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dc.creatorHamawaki, Cristiane Divina Lemes
dc.date.accessioned2016-06-22T18:38:25Z-
dc.date.available2006-03-21
dc.date.available2016-06-22T18:38:25Z-
dc.date.issued2005-11-18
dc.identifier.citationHAMAWAKI, Cristiane Divina Lemes. Geração automática de grade horária usando algoritmos genéticos: o caso da Faculdade de Engenharia Elétrica da UFU. 2005. 104 f. Dissertação (Mestrado em Engenharias) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2005.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14382-
dc.description.abstractThis study presents the characteristics of using genetic algorithms on the elaboration of Class Schedules for education institutions. The complexity of the problems found to define a good quality solution, in the elaboration of the Class schedule was demonstrated was demonstrated, since there are multiple objectives, multiple restrictions, and a large number of variables to be weighted. Due to the resolution complexity of this kind of problem, it is considered that genetic algorithms are appropriate for use in process automation. Although there are restrictions common to any education institution, there is a large number of restrictions specific for each institution, and this kind of restriction can impose difficulties to the generation process of a general purpose class schedule establishment. The objective of this study was to develop a genetic representation for the problem of creating a class schedule for a given institution, considering resources limitation, based on its information, and using Genetic Algorithms to reach a viable solution, where there was a specific case of staggering: Class Schedule, after the requirements of the education institution were established, FEELT Faculdade de Engenharia Elétrica da UFU Universidade Federal de Uberlândia MG. The techniques jointly used allowed the achievement of a desired solution for the problem, and as far as the application base don a case study, it can be concluded that the approach used has an acceptable result, which can be used in education institutions that have restrictions and problems with faculty acceptance in the relation to the class schedule to be established. As a major contribution of this work, the study and application of evolutive computing techniques (Genetic Algorithms) in conjunction with the restriction problems can be mentioned for the solution of the difficulty in finding schedules for the faculty, when there is a specific case of staggering and the requirements were established by the education institution FEELT Faculdade de Engenharia Elétrica da UFU Universidade ederal de Uberlândia MG.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectInteligência artificialpor
dc.subjectAlgoritmos genéticospor
dc.subjectGrade horáriapor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectArtificial intelligenceeng
dc.subjectGenetic algorithmeng
dc.subjectTimetablingeng
dc.subjectSchooleng
dc.subjectUniversidades e Faculdades - Administração - Uberlândia (MG)por
dc.titleGeração automática de grade horária usando algoritmos genéticos: o caso da Faculdade de Engenharia Elétrica da UFUpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Yamanaka, Keiji
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798494D8por
dc.contributor.referee1Moraes, Adelio Jose de
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794552U6por
dc.contributor.referee2Silva, Kátia Lopes
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781623Z6por
dc.contributor.referee3Lima, Luciano Vieira
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707793J5por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4133110Y1por
dc.description.degreenameMestre em Ciênciaspor
dc.description.resumoEste trabalho apresenta as características de utilização de algoritmos genéticos na construção de Grade Horária para instituições de ensino. Procurou-se mostrar a complexidade dos problemas encontrados para a definição de uma solução de boa qualidade, na elaboração de Grade Horária, haja visto que existem múltiplos objetivos, múltiplas restrições e um número grande de variáveis a serem ponderados. Em decorrência da complexidade da resolução de problemas deste tipo, considera-se que algoritmos genéticos sejam apropriados para utilização na automatização do processo. Apesar de existirem restrições que são comuns a qualquer instituição de ensino, existe um grande número de restrições que são específicas de cada instituição e este tipo de restrição pode dificultar o processo de geração de um sistema de elaboração de grade horária de propósito geral. O objetivo deste trabalho é desenvolver uma representação genética para o problema de geração de horário de uma instituição, levando em consideração a limitação dos recursos, com base em suas informações, utilizando Algoritmos Genéticos para alcançar uma solução viável, tratando de um caso específico de escalonamento: Grade Horária Escolar, estabelecidas as exigências oriundas da instituição de ensino FEELT Faculdade de Engenharia Elétrica da UFU Universidade Federal de Uberlândia MG. As técnicas implementadas em conjunto favorecem a obtenção de uma solução desejada para o problema, e em relação à aplicação baseada no estudo de caso, podese concluir que a abordagem implementada tem um resultado satisfatório, podendo ser utilizada em instituições de ensino que possuam restrições e problemas com a satisfação do corpo docente em relação a grade horária a ser estabelecida. Como principal contribuição deste trabalho, pode ser mencionado o estudo e aplicação de técnicas de computação evolutiva (Algoritmos Genéticos) em conjunto com o problema de restrições para a solução da dificuldade de alocação de professores em horários, tratando de um caso específico de escalonamento onde foram estabelecidas as exigências oriundas da instituição de ensino FEELT Faculdade de Engenharia Elétrica da UFU Universidade Federal de Uberlândia MG.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia Elétricapor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICApor
dc.publisher.departmentEngenhariaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.orcid.putcode81754936-
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Engenharia Elétrica

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