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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14639
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Raimann, Eliane | |
dc.date.accessioned | 2016-06-22T18:39:11Z | - |
dc.date.available | 2007-10-26 | |
dc.date.available | 2016-06-22T18:39:11Z | - |
dc.date.issued | 2007-07-30 | |
dc.identifier.citation | RAIMANN, Eliane. Geração de rotas urbanas virtuais usando algoritmos genéticos. 2007. 61 f. Dissertação (Mestrado em Engenharias) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2007. | por |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14639 | - |
dc.description.abstract | Nowadays, the high level of complexibility designated by duties in many areas are expecting more from the man his natural senses can offered him. The use of Virtual Reality techniques can auxiliate the development of perception, interaction and consequently the every day productivity. Basing it in this idea, this research has as objectivity to create an application to offer the user information about the virtual urban rotes. This dissertation present a architecture for construction of a virtual environment which reproduce virtual urban rotes having as instrument the search of the best rote, a algorithm based on evolutive computation, denominated Genetic Algorithm, and, as instrument of visualization of the scene of the virtual rote, streets of a city in three dimensions, a Virtual Reality. A prototype was built having as references a neighborhood of a city seen under two points of view. The first one in two dimensions allowing the choice of a start point (origin) and an end point (destiny) and a way to be covered between the points with the shortest distance possible. For treating of a probabilistic problem, where there are innumerous possibilities of solution, the genetic algorithm were choose for making framing in this type of problem possible. The second point of view, in three dimensions, beyond offer to be virtual environment with possibilities of free navigation on the scene of a city, proportionate to the user navigation for ways built by the model 2D. The 3D model was built with the support of the graphic library OpenGL and the geometric model of the city was drawn with the use of a specific tool of graphic modeling been imported to the prototype. The system use for both points of view (2D and 3D) the same model, which proportionate a portability in relation to the scenes (cities), so it s enough to have a geometric model of a neighborhood or city to the application functioning. The system was evaluated by researchers and specific users and the results reached allowed concluding that the same is efficient and applicable. | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.format | application/zip | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Algoritmos genéticos | por |
dc.subject | Rotas virtuais | por |
dc.subject | Realidade virtual | por |
dc.subject | Genetic algorithm | eng |
dc.subject | Virtual rotes | eng |
dc.subject | Virtual reality | eng |
dc.title | Geração de rotas urbanas virtuais usando algoritmos genéticos | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Lamounier Júnior, Edgard Afonso | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797895D6 | por |
dc.contributor.advisor1 | Cardoso, Alexandre | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701222P0 | por |
dc.contributor.referee1 | Yamanaka, Keiji | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798494D8 | por |
dc.contributor.referee2 | Pinho, Marcio Serolli | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785689J2 | por |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4750682H6 | por |
dc.description.degreename | Mestre em Ciências | por |
dc.description.resumo | Hoje em dia, o alto grau de complexidade imposta por tarefas em diversas áreas está exigindo mais do homem do que seus sentidos naturais podem lhe oferecer. O emprego de técnicas de Realidade Virtual pode auxiliar na melhora da percepção, interação e conseqüentemente a produtividade no dia a dia. Baseando-se nesta idéia, este trabalho tem como objetivo criar uma aplicação que forneça ao usuário informações a respeito de rotas urbanas virtuais. Esta dissertação apresenta uma arquitetura para construção de um ambiente virtual que reproduz rotas urbanas virtuais tendo como instrumento de busca da melhor rota, um algoritmo baseado na computação evolutiva, denominado Algoritmo Genético, e, como instrumento de visualização do cenário da rota virtual, ruas de uma cidade em três dimensões, a Realidade Virtual. Um protótipo foi construído tendo como referência um bairro de uma cidade visto sob dois pontos de vista. O primeiro em duas dimensões permitindo a escolha de um ponto inicial (origem) e o ponto final (destino) e o caminho a ser percorrido entre os pontos com a menor distância possível. Por se tratar de um problema probabilístico, onde existem inúmeras possibilidades de solução, os algoritmos genéticos foram escolhidos por possibilitarem enquadramento neste tipo de problema. O segundo ponto de vista, em três dimensões, além de oferecer ser ambiente virtual com possibilidades de navegação livre pelo cenário de uma cidade, proporciona ao usuário uma navegação pelo caminho construído pelo modelo 2D. O modelo 3D foi construído com o apoio da biblioteca gráfica OpenGL e o modelo geométrico da cidade foi desenhado com o uso de uma ferramenta específica de modelagem gráfica sendo importada para o protótipo. O sistema utiliza para os dois pontos de visão (2D e 3D) o mesmo modelo, o que proporciona uma portabilidade em relação aos cenários (cidades), ou seja, basta ter um modelo geométrico de um bairro ou cidade para o funcionamento da aplicação. O sistema foi avaliado por pesquisadores e usuários específicos e os resultados alcançados permitiram concluir que o mesmo é eficaz e aplicável. | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA | por |
dc.publisher.department | Engenharias | por |
dc.publisher.initials | UFU | por |
dc.orcid.putcode | 81754704 | - |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Engenharia Elétrica |
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