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dc.creatorSamora, Mario Sergio-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:37:31Z-
dc.date.available2015-12-16-
dc.date.available2016-06-22T18:37:31Z-
dc.date.issued2015-04-17-
dc.identifier.citationSAMORA, Mario Sergio. Evaluation of mechanisms resistant shear beams without transverse reinforcement. 2015. 141 f. Dissertação (Mestrado em Engenharias) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.246por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14220-
dc.description.abstractThe safety fundamental principle of reinforced concrete structures related of a possible collapse is that the security does not depend on the concrete resistance tensile strength to eliminate the risk of collapse without notice. The cracking caused by tensile stresses can affect the concrete structure and should be avoided to the natural structural collapse doesn t occur. The diagonal crack that appears on the act of breaking is called critical crack, characteristic of shear failure. In this work were experimentally studied the additional mechanisms from the shear resistant trusses in reinforced concrete frames without transverse reinforcement. The experimental experiments consists on testing eight frames that were subjected to a simple bending. Two concrete grades of characteristic the compressive strength were considered on the construction of the frames. To resist the bending stresses, the frame s beams are designed in the field 3 of the ultimate limit states. Different rates and diameters of longitudinal reinforcement were used. In all frames weren t considered the use of transverse reinforcement in the region of shear on the beams. From the results obtained were analyzed the proposed criteria to define the portion of the contribution for the shear resistance mechanisms of concrete without the use of transverse reinforcement and the influence of the concrete resistance and longitudinal reinforcement rates in the numerical results experimentally obtained.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectConcreto armadopor
dc.subjectCisalhamentopor
dc.subjectFissuraçãopor
dc.subjectPórticospor
dc.subjectMecanismos complementarespor
dc.subjectRupturapor
dc.subjectReinforced concreteeng
dc.subjectSheareng
dc.subjectCrackingeng
dc.subjectFrameseng
dc.subjectAdditional mechanismseng
dc.subjectRuptureeng
dc.subjectVigaspor
dc.titleAvaliação dos mecanismos resistentes ao cisalhamento em concreto armado sem armadura transversalpor
dc.title.alternativeEvaluation of mechanisms resistant shear beams without transverse reinforcementeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Santos, Antonio Carlos dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703517H6por
dc.contributor.referee1Trautwein, Leandro Mouta-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707102P0por
dc.contributor.referee2Silva, Turibio José da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798494E6por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4365798T7por
dc.description.degreenameMestre em Engenharia Civilpor
dc.description.resumoO princípio fundamental de segurança das estruturas de concreto armado, em relação a um eventual colapso, é que a segurança não dependa da resistência à tração do concreto a fim de eliminar o risco de colapso sem aviso prévio. A fissuração, proveniente de esforços de tração, pode causar a ruptura do concreto e deve ser evitada para que não ocorra o colapso estrutural. A fissura diagonal que surge no ato da ruptura é chamada de fissura crítica, característica da ruptura por força cortante. Nesta pesquisa foram realizados experimentos para analisar os mecanismos complementares ao de treliça de resistência ao cisalhamento em vigas de pórticos de concreto armado sem armadura transversal. O programa experimental consistiu no ensaio de oito pórticos e os modelos foram submetidos à flexão simples. Foram consideradas duas classes de resistências à compressão do concreto para a concretagem dos modelos. Para resistir os esforços de flexão, as vigas foram dimensionadas no domínio 3 do estado limite último. Foram usadas diferentes taxas e diâmetros de armaduras longitudinais de tração. Em todos os protótipos ou pórticos não foi considerado o uso de armadura transversal na região de esforços cortantes das vigas. A partir dos resultados obtidos foram analisados os critérios já propostos por normas para definir a parcela da contribuição relativa aos mecanismos resistentes de cisalhamento do concreto sem o uso de armadura transversal e a influência das resistências do concreto e taxas de armadura longitudinal nos resultados numéricos obtidos experimentalmente.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia Civilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpor
dc.publisher.departmentEngenhariaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.246por
dc.orcid.putcode81754390-
dc.crossref.doibatchid101d0d86-efd5-461f-9793-ab4189c542c9-
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