Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14239
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Marcelo Gonçalves da | - |
dc.date.accessioned | 2016-06-22T18:37:35Z | - |
dc.date.available | 2008-01-16 | - |
dc.date.available | 2016-06-22T18:37:35Z | - |
dc.date.issued | 2007-09-21 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Marcelo Gonçalves da. Análise da qualidade do ar com base no fluxo de veículos e variáveis climáticas: o caso da cidade de Uberlândia - MG. 2007. 114 f. Dissertação (Mestrado em Engenharias) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2007. | por |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14239 | - |
dc.description.abstract | The air quality is a factor of extreme relevance for a healthful urban environment, since it is common the existence of great concentrations of stationary and mobile sources of atmospheric pollutants in the medium and great cities. The objective this work is to argue the main factors that determine the air quality in the city of Uberlândia - MG, showing models for the prediction of the levels of concentration of Total Suspensed Particles (TSP) and Particles with aerodynamic diameter smaller than 10 μm (PM10), generated from the method of the multiple linear regression. The variable selected for the elaboration of the models were: concentrations of pollutants, flow of vehicles, relative humidity of air, temperature of air and intensity of the winds, being overcome as base the referring daily data to the year of 2004. Models for each climatic station (summer, autumn, winter and spring) and for each period of the haste regimen of the region were elaborated (rainy and dry period). | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Qualidade do ar | por |
dc.subject | Fluxo de veículos | por |
dc.subject | Particulados totais | por |
dc.subject | Modelos de predição | por |
dc.subject | Air quality | eng |
dc.subject | Flow of vehicles | eng |
dc.subject | Particles matter | eng |
dc.subject | Models to predict | eng |
dc.subject | Ar - Qualidade - Uberlândia (MG) | por |
dc.title | Análise da qualidade do ar com base no fluxo de veículos e variáveis climáticas: o caso da cidade de Uberlândia - MG | por |
dc.title.alternative | Analysis of the air quality based on the flow of the vehicles and climatic variables: The case of the city of Uberlândia (MG) | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Faria, Carlos Alberto | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785412J3 | por |
dc.contributor.referee1 | Barrozo, Marcos Antonio de Souza | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787095J7 | por |
dc.contributor.referee2 | Sanches, Suely da Penha | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787037A6 | por |
dc.description.degreename | Mestre em Engenharia Civil | por |
dc.description.resumo | O monitoramento da qualidade do ar é um fator de extrema relevância para a garantia de um ambiente saudável às populações urbanas, visto que é comum a existência de grandes concentrações de fontes estacionárias e móveis de poluentes atmosféricos nas cidades de médio e grande porte. Este trabalho tem por objetivo discutir os principais fatores que determinam a qualidade do ar na cidade de Uberlândia MG, apresentando modelos de previsão dos níveis de concentração de particulados totais e partículas inaláveis, gerados à partir do método da regressão linear múltipla. As variáveis selecionadas para a elaboração dos modelos foram: concentrações de poluentes (variável dependente), fluxo de veículos, umidade relativa do ar, temperatura do ar e intensidade dos ventos, tomando-se como base os dados diários referentes ao ano de 2004. Foram elaborados modelos para cada estação climática (verão, outono, inverno e primavera) e para cada período do regime pluviométrico da região (período chuvoso e seco). Os critérios apresentados para validação de cada um dos modelos foram o coeficiente de determinação, o erro padrão de estimativa e o teste T Student. | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL | por |
dc.publisher.department | Engenharias | por |
dc.publisher.initials | UFU | por |
dc.orcid.putcode | 81754382 | - |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Engenharia Civil |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MGSilvaDISPRT.pdf | 1.3 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.