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Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorAraújo, Thaís de Fátima-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:40:04Z-
dc.date.available2009-05-18-
dc.date.available2016-06-22T18:40:04Z-
dc.date.issued2008-09-26-
dc.identifier.citationARAÚJO, Thaís de Fátima. Instrumentation and control of macrosclerometer to analyze tribological coantings. 2008. 91 f. Dissertação (Mestrado em Engenharias) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2008.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14828-
dc.description.abstractResearches accomplished in developed countries indicate that from 1 to 5% of the gross domestic product (GDP) is spent direct or indirectly to repair parts and components due to the action of wear. The abrasive wear is responsible for 50% of those failures. That has motivated the development of various techniques, equipment and test procedures to simulate field situations. The objective of this work is to present the development, instrumentation, control and validation of an equipment to simulate the scratching action of an indenter. This technique is called sclerometry. By using this technique, the deformation morphology close to wear events can be evaluated due to the interaction of hard particles with technical surfaces. Additionally, the apparent friction coefficient, changes on the wear mechanisms, specific scratching energy and hardness, as well as the adhesiveness of coatings may determined. In this case, coatings are scratched with increasing normal loads, so that one can identify critical loads, from which the coatings begin delaminate from the substrate. The association of this technique with an acoustic emission system helps to identify these critical loads. Results obtained in these work using electroless nickel and other hardfacing coatings attested the effectiveness of this technique when investigation the tribological behavior of hard coatings.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEsclerometriapor
dc.subjectEmissão acústicapor
dc.subjectMacroesclerômetropor
dc.subjectInstrumentaçãopor
dc.subjectControlepor
dc.subjectSclerometryeng
dc.subjectAcoustic emissioneng
dc.subjectMacrosclerometereng
dc.subjectInstrumentationeng
dc.subjectControleng
dc.subjectDesgaste mecânicopor
dc.subjectTribologiapor
dc.titleInstrumentação e controle de um macroesclerômetro para análise de revestimentos tribológicospor
dc.title.alternativeInstrumentation and control of macrosclerometer to analyze tribological coantingseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor-co1Franco, Vera Lucia Donizeti de Sousa-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797158Y9por
dc.contributor.advisor1Franco, Sinésio Domingues-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786105Z3por
dc.contributor.referee1Teodoro, Elias Bitencourt-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783620A4por
dc.contributor.referee2Macêdo, Marcelo Camargo Severo de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784136A4por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4257721P7por
dc.description.degreenameMestre em Engenharia Mecânicapor
dc.description.resumoPesquisas realizadas em países desenvolvidos indicam que de 1 a 5 % do PIB são gastos direta ou indiretamente no reparo de peças e componentes devido à ação do desgaste. O desgaste abrasivo é responsável por 50% dessas falhas, o que lhe confere grande importância econômica. Isso tem motivado o desenvolvimento de inúmeras técnicas, equipamentos e procedimentos de teste, que simulem situações de campo, visando à diminuição das perdas com o desgaste. No presente trabalho são apresentadas as etapas da instrumentação, controle e validação de um desses equipamentos, o macroesclerômetro. Este equipamento é utilizado na análise do desempenho de revestimentos tribológicos utilizados na construção mecânica. A técnica empregada, a esclerometria, consiste na reprodução da ação de uma única partícula abrasiva. Através dessa técnica, pode-se avaliar a morfologia da deformação devido à interação de partículas duras com superfícies técnicas, o atrito aparente, as mudanças de mecanismos de desgaste, a energia específica de riscamento, a dureza ao risco, bem como a adesividade de revestimentos a substratos. Nesse último caso, revestimentos são riscados com cargas normais crescentes, com o objetivo de se identificar cargas críticas, a partir das quais os revestimentos começam a ser destacados do substrato. A associação do macroesclerômetro a um sistema de emissão acústica permite, ainda, que a identificação de cargas críticas de riscamento se torne mais simples, quando comparada com equipamentos convencionais utilizados para essa finalidade. Os resultados obtidos através de ensaios realizados em amostras revestidas, sendo o principal revestimento o Níquel-Fósforo químico, atestaram a eficácia da técnica na investigação de propriedades de revestimentos tribológicos.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia Mecânicapor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApor
dc.publisher.departmentEngenhariaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.orcid.putcode81756237-
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Engenharia Mecânica

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