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dc.creatorBraga, Pedro Henrique Cacique-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:38:51Z-
dc.date.available2013-04-04-
dc.date.available2016-06-22T18:38:51Z-
dc.date.issued2012-10-11-
dc.identifier.citationBRAGA, Pedro Henrique Cacique. Development strategy for mobile-learning systems using augmented reality. 2012. 101 f. Dissertação (Mestrado em Engenharias) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.351por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14528-
dc.description.abstractThe educational scenario has been constantly changed by the emergence of new technologies. Several researches and tools are developed in order to reframe the ways of learning and teaching inside and outside school. Information and communication technologies have caused a deep revolution in people\'s way of life in the past decades. One of the ranges that couldn\'t avoid to be affected is education and enablement (Kubota, DEMOLINER e FIGUEIREDO, 2011). The education has gotten new perspectives with the learning based on interactive technologies. Learning becomes a dynamic process and no more dependent on geographical boundaries. Hence, learning techniques arise, supported by mobile computing, which is able to take new information to the user at any time anywhere (mobile-learning or simply m-learning). This work approaches current usage of m-learning and presents a strategy of development in educational applications, using mobile devices associated with Virtual Environments and Augmented Reality. With that purpose, pattern recognition techniques related to gesture and touch are adapted and strategies of those patterns associations with library elements and between themselves, aiming to conceive virtual and augmented environments as a support for teaching. As a proof of concept, the application was implemented and evaluated, grounded in such techniques, allowing the conception of Physics experiments (Classic Mechanics).eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectM-Learningpor
dc.subjectRealidade virtualpor
dc.subjectRealidade aumentadapor
dc.subjectVirtual realityeng
dc.subjectAugmented realityeng
dc.subjectTecnologia de ponta e eduacaçãopor
dc.subjectComputação móvelpor
dc.titleUm aplicativo com reconhecimento de toques e gestos para concepção de ambientes virtuais em dispositivos móveispor
dc.title.alternativeDevelopment strategy for mobile-learning systems using augmented realityeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor-co1Lamounier Júnior, Edgard Afonso-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797895D6por
dc.contributor.advisor1Cardoso, Alexandre-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701222P0por
dc.contributor.referee1Carrijo, Gilberto Arantes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781864Y0por
dc.contributor.referee2Mustaro, Pollyana Notargiacomo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708901T0por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4500633H5por
dc.description.degreenameMestre em Ciênciaspor
dc.description.resumoO cenário educacional é constantemente alterado pelo surgimento de novas tecnologias. Diversas pesquisas e ferramentas são desenvolvidas com o propósito de resignificar as formas de aprender e ensinar dentro e fora da escola. As tecnologias da informação e da comunicação causaram uma profunda revolução no modo de vida das pessoas nas últimas décadas. Uma das áreas que não poderia deixar de ser afetada é a da educação e capacitação (Kubota, Demoliner, & Fiqueiredo, 2011). A Educação ganhou novas perspectivas com a aprendizagem baseada nas tecnologias interativas. O aprendizado torna-se um processo dinâmico e não depende mais das barreiras geográficas. Surgem, com isso, técnicas de ensino, suportadas pela computação móvel, capazes de levar ao usuário novas informações em qualquer lugar e a qualquer momento (mobile-learning ou simplesmente m-learning). Este trabalho aborda as práticas atuais de m-learning e apresenta uma estratégia de desenvolvimento de aplicações educacionais, com uso de dispositivos móveis associados a Ambientes Virtuais e Realidade Aumentada. Para tal desenvolvimento, são adaptadas técnicas de reconhecimento de padrões relacionados com gestos e toques, elaboradas estratégias de associações de tais padrões com elementos de bibliotecas e entre si, visando conceber ambientes virtuais e aumentados como suporte ao ensino. Como prova de conceito, implementou-se e avaliou-se aplicativo que, fundamentado em tais técnicas, permite a concepção de experiências de Física (Mecânica Clássica).por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia Elétricapor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICApor
dc.publisher.departmentEngenhariaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.351-
dc.orcid.putcode81755078-
dc.crossref.doibatchidd08e2949-21b4-4b91-b223-d09f1b847d90-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Engenharia Elétrica

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