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dc.creatorBorges, Bruno Marega-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:40:15Z-
dc.date.available2012-04-04-
dc.date.available2016-06-22T18:40:15Z-
dc.date.issued2011-04-20-
dc.identifier.citationBORGES, Bruno Marega. Instrumentation, Control and Operation of a Friction Welding Repair Unit with Load Capacity of 500 kN. 2011. 128 f. Dissertação (Mestrado em Engenharias) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2011. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2011.31por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14889-
dc.description.abstractThis work presents the results for the instrumentation, control and operation of a friction hidro pillar processing unit with an axial load capacity of 500 kN. In this case, a pin is rotated and pressed against a block with a hole. The relative motion between the surfaces creates a metallurgical bond between the pin and block material. After its instrumentation and control, tests were carried out to evaluate the functionality of the equipment and identify the limits of its operating parameters. The following parameters were controlled: axial force, rotational speed and burn-of-length. In addition to these parameters was acquired the torque, thus allowing the calculation of heat input in the operation. Welding parameter matrices were evaluated making it possible to identify the unit operating ranges as well as the effects of the input energy on the final microstructure and mechanical properties. Moreover, it was observed that using a two-stage cycle may be an important strategy to overcome some difficulties during friction hidro pillar processing.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectInstrumentação e controlepor
dc.subjectReparo por atritopor
dc.subjectEfeitos de parâmetro de processamentopor
dc.subjectMicroestruturapor
dc.subjectPropriedades mecânicaspor
dc.subjectInstrumentation and controleng
dc.subjectFriction hidro pillar processingeng
dc.subjectEffects of processing parameterseng
dc.subjectMicrostructureeng
dc.subjectMechanical propertieseng
dc.subjectSoldagempor
dc.titleInstrumentação, controle e operacionalização de uma unidade de reparo por atrito com capacidade de carga axial de 500 knpor
dc.title.alternativeInstrumentation, Control and Operation of a Friction Welding Repair Unit with Load Capacity of 500 kNeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor-co1Franco, Vera Lucia Donizeti de Sousa-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797158Y9por
dc.contributor.advisor1Franco, Sinésio Domingues-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786105Z3por
dc.contributor.referee1Duarte, Marcus Antônio Viana-
dc.contributor.referee2Milan, Júlio César Giubilei-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707312P4por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4719593Y1por
dc.description.degreenameMestre em Engenharia Mecânicapor
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta os resultados relativos à instrumentação, controle e operacionalização de uma unidade de reparo por atrito com capacidade de carga axial de 500 kN. Neste caso, um pino é rotacionado e pressionado contra um bloco com um furo. O movimento relativo entre as superfícies cria uma ligação metalúrgica entre o pino e o material do bloco. Após a instrumentação e controle do equipamento, foram realizados ensaios para avaliar a funcionalidade do equipamento e identificar os limites de operação do mesmo. Como parâmetros de processamento, foram controlados os seguintes parâmetros: força, rotação e comprimento de queima. Além desses parâmetros foi adquirido o torque, permitindo assim, o cálculo do aporte térmico na operação. As matrizes de ensaio avaliadas permitiram identificar faixas de operação do equipamento, bem como os efeitos da energia aportada ao sistema sobre as microestruturas formadas e suas propriedades mecânicas. Além disso, pôde-se constatar que a adoção de dois estágios constituise numa estratégia importante na execução de ensaios de reparo por atrito.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia Mecânicapor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApor
dc.publisher.departmentEngenhariaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2011.31-
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2011.31-
dc.orcid.putcode81756206-
dc.crossref.doibatchid87b7282b-0a46-40d2-85e8-54e1080f7d06-
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