Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14413
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Luciano Ferreira
dc.date.accessioned2016-06-22T18:38:32Z-
dc.date.available2006-04-17
dc.date.available2016-06-22T18:38:32Z-
dc.date.issued2006-01-31
dc.identifier.citationSILVA, Luciano Ferreira. Associating non-immersive virtual reality and cognitive tools for physics teaching. 2006. 132 f. Dissertação (Mestrado em Engenharias) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2006.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14413-
dc.description.abstractInterest in discovering the reasons for student s lack of interest/stimulus in Geography as a school subject gave rise to this study. Thus, we examined the educational methodologies used in the pedagogic practice developed in the fifth grade of the elementary school in Brazil (Uberlândia) and in "sixiéme" in schools in France (Paris). We have redeemed the interest and attraction that this subject could have in the schools by questioning the old conception that the teaching of Geography is not important, because it only demands memorization and that it does not develop the thinking and the critical spirit of the students. Our research shows signs for the improvement of the methodology used in present didactic books by means of: the images and the language of the midia; field work; the valorization of maps; and of the students daily routine as a start of the pedagogic practice, whenever possible. By using these pedagogic practices, we understand that the reconstruction of geographical knowledge and the redimensioning of the educational practices are possible. In this manner the delights of learning Geography as a school subject can be accomplished. The renewal of our daily pedagogy in the classroom becomes more and more important if we wish to impart to the students the conditions necessary to assimilate the knowledge which study of Geography provides for a greater understanding of challenges we face in today s world.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectRealidade virtualpor
dc.subjectFerramentas cognitivaspor
dc.subjectEnsino de físicapor
dc.subjectVirtual realityeng
dc.subjectCognitive toolseng
dc.subjectTeaching of physicseng
dc.subjectVRML (Linguagem de programação de computador)por
dc.subjectFísica - Estudo e ensino (Segundo grau)por
dc.subjectEnsino a distânciapor
dc.titleAssociando realidade virtual não-imersiva e ferramentas cognitivas para o ensino de físicapor
dc.title.alternativeAssociating non-immersive virtual reality and cognitive tools for physics teachingeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor-co1Mendes, Elise Barbosa
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4705494H6por
dc.contributor.advisor1Cardoso, Alexandre
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701222P0por
dc.contributor.referee1Lamounier Júnior, Edgard Afonso
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797895D6por
dc.contributor.referee2Takahashi, Eduardo Kojy
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787968U8por
dc.contributor.referee3Brega, Jose Remo Ferreira
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782250D6por
dc.description.degreenameMestre em Ciênciaspor
dc.description.resumoEste trabalho se definiu a partir da preocupação em identificar as razões do desinteresse/desestímulo dos alunos pela disciplina Geografia. Nessa perspectiva, examinamos as metodologias de ensino utilizadas na prática pedagógica desenvolvida na 5ª série do ensino fundamental no Brasil (Uberlândia) e na sixième dos estabelecimentos escolares franceses (Paris). Problematizando a antiga concepção de que o ensino de Geografia não é importante, uma vez que exigiria apenas a capacidade de memorização e porque não desenvolveria o raciocínio e o espírito crítico dos alunos, recuperamos o interesse e a sedução que esta disciplina pode exercer nas escolas. Nossa pesquisa aponta sinais de superação de uma metodologia centrada no livro didático, por meio de uma crítica das imagens e dos discursos propagados pela mídia, da realização de trabalhos de campo, da valorização dos mapas e do cotidiano do aluno como ponto de partida para a prática pedagógica, sempre que pertinente. Por meio dessas metodologias de ensino, entendemos que a reconstrução do saber geográfico e o redimensionamento das práticas educativas são possíveis, de sorte que se resgata o encanto da disciplina. Renovar nossa prática pedagógica cotidianamente, na sala de aula, é cada vez mais indispensável, se o propósito é criar condições para que os alunos se apropriem dos conhecimentos que a Geografia fornece para uma compreensão dos desafios que enfrentamos no mundo atual.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia Elétricapor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICApor
dc.publisher.departmentEngenhariaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.orcid.putcode81754940-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Engenharia Elétrica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LFSilva1DISSPRT.pdf1.95 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
LFSilva2DISSPRT.pdf1.83 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
LFSilva3DISSPRT.pdf1.67 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
LFSilva4DISSPRT.pdf1.67 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
LFSilva5DISSPRT.pdf1.33 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.