Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14391
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFonseca, Graziany Thiago-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:38:27Z-
dc.date.available2008-12-23-
dc.date.available2016-06-22T18:38:27Z-
dc.date.issued2008-08-04-
dc.identifier.citationFONSECA, Graziany Thiago. BioLabVirtual: ferramenta de apoio pedagógico ao ensino de Neurociências. 2008. 181 f. Dissertação (Mestrado em Engenharias) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2008.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14391-
dc.description.abstractThis thesis develops an alternative approach for interdisciplinary education, based on the proposition, implementation and evaluation of an online distance-learning system devoted to Neuroscience, focused on Neuroanatomy and on Cellular Neurophysiology. This system makes use of simple and common hardware/software configurations, thus enabling high-speed connections, as well as antivirus resources. The pedagogical materials involve animations, interactive classes, photos of real anatomic parts, and texts which provide explicit connections between anatomy and pathologies. The system development considers difficulties pointed out by local undergraduate students, based on a poll carried out in order to assess Internet use in our university. The thesis proposes a rigorous methodology for the evaluation of such system, including both pedagogical and informatic issues, according to IEEE regulations, by means of formal inquiries, remote monitoring and direct observation. Evaluations were carried out during one year on 136 local undergraduate students, including five different backgrounds (Biology, Biomedicine, Biomedical Engineering, Medicine and Veterinary). Results point out that, in average, at least 75% of students consider the system very important for efficient learning, as well as the need of a tutor in order to lead such pedagogical approach based on distance-learning.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAvaliaçãopor
dc.subjectE-learningeng
dc.subjectNeuroscienceeng
dc.subjectNeuroanatomyeng
dc.subjectEvaluationeng
dc.subjectMedicina - Estudo e ensinopor
dc.subjectNeurociências - Estudo e ensinopor
dc.subjectNeuroatonomia - Estudo e ensinopor
dc.subjectNeuro-fisiologia - Estudo e ensinopor
dc.subjectEnsino à distânciapor
dc.titleBioLabVirtual: ferramenta de apoio pedagógico ao ensino de Neurociênciaspor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Destro Filho, João Batista-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799766Y6por
dc.contributor.referee1Oliveira, Fábio de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799971D5por
dc.contributor.referee2Yamanaka, Keiji-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798494D8por
dc.contributor.referee3Murta Junior, Luiz Otavio-
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761924T4por
dc.contributor.referee4Andreão, Rodrigo Varejão-
dc.contributor.referee4Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4737704P7por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4127944A8por
dc.description.degreenameMestre em Ciênciaspor
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma abordagem alternativa ao ensino convencional, através da proposta, implementação e teste abrangente de um sistema online para educação à distância interdisciplinar em Neurociências, focalizando a Neuroanatomia e a Neurofisiologia celular. Este sistema apresenta arquitetura simples, usando configurações comuns de software e hardware, possibilitando conexão de alta velocidade e recursos antivírus. O material didático disponibilizado envolve animações, aulas interativas, desenhos esquemáticos, fotografias de peças anatômicas reais e textos, os quais incluem conexão explicita entre anatomia e patologias. O desenvolvimento do sistema exigiu levar em conta dificuldades relatadas em um levantamento estatístico sobre a acessibilidade da Internet por parte de estudantes de graduação locais. A tese propôs uma metodologia estruturada de avaliação da proposta, abordando aspectos pedagógicos e informáticos, conforme as normas IEEE, valendo-se de questionários formais, monitoramento remoto e de observação direta. Avaliações realizadas durante o período de um ano em 136 estudantes de graduação da UFU, provenientes de 5 cursos diferentes (Biologia, Biomedicina, Engenharia Biomédica, Medicina e Medicina Veterinária) apontam, em média, uma aprovação geral das multimídias como instrumentos pedagogicamente eficazes por 75% dos estudantes, este últimos considerando de forma unânime que a presença de um tutor é fundamental para o sucesso da proposta pedagógica.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia Elétricapor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICApor
dc.publisher.departmentEngenhariaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.orcid.putcode81755124-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Engenharia Elétrica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BioLabVirtual.pdf2.74 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.