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dc.creatorNogueira, Kenedy Lopes
dc.date.accessioned2016-06-22T18:39:12Z-
dc.date.available2007-12-07
dc.date.available2016-06-22T18:39:12Z-
dc.date.issued2007-07-27
dc.identifier.citationNOGUEIRA, Kenedy Lopes. O uso de técnicas de realidade virtual e aumentada na simulação de prótese de membros superiores. 2007. 69 f. Dissertação (Mestrado em Engenharias) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2007.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14646-
dc.description.abstractIn this days with a great technological development of sciences in general, the humanity possesses more resources to promote a long and healthful life. New techniques are created to increase the life quality, however still many areas need research, one of these are the recovery of amputated patients to prostheses. The technology of prostheses construction is in constant research but the patients adaptation to these prostheses is slow and tiring. In this way this dissertation has as objective to investigate computational techniques that support simulations and training of prostheses through the interaction with a graphical interface that will stimulates patients to the use of prostheses For this the use of Virtual Reality (VR) and Augmented Reality (AR) techniques, valued for the power of immersion, interaction and navigation. Initially, it has accomplished a review of the main characteristics of the classification systems and simulation of upper limbs movements. Basing in these studies, the limitations of the existing systems were determined in terms of the virtual environments exhibition. A system was proposed to possible the users to overcome the difficulties of there deficiency. With that, the integration of the acquisition systems was obtained through a 3D graphical interface with high interaction level. With the members movements classification and the biomedical signal analysis, such as Electromyography, signal proceeding from the muscular contractions very used in the biomechanics prostheses control.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.formatapplication/zippor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEngenhariapor
dc.subjectTecnologiapor
dc.subjectPrótesespor
dc.subjectRealidade Virtualpor
dc.subjectRealidade Aumentadapor
dc.subjectEletromiografiapor
dc.subjectEngineeringeng
dc.subjectTechnologyeng
dc.subjectProstheseseng
dc.subjectVirtual Realityeng
dc.subjectAugmented Realityeng
dc.subjectElectromyographyeng
dc.subjectEngenharia biomédicapor
dc.subjectRealidade virtualpor
dc.subjectPró-tesespor
dc.subjectEletromiografiapor
dc.titleO uso de técnicas de realidade virtual e aumentada na simulação de prótese de membros superiorespor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor-co1Soares, Alcimar Barbosa
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782970Z5por
dc.contributor.advisor1Lamounier Júnior, Edgard Afonso
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797895D6por
dc.contributor.referee1Andrade, Adriano de Oliveira
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4702483U8por
dc.contributor.referee2Nunes, Fátima de Lourdes dos Santos
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760963Y2por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4262552E1por
dc.description.degreenameMestre em Ciênciaspor
dc.description.resumoAtualmente com o grande desenvolvimento tecnológico das ciências em geral, a humanidade busca recursos para promover uma vida longa e saudável, novas técnicas são criadas para aumentar a qualidade de vida das pessoas, contudo ainda existem muitas áreas que necessitam de pesquisas, uma destas é a recuperação de pacientes amputados a próteses. A tecnologia de construção de próteses está em constante pesquisa, mas a adaptação dos pacientes a essas próteses é lenta e desgastante, neste sentido essa dissertação tem como objetivo investigar técnicas computacionais que suportem simulações e treinamento de próteses através da interação com uma interface gráfica que estimule pacientes ao uso de próteses para isso o a adoção de técnicas de Realidade Virtual (RV) e Realidade Aumentada (RA), consagradas pelo poder de imersão, interação e navegação. Inicialmente, realizou-se um levantamento das características dos sistemas de classificação e simulação dos movimentos de membros superiores. Com base nestes estudos, procurou-se definir as limitações dos sistemas existentes em termos da exibição em ambientes virtuais. Propôs-se um sistema que possibilite aos usuários superar as dificuldades da sua deficiência. Com isso, obteve-se a integração de sistemas de aquisição através de uma interface gráfica tridimensional (3D). Com a classificação dos movimentos dos membros a partir da análise de um sinal Biomédico mais especificamente Eletromiograma, proveniente das contrações muscular muito utilizado no controle de próteses biomecânicas.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia Elétricapor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICApor
dc.publisher.departmentEngenhariaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.orcid.putcode81754725-
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