Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14841
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSalvo, Ricardo de Vasconcelos
dc.date.accessioned2016-06-22T18:40:06Z-
dc.date.available2010-04-08
dc.date.available2016-06-22T18:40:06Z-
dc.date.issued2009-08-28
dc.identifier.citationSALVO, Ricardo de Vasconcelos. Efeitos de modelos submalha em escoamentos em ciclones. 2009. 183 f. Dissertação (Mestrado em Engenharias) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2009.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14841-
dc.description.abstractA Large-Eddy Simulation (LES) of a single-phase turbulent flow in flat bottom model cyclone geometry was performed. The chosen fluid has the physical properties of air, and the particulate phase was not considered in this work, so the underflow duct was not considered idem, which means that the simulated cyclone has only one output (the overflow duct). The computational code utilized is a dedicated type of code which incorporates the finite volume method using SIMPLE algorithm for the pressure velocity coupling on unstructured threedimensional computational grid. The standard Smagorinsky sub-grid scale model, including Van Driest wall damping function, and Yakhot s RNG sub-grid model were applied. The Simulation was performed at a moderated Reynolds number, and the results for average axial and tangential velocities as well as RMS velocities in these directions show consistent agreement when compared with experimental ones. The LES simulation was run on a PC on a reasonable time frame, suggesting that the application of this accurate methodology is affordable in an industry environment for designing and optimizing cyclones.eng
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCFDpor
dc.subjectCiclones a gáspor
dc.subjectSimulação de grandes escalaspor
dc.subjectGas cycloneeng
dc.subjectHydrocycloneseng
dc.subjectLarge eddy simulationeng
dc.subjectDinâmica dos fluídospor
dc.subjectCiclonespor
dc.subjectEscoamentopor
dc.subjectHidrociclonespor
dc.titleEfeitos de modelos submalha em escoamentos em ciclonespor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor-co1Souza, Francisco José de
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703183Y4por
dc.contributor.advisor1Silveira Neto, Aristeu da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781876D5&dataRevisao=nullpor
dc.contributor.referee1Padilla, Elie Luis Martínez
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703731A7por
dc.contributor.referee2Meier, Henry França
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782278U4por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4202262U4por
dc.description.degreenameMestre em Engenharia Mecânicapor
dc.description.resumoFoi realizada uma simulação de grandes escalas (LES) do escoamento turbulento em um ciclone a gás de fundo chato. O fluido escolhido possui as propriedades físicas do ar, sendo que a fase particulada não foi considerada neste trabalho, desta forma o duto de underflow também não foi considerado, ou seja, o ciclone simulado possui somente um orifício de saída (overflow) e um de entrada. O código computacional utilizado está sendo desenvolvido de tal forma a se tornar uma ferramenta dedicada à simulação do escoamento em ciclones e hidrociclones; sendo que o mesmo utiliza a técnica de volumes finitos, com o algoritmo SIMPLE para o acoplamento pressão velocidade, em uma malha computacional tridimensional não estruturada. Utiliza também os modelos de turbulência de Smagorinsky, em conjunto com a função de amortecimento de Van Driest, e o modelo RNG de Yakhot. As simulações foram realizadas a um número de Reynolds moderado (Re igual a 15.000), sendo que os resultados para os perfis de velocidade tangenciais e axiais médios, assim como os perfis tangenciais e axiais RMS foram comparados com dados experimentais, mostrando boa concordância com os mesmos. A simulação foi realizada em um computador pessoal, em tempo razoável, sugerindo que a aplicação desta metodologia precisa possa ser feita em um ambiente industrial para o projeto e a otimização de ciclones.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia Mecânicapor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApor
dc.publisher.departmentEngenhariaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.orcid.putcode81756204-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Engenharia Mecânica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ricardo.pdf4.75 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.