tests with constant depth of cut. For each set of parameters it was acquired values of cutting forces and surface roughness with two repetitions, adopting a 3k design of experiments. The results showed that the silicon content has significant effect in the machinability of the studied alloy compared to the others parameters investigated. Keywords:eng
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectUsinabilidadepor
dc.subjectForçapor
dc.subjectRugosidadepor
dc.subjectLiga de alumínio 6351por
dc.subjectTeor de silíciopor
dc.subjectMachinabilityeng
dc.subjectCutting forceeng
dc.subjectSurface roughnesseng
dc.subject6351 aluminum alloyeng
dc.subjectLiga de alumíniopor
dc.titleInfluência do teor de silício na usinabilidade da liga de alumínio 6351 - avaliada através de força de corte e acabamento superficialpor
dc.title.alternativeInfluence of the silicon content in the machinability of the 6351 aluminium alloy analysed through cutting force and surface finisheng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Silva, Marcio Bacci da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785913J0por
dc.contributor.referee1Machado, álisson Rocha-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781203T2por
dc.contributor.referee2Fernandes, Ricardo do Carmo-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4458153P6por
dc.description.degreenameMestre em Engenharia Mecânicapor
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é a verificação da influência do teor de silício na composição da liga de alumínio 6351 da empresa CBA (Compania Brasileira de Alumínio) na usinabilidade avaliada através da medição da força de corte e do acabamento superficial. Em uma primeira etapa foi analisado estatisticamente o efeito dos parâmetros de corte, profundidade de corte (ap), velocidade de corte (vc), avanço (f) e porcentagem de silício (% Si) na força de corte e rugosidade superficial durante ensaios de torneamento cilíndrico externo sem aplicação do fluido de corte. Em uma segunda etapa dos ensaios utilizou-se fluido de corte aplicado através de MQF (60l/h) e jorro, mantendo constante a profundidade de corte e variando velocidade de corte e avanço. Para cada uma das combinações de parâmetros de corte foram adquiridos valores de força de corte e rugosidade superficial com duas réplicas para cada ensaio, adotando um planejamento fatorial 3k. Analise estatística de variância (ANOVA) mostrou que a porcentagem de silício exerce influência significativa nos parâmetros de usinabilidade avaliados da liga estudada quando comparado com avanço, velocidade de corte e profundidade de corte.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia Mecânicapor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApor
dc.publisher.departmentEngenhariaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.168-
dc.orcid.putcode81756277-
dc.crossref.doibatchidb8d00e40-b24e-41bb-91d8-9af1e3c908fc-
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