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dc.creatorSousa, José Aécio Gomes de-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:40:14Z-
dc.date.available2011-10-11-
dc.date.available2016-06-22T18:40:14Z-
dc.date.issued2011-05-30-
dc.identifier.citationSOUSA, José Aécio Gomes de. Desempenho de Ferramentas Reafiadas - Furação. 2011. 160 f. Dissertação (Mestrado em Engenharias) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2011.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14884-
dc.description.abstractThe present work evaluated the performance of step drills, new and after regrinding. The way of regrinding the drills after they reached the end of tool life criterion was also varied. The following variables were also considered: type of coatings (uncoated, TiAlN e AlCrN) and the routine of re-coating them after regrinding (no recoating, recoating over the previous coating and recoating after removing the previous coating). The output parameters considered for determining the machining performance were: tool wear rate, tool life, thrust force, torque, form desviors (roundness and cylindricity) and surface roughness (parameters Ra, Rz and Rt). All the results were compared to those obtained by a new tool (first time used). The tool life test were carried out at the shop floor of Fiat Powertrain Technologies - FPT in Betim MG. The regrinding processes were performed both at Fiat Powertrain Technology FPT and at OSG Sulamericana de Ferramentas Ltda in Bragança Paulista SP. The other tests were carried out at the Machining Teaching and Research Laboratory LEPU of Federal University of Uberlândia UFU. The results showed that in general the reground tools showed worse performance than the new tools. Among the TiAlN coated tools only those that have undergone the process of cleanness of the previous coating and then reground and recoated (with the same type of coating) showed results close to the new tools. It was found that the tools reground at OSG Sulamericana de Ferramentas Ltda showed performance slightly better than those reground at Fiat Powertrain Technologies PPT. The results also showed that even though a smaller number of holes has been machined, the uncoated drills presented higher wear rates than the coated tools. These tools also showed, practically in all tests, higher thrust force and torque, higher form desviors and worse surface roughness.eng
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectBrocas reafiadaspor
dc.subjectFuraçãopor
dc.subjectForça de avançopor
dc.subjectBrocas escalonadapor
dc.subjectQualidade de furospor
dc.subjectReground drillseng
dc.subjectDrilling processeng
dc.subjectThrust force and torqueeng
dc.subjectStep drillseng
dc.subjectQuality of machined holeseng
dc.subjectUsinagempor
dc.subjectBrocas (Ferramenta)por
dc.subjectMáquinas de perfuraçãopor
dc.titleDesempenho de Ferramentas Reafiadas - Furaçãopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor-co1Costa, Éder Silva-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701060E6por
dc.contributor.advisor1Machado, Álisson Rocha-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781203T2por
dc.contributor.referee1Arencibia, Rosenda Valdes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768031U8por
dc.contributor.referee2Viana, Rhander-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4751224P0por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4268794J4por
dc.description.degreenameMestre em Engenharia Mecânicapor
dc.description.resumoEste trabalho avaliou o desempenho de brocas helicoidais escalonadas antes e após a operação de reafiação, além de considerar a variação na forma de reafiação que poderá ser empregada a uma broca após esta atingir o limite de desgaste não mais aceitável. As seguintes variáveis também foram consideradas: tipo do revestimento (sem revestimento, TiAlN e AlCrN) e o tipo de re-recobrimento após reafiação (sem recobrir novamente, recobrindo sobre aquele já existente e recobrindo após remoção do recobrimento anterior). Os parâmetros avaliadores do desempenho foram: taxa de desgaste, vida da ferramenta, força de avanço, torque, desvios geométricos (circularidade e cilindricidade) e rugosidade superficial. Todos os resultados foram comparados com o desempenho de uma broca nova. Os testes de vida foram realizados na linha de produção da empresa FPT (Fiat Powertrain Technologies) em Betim - MG. As reafiações das ferramentas foram feitas nas empresas OSG Sulamericana de Ferramentas Ltda em Bragança Paulista SP e na FPT. Os demais testes e investigações foram realizados no Laboratório de Ensino e Pesquisa em Usinagem (LEPU) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Os resultados mostraram que, em geral, as brocas reafiadas tiveram pior desempenho que as brocas novas. Dentre as ferramentas revestidas com TiAlN, apenas as ferramentas que passaram pelo processo de decapagem (retirada do revestimento) + reafiação + recobrimento (inserção de um novo revestimento TiAlN) foram as que obtiveram valores mais próximos das ferramentas que não foram submetidas ao processo de reafiação (ferramentas novas). Foi observado que as ferramentas reafiadas na OSG Sulamericana apresentaram desempenhos ligeiramente melhores que as ferramentas reafiadas na FPT. Os resultados também mostraram que, mesmo usinando uma quantidade menor de furos, as brocas sem revestimentos foram as que apresentaram maiores taxas de desgaste em relação às ferramentas revestidas. Tais brocas produziram, na maioria dos testes, as maiores forças de avanço, os maiores torques, as maiores rugosidades e os maiores desvios geométricos.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia Mecânicapor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApor
dc.publisher.departmentEngenhariaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.orcid.putcode81756165-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Engenharia Mecânica

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