Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14223
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorNogueira, Luciano-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:37:32Z-
dc.date.available2016-01-07-
dc.date.available2016-06-22T18:37:32Z-
dc.date.issued2015-06-12-
dc.identifier.citationNOGUEIRA, Luciano. Análise das viabilidades de implantação e operação de rede semipública de transprte coletivo em Uberlândia, MG. 2015. 97 f. Dissertação (Mestrado em Engenharias) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.288por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14223-
dc.description.abstractThe aim of this work is to study the economic-financialviability to deploy and operate a paratransit network to meet demands of commuting trips for employees of a private company in Uberlândia, MG. The study was developed based on employees who leave in the Santa Mônica neighborhood, whose addresses were geocoded and inputted on a digital map. The information was inputted in the TransCAD software in order to determine clusters corresponding to bus stops considering the maximum walking distance for passengers to have access to the service. Optimization studies of routing and trip times were done, taking into account the vehicle capacity as a parameter, which allowed for the scheduling of the transportation service. Once calculated the operational parameters, the fares were calculated by using the methodology adopted by GEIPOT. In the end, it was performed an economic and financial viability of implementing and operating the paratransit service. It was compared the amounts incurred by the company in funding the Vale-Transporte Program with those indicated in the farestudies. The work concluded that the company could deploy and maintain their own network to transport its employees, with equivalent costs, if compared to Vale-Transporte Program, and higher service level, if compared to regular bus service.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTransporte coletivo urbanopor
dc.subjectTransporte semipúblicopor
dc.subjectRoteirização, Tarifaçãopor
dc.subjectViabilidade econômico-financeirapor
dc.subjectSistema de informações geográficaspor
dc.subjectUrban public transportationeng
dc.subjectParatransiteng
dc.subjectRoutingeng
dc.subjectFareeng
dc.subjectEconomic-financial viabilityeng
dc.subjectGeographic information systemeng
dc.subjectTransportes coletivos - Uberlândia (MG)por
dc.subjectSistemas de informação geográficapor
dc.titleAnálise das viabilidades de implantação e operação de rede semipública de transprte coletivo em Uberlândia, MGpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Sorratini, José Aparecido-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799794Y5por
dc.contributor.referee1Lazzarini, Camilla Miguel Carrara-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4775117Z1por
dc.contributor.referee2Ferreira, Marcos Antonio Garcia-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783415Y2por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4294004D4por
dc.description.degreenameMestre em Engenharia Civilpor
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é estudar a viabilidade econômico-financeira de implantação e operação de uma rede semipública de transporte coletivo urbano para atendimento da demanda de deslocamentodos funcionários de uma empresa privada, de suas residências até o trabalho, e vice-versa, em Uberlândia, MG. A rede poderá ser uma alternativa aotransporte coletivo convencional utilizado pelos funcionários atualmente. O estudo foi desenvolvido considerando especificamente a demanda gerada pelos funcionários residentes no Bairro Santa Mônica, cujos endereços foram georreferenciados e introduzidos em um mapa digital. Osdados foram inseridos no software TransCAD a fim de serem determinados os agrupamentos (clusters) correspondentes aos pontos de parada dos ônibus, levando-se em consideração a distância máxima de caminhada dos usuários para terem acesso ao serviço. Por meio do software TransCAD foram realizados estudos de otimização de rotas e tempos de viagem, tendo como parâmetros as características dos veículos de transporte coletivo, possibilitando a criação da programação da operação da rede de transporte. Uma vez determinadas as variáveis operacionais da rede, foi estruturada a tarifação do serviço, com o uso da metodologia adotada pelo GEIPOT. Na parte final do trabalho foi realizada uma análise de viabilidade econômico-financeira de implantação e operação da rede semipública, comparando-se os valores incorridos pela empresa no custeio do Vale-Transporte com aqueles calculados nos estudos de tarifação. O trabalho realizado permite concluir que é possível que a empresa implante e mantenha uma rede própria de transporte, com custos compatíveis com aqueles destinados ao Vale-Transporte e com níveis de serviço superiores aos praticados pelo serviço de transporte coletivo públicona cidade.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia Civilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpor
dc.publisher.departmentEngenhariaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.288por
dc.orcid.putcode81754372-
dc.crossref.doibatchide98bd0e6-1582-48c0-b833-cbcbe9e39448-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Engenharia Civil

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AnaliseViabilidadesImplantacao.pdf4.99 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.