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dc.creatorPrado, Reuder Pereira
dc.date.accessioned2016-06-22T18:38:59Z-
dc.date.available2014-07-05
dc.date.available2016-06-22T18:38:59Z-
dc.date.issued2013-09-23
dc.identifier.citationPRADO, Reuder Pereira. Avaliação do uso de uma interface homem-computador baseada em eletromiografia em indivíduos com e sem alterações neuro-motoras de membros superiores. 2013. 85 f. Dissertação (Mestrado em Engenharias) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14570-
dc.description.abstractRecently our research group has developed a human-computer interface called Muscle Academy, based on the electrical activity detected from the surface of muscles ( electromyography - EMG ) . In this study, 40 subjects were evaluated: 30 patients without disorders in the upper limbs and 10 individuals with disorders in the upper limbs, to evaluate the use of the Muscle Academy in different situations. The 30 individuals without disorders in the upper limbs were divided into 3 groups of 10 people face , who performed the experimental protocol using different distances between the buttons to be clicked ( IMs distance of 4 cm, with a distance of GII and GIII 7.5 cm with a distance of 15 cm ) and group individuals with upper limb disorders conducted the survey with 15 cm distance between the buttons to be clicked. The results showed a significant statistical difference between time (ms) average spending of a button to go to the next and clicking the experimental groups, especially when compared with those without disorders in the upper limbs and upper limb disorders, both with the same distance between buttons, however, the development of learning of all subjects factors was similar, reducing the average time taken to complete the tasks in the course of the sessions. We conclude that the tool is a good resource for monitoring progress of individuals with and without upper limb disorders and learning factors; the distance between them and the buttons size influenced the average time (ms) spent to go from one button to another and clicking while the meaning which individuals have followed (clockwise , counterclockwise and random) did not exert a statistically significant influence.eng
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEletromiografiapor
dc.subjectInteração homem-máquinapor
dc.subjectTecnologia assistivapor
dc.subjectProcessamento de sinais biológicospor
dc.subjectSistemas de comunicação aumentada e alternativapor
dc.subjectElectromyographyeng
dc.subjectMan-machine interactioneng
dc.subjectAssistive technologyeng
dc.subjectBiological signal processingeng
dc.subjectCommunication systems and increased alternativeeng
dc.subjectEngenharia biomédicapor
dc.titleAvaliação do uso de uma interface homem-computador baseada em eletromiografia em indivíduos com e sem alterações neuro-motoras de membros superiorespor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor-co1Pereira, Adriano Alves
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708323H0por
dc.contributor.advisor1Andrade, Adriano de Oliveira
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4702483U8por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4208906H2por
dc.description.degreenameMestre em Ciênciaspor
dc.description.resumoRecentemente nosso grupo de pesquisa desenvolveu uma interface homem-computador, denominada Muscle Academy, baseada na atividade elétrica detectada a partir da superfície de músculos (eletromiografia EMG). Neste estudo foram avaliados 40 indivíduos, sendo 30 indivíduos sem disfunções em membros superiores e 10 indivíduos com disfunções em membros superiores, visando avaliar o uso do Muscle Academy em diferentes situações. Os 30 indivíduos sem disfunções em membros superiores foram divididos em 3 grupos de 10 pessoas cara, que realizaram o protocolo experimental utilizando diferentes distâncias entre os botões a serem clicados (GI com distância de 4 cm; GII com distância de 7,5 cm e GIII com distância de 15 cm) e o grupo indivíduos com disfunções em membros superiores realizou a pesquisa com distância de 15 cm entre os botões a serem clicados. Os resultados mostraram que houve diferença significativamente estatística entre o tempo (ms) médio gastos para ir de um botão para o próximo e clicar os grupos experimentais, principalmente quando comparados os grupos sem disfunções em membros superiores e com disfunções em membros superiores, ambos com mesma distância entre botões, porém, a evolução dos fatores de aprendizagem de todos os indivíduos foi semelhante, reduzindo o tempo médio gasto para realizar as tarefas com o decorrer das sessões. Concluiu-se que a ferramenta é um bom recurso para avaliar a evolução de fatores de aprendizado de indivíduos sem e com disfunções e membros superiores; a distância entre os botões e o tamanho deles influenciaram no tempo médio (ms) gasto para ir de um botão para o outro e clicar, enquanto o sentido qual os indivíduos seguiram (horário, anti-horário e aleatório) não exerceu influência estatisticamente significativa.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia Elétricapor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICApor
dc.publisher.departmentEngenhariaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.orcid.putcode81754548-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Engenharia Elétrica

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