Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14527
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorDuarte, Márcio Antônio
dc.date.accessioned2016-06-22T18:38:51Z-
dc.date.available2007-12-05
dc.date.available2016-06-22T18:38:51Z-
dc.date.issued2006-08-11
dc.identifier.citationDUARTE, Márcio Antônio. The use of augmented reality for quantitative movement measurement. 2006. 88 f. Dissertação (Mestrado em Engenharias) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2006.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14527-
dc.description.abstractThe formulation of this work aims to present the suitability of Virtual Reality and Augmented Reality s methods and techniques in supporting the Measurement of Movements, which is the analysis between the observations and the physical phenomena measurement, in agreement. The use of the RA technique if gave for the fact of this to allow the virtual object insertion, as texts, images 2D, or models 3D in images of the real environment. Thus, it is proposed the development of a software in order to collect information such as speed and the acceleration by the analysis of capture images from a real environment and moving objects. A case study involving a physical experiment based on the use of an Air Track, which integrates both mechanics and kinematics principles, made possible the application of the techniques and methods formerly studied. The ARToolKit library has been used in the system s implementation. It allows the generation of Augmented Reality applications with VRML language support, which is used for modeling the virtual environment Interviews have been made by adopting a questionnaire form applied to potential users to sustain (assist) all this context. After being analysed, the system has shown itself useful in achiever the goals above.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectRealidade aumentadapor
dc.subjectRealidade virtualpor
dc.subjectMedição de movimentopor
dc.subjectAugmented realityeng
dc.subjectVirtual realityeng
dc.subjectMeasurement of movementseng
dc.titleO uso de realidade aumentada para medição de movimentospor
dc.title.alternativeThe use of augmented reality for quantitative movement measurementeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor-co1Lamounier Júnior, Edgard Afonso
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797895D6por
dc.contributor.advisor1Cardoso, Alexandre
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701222P0por
dc.contributor.referee1Rodello, Ildeberto Aparecido
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4779181J4por
dc.contributor.referee2Lima, Luciano Vieira
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707793J5por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4734264A6por
dc.description.degreenameMestre em Ciênciaspor
dc.description.resumoO desenvolvimento deste trabalho apresenta a adequação de métodos e técnicas de Realidade Aumentada (RA) e Realidade Virtual (RV), para suporte à Medição de Movimentos, que é a análise realizada pela concordância das observações com as medições de fenômenos físicos. A utilização da técnica de RA se deu pelo fato desta permitir a inserção de objetos virtuais, como textos, imagens 2D, ou modelos 3D em imagens do ambiente real. Assim, é proposto a elaboração de um sistema computacional para que a coleta de informações, tais como a velocidade e a aceleração, sejam feitas pela análise de imagens obtidas de um ambiente real e/ou de objetos em movimento. Com um estudo de caso envolvendo um experimento físico com base na utilização de um Air Track (Trilho de Ar), que abrange os princípios mecânicos e cinemáticos, se pôde aplicar as técnicas e os métodos estudados. Na implementação do sistema, utilizou-se a biblioteca ARToolKit, que permite o desenvolvimento de aplicações de Realidade Aumentada com suporte da linguagem VRML (Virtual Reality Modeling Language) utilizada para a modelagem dos objetos virtuais. Para dar suporte a todo esse contexto, foram feitas entrevistas, lançando mão de questionários aplicados a usuários potenciais e, que após analisados, fez-se possível identificar que o sistema se mostrou útil, atingindo o objetivo proposto.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia Elétricapor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICApor
dc.publisher.departmentEngenhariaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.orcid.putcode81755061-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Engenharia Elétrica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MADuarteDISSPRT.pdf1.55 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.