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dc.creatorNakamoto, Paula Teixeira-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:37:50Z-
dc.date.available2011-10-11-
dc.date.available2016-06-22T18:37:50Z-
dc.date.issued2011-08-12-
dc.identifier.citationNAKAMOTO, Paula Teixeira. Estratégia de especificação de requisitos de usabilidade para sistemas de realidade aumentada. 2011. 103 f. Tese (Doutorado em Engenharias) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2011.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14280-
dc.description.abstractIn recent years, a proliferation of new technologies has emerged to improve/facilitate the assimilation of information. One such technology is the Augmented Reality - AR that is the enrichment of the real environment with text, images, graphics, sounds and virtual objects, using a technological device and running in real time.It has the advantage of allowing the use of tangible actions and multimodal operations, involving voice, gestures, touch, etc.Due to its variety of interfaces, is significantly greater the complexity in designing and use them than 2D software, where the user, in most cases, is already accustomed to the technologies. So, the designers of these systems need to develop a user-centered design, otherwise several usability problems can arise, such as difficulty in navigation, occlusion, selection and manipulation of objects, fidelity of images, use of equipment (helmet), information overload, depth perception,text legibility. These problems result in user frustration and a low utility and acceptability of the system. Designers of AR environments need advice, guides and guidelines to assist them in building the project. To date, design guides for AR that can be found in the literature are few suggestions from specific problems derived from the researchers. Thus, there is a necessity to increase the research in this area, so that the information added to real environments are actually used.This paper aims to present an investigation that resulted in a requirements analysis strategy, specific to building AR environments. The effectiveness of the strategy is verified by its application to a meta-model specification of requirements for building a system to aid in the treatment of Arachnophobia.eng
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectRealidade aumentadapor
dc.titleEstratégia de Especificação de Requisitos de Usabilidade para Sistemas de Realidade Aumentadapor
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor-co1Lopes, Ederaldo Jose-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784575E8por
dc.contributor.advisor1Carrijo, Gilberto Arantes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781864Y0por
dc.contributor.referee1Cardoso, Alexandre-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701222P0por
dc.contributor.referee2Rodello, Ildeberto Aparecido-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4779181J4por
dc.contributor.referee3Raposo, Alberto Barbosa-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4231116J0por
dc.description.degreenameDoutor em Ciênciaspor
dc.description.resumoNos últimos anos, uma proliferação de novas tecnologias vem surgindo para melhorar/ facilitar a assimilação das informações. Uma dessas tecnologias é a Realidade Aumentada - RA que é o enriquecimento do ambiente real com textos, imagens, gráficos, sons e objetos virtuais, usando algum dispositivo tecnológico e funcionando em tempo real. Ela apresenta a vantagem de permitir o uso de ações tangíveis e de operações multimodais, envolvendo voz, gestos, tato, etc. Devido a sua variedade de interfaces é notavelmente maior a complexidade em projetá-las e usá-las do que softwares 2D, onde o usuário, na maioria das vezes, já está habituado com as tecnologias. Logo, os projetistas desses sistemas precisam desenvolver um projeto centrado no usuário, senão vários problemas de usabilidade poderão surgir, como dificuldade na navegação, oclusão, seleção e manipulação de objetos, fidelidade das imagens, utilização de equipamentos (capacete), sobrecarga de informações, percepção de profundidade, legibilidade de texto. Estes problemas resultam na frustração do usuário e uma baixa utilidade e aceitabilidade do sistema. Projetistas de ambientes em RA precisam de orientações, guias e diretrizes para auxiliá-los na construção do projeto. Até a data, guias de projeto para RA que podem ser encontrados na literatura são sugestões bastante estreitas derivadas de problemas específicos dos pesquisadores. Dessa forma, há uma necessidade em se aumentarem as pesquisas nessa área, a fim de que, as informações adicionadas aos ambientes reais sejam realmente aproveitadas. Este trabalho tem o objetivo de apresentar uma investigação que resultou em uma Estratégia de Análise de Requisitos, específica para construção de ambientes com RA. A eficácia da estratégia é verificada com a sua aplicação a um meta-modelo de especificação de requisitos para a construção de um sistema para o auxílio do tratamento da Aracnofobia.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia Elétricapor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICApor
dc.publisher.departmentEngenhariaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.orcid.putcode81755205-
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