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dc.creatorSilva, Wender Antônio da
dc.date.accessioned2016-06-22T18:38:26Z-
dc.date.available2008-10-06
dc.date.available2016-06-22T18:38:26Z-
dc.date.issued2008-07-14
dc.identifier.citationSILVA, Wender Antônio da. Uma arquitetura para distribuição de ambiente virtuais de realidade aumentada. 2008. 99 f. Dissertação (Mestrado em Engenharias) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2008.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14386-
dc.description.abstractThis thesis presents an architecture for distribution of virtual environments in Augmented Reality as a tool to support projects in education. Subsequently, according to the evaluators, you can see that the results showed that the prototype is effective and enforceable. In face of this, this work aims creating an interface for interaction with the user and a layer for distribution of made interactions. Thus, for the creation of the software prototype, the interface of Augmented Reality is based on a study case that represents a specific area of knowledge, in this case the plant physiology. Thus was created an interface of Augmented Reality that enables user interaction with the virtual environment through menus for interaction and also by means of labels. This interface is integrated with a layer of distribution. Thus, the layer of distribution was implemented following the methodology client / server-based objects. With the implementation, the interactions made in an environment are replicated for other environments and vice versa, thereby generating a strong system applicable to education as it can provide multiple views of virtual objects on the real objects. The system was submitted and evaluated by teachers and students of a Educational Institution, a Faculty of Itumbiara city, Goiás. Thus teachers and students of information technology and biology areas examined the prototype and answered a questionnaire based on ISONORM. Later, according to the evaluators, it could be seen that the results showed the prototype is effective and enforceable.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAmbientes virtuais distribuídospor
dc.subjectCORBApor
dc.subjectRealidade aumentadapor
dc.subjectDistributed virtual environmentseng
dc.subjectAugmented realityeng
dc.subjectRealidade virtualpor
dc.titleUma arquitetura para distribuição de ambiente virtuais de realidade aumentadapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Lamounier Júnior, Edgard Afonso
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797895D6por
dc.contributor.referee1Cardoso, Alexandre
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701222P0por
dc.contributor.referee2Sementille, Antônio Carlos
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707974P9por
dc.contributor.referee3Ribeiro, Marcos Wagner
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4776207H2por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4770254A4por
dc.description.degreenameMestre em Ciênciaspor
dc.description.resumoEsta dissertação apresenta uma arquitetura para distribuição de ambientes virtuais de Realidade Aumentada como ferramenta de apoio a projetos de ensino. Considerando os trabalhos relacionados com o referido tópico, percebe-se que suas interfaces são pouco flexíveis para suportar interações com os objetos virtuais distribuídos. Diante disto, tem-se como objetivo para esta dissertação, a criação de uma interface de interação com o usuário e uma camada para distribuição das interações realizadas. Assim, para a realização do protótipo de software, a interface de Realidade Aumentada está baseada em um estudo de caso que representa uma área específica do conhecimento, neste caso, a fisiologia vegetal. Desta forma, foi criado uma interface de Realidade Aumentada que possibilita a interação do usuário com o ambiente virtual por meio de menus de interação e também por meio de marcadores. Esta interface é integrada a uma camada de distribuição. Assim, a camada de distribuição foi implementada seguindo a metodologia cliente/servidor baseada em objetos. Com a implementação, as interações feitas em um ambiente são replicadas para os outros ambientes e vice-versa, gerando assim, um sistema fortemente aplicável à educação, pois pode proporcionar múltiplas visualizações dos objetos virtuais sobre os objetos reais. O sistema foi apresentado e avaliado por professores e alunos de uma Instituição de Ensino Superior da cidade de Itumbiara, Goiás. Assim, professores e alunos das áreas de informática e de biologia analisaram o protótipo e responderam um questionário baseado em ISONORMS. Posteriormente, segundo os avaliadores, pode-se constatar que os resultados alcançados permitiram concluir que o protótipo é eficaz e aplicável.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia Elétricapor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICApor
dc.publisher.departmentEngenhariaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.orcid.putcode81754852-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Engenharia Elétrica

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