Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14223
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Nogueira, Luciano | - |
dc.date.accessioned | 2016-06-22T18:37:32Z | - |
dc.date.available | 2016-01-07 | - |
dc.date.available | 2016-06-22T18:37:32Z | - |
dc.date.issued | 2015-06-12 | - |
dc.identifier.citation | NOGUEIRA, Luciano. Análise das viabilidades de implantação e operação de rede semipública de transprte coletivo em Uberlândia, MG. 2015. 97 f. Dissertação (Mestrado em Engenharias) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.288 | por |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14223 | - |
dc.description.abstract | The aim of this work is to study the economic-financialviability to deploy and operate a paratransit network to meet demands of commuting trips for employees of a private company in Uberlândia, MG. The study was developed based on employees who leave in the Santa Mônica neighborhood, whose addresses were geocoded and inputted on a digital map. The information was inputted in the TransCAD software in order to determine clusters corresponding to bus stops considering the maximum walking distance for passengers to have access to the service. Optimization studies of routing and trip times were done, taking into account the vehicle capacity as a parameter, which allowed for the scheduling of the transportation service. Once calculated the operational parameters, the fares were calculated by using the methodology adopted by GEIPOT. In the end, it was performed an economic and financial viability of implementing and operating the paratransit service. It was compared the amounts incurred by the company in funding the Vale-Transporte Program with those indicated in the farestudies. The work concluded that the company could deploy and maintain their own network to transport its employees, with equivalent costs, if compared to Vale-Transporte Program, and higher service level, if compared to regular bus service. | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Transporte coletivo urbano | por |
dc.subject | Transporte semipúblico | por |
dc.subject | Roteirização, Tarifação | por |
dc.subject | Viabilidade econômico-financeira | por |
dc.subject | Sistema de informações geográficas | por |
dc.subject | Urban public transportation | eng |
dc.subject | Paratransit | eng |
dc.subject | Routing | eng |
dc.subject | Fare | eng |
dc.subject | Economic-financial viability | eng |
dc.subject | Geographic information system | eng |
dc.subject | Transportes coletivos - Uberlândia (MG) | por |
dc.subject | Sistemas de informação geográfica | por |
dc.title | Análise das viabilidades de implantação e operação de rede semipública de transprte coletivo em Uberlândia, MG | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Sorratini, José Aparecido | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799794Y5 | por |
dc.contributor.referee1 | Lazzarini, Camilla Miguel Carrara | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4775117Z1 | por |
dc.contributor.referee2 | Ferreira, Marcos Antonio Garcia | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783415Y2 | por |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4294004D4 | por |
dc.description.degreename | Mestre em Engenharia Civil | por |
dc.description.resumo | O objetivo deste trabalho é estudar a viabilidade econômico-financeira de implantação e operação de uma rede semipública de transporte coletivo urbano para atendimento da demanda de deslocamentodos funcionários de uma empresa privada, de suas residências até o trabalho, e vice-versa, em Uberlândia, MG. A rede poderá ser uma alternativa aotransporte coletivo convencional utilizado pelos funcionários atualmente. O estudo foi desenvolvido considerando especificamente a demanda gerada pelos funcionários residentes no Bairro Santa Mônica, cujos endereços foram georreferenciados e introduzidos em um mapa digital. Osdados foram inseridos no software TransCAD a fim de serem determinados os agrupamentos (clusters) correspondentes aos pontos de parada dos ônibus, levando-se em consideração a distância máxima de caminhada dos usuários para terem acesso ao serviço. Por meio do software TransCAD foram realizados estudos de otimização de rotas e tempos de viagem, tendo como parâmetros as características dos veículos de transporte coletivo, possibilitando a criação da programação da operação da rede de transporte. Uma vez determinadas as variáveis operacionais da rede, foi estruturada a tarifação do serviço, com o uso da metodologia adotada pelo GEIPOT. Na parte final do trabalho foi realizada uma análise de viabilidade econômico-financeira de implantação e operação da rede semipública, comparando-se os valores incorridos pela empresa no custeio do Vale-Transporte com aqueles calculados nos estudos de tarifação. O trabalho realizado permite concluir que é possível que a empresa implante e mantenha uma rede própria de transporte, com custos compatíveis com aqueles destinados ao Vale-Transporte e com níveis de serviço superiores aos praticados pelo serviço de transporte coletivo públicona cidade. | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL | por |
dc.publisher.department | Engenharias | por |
dc.publisher.initials | UFU | por |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.288 | por |
dc.orcid.putcode | 81754372 | - |
dc.crossref.doibatchid | e98bd0e6-1582-48c0-b833-cbcbe9e39448 | - |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Engenharia Civil |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
AnaliseViabilidadesImplantacao.pdf | 4.99 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.