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dc.creatorFaria, Marianna Ribeiro de
dc.date.accessioned2016-06-22T18:37:31Z-
dc.date.available2015-11-13
dc.date.available2016-06-22T18:37:31Z-
dc.date.issued2015-04-27
dc.identifier.citationFARIA, Marianna Ribeiro de. Vibração transmitida a cadeirantes através do deslocamento sobre determinados tipos de revestimentos de calçadas. 2015. 124 f. Dissertação (Mestrado em Engenharias) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14215-
dc.description.abstractThe present study aimed to analyze the vibrations that are transmitted to the wheelchair during travel on certain paving sidewalks because of the risk that the vibrations generate health and increasing complaints from wheelchair, directed to the City Council of People with Disabilities - COMPOD - Uberlandia. Among the main complaints cite the difficulty and discomfort to move around on the sidewalks of tessellations. Within the types of paving quite usual sidewalks, four were three of which are composed of materials established as suitable for range of movement by Law No. 10,686, of December 20, 2010 the road system of Uberlandia, and the other type of paving which consists put monkey stone, often used in Uberlandia. In this work, the technical aspects with the subjective aspects, through four methodological steps correlated, which consisted of a characterization of the samples, followed by a visual inspection, by claiming to select sidewalks snippets visually generally well, to further promote the test with the wheelchair safely and appropriately for research. The great advantage of the research was to collect data to vibration transmitted to the wheelchair while traveling in the selected flooring, while the application of the walkthrough to understand the perception of the wheelchair in the matters of comfort felt during the displacement on the different types of paving sidewalk. All data collected and the diagnosis of quantified vibrations correlated comfort sense, kind of sidewalk paving and all technical aspects addressed in this study, were organized in spreadsheets and later shown graphically leaving clear the difficulty and the risk of wheelchair displacement.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCalçadaspor
dc.subjectQuantificação de vibraçãopor
dc.subjectAcessibilidadepor
dc.subjectSidewalkseng
dc.subjectVibration measuringeng
dc.subjectAccessibilityeng
dc.subjectDeficientes - orientação e mobilidadepor
dc.subjectLocomoção humanapor
dc.titleVibração transmitida a cadeirantes através do deslocamento sobre determinados tipos de revestimentos de calçadaspor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Dias, João Fernando
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780737E3por
dc.contributor.referee1Mesquita, Adailson Pinheiro
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792573Z9por
dc.contributor.referee2Vital, Giovanna Teixeira Damis
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4753173E6por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4305581U2por
dc.description.degreenameMestre em Engenharia Civilpor
dc.description.resumoCom o presente trabalho buscou-se analisar as vibrações que são transmitidas aos cadeirantes durante o deslocamento sobre determinadas pavimentações de calçadas, devido ao risco que as vibrações geram a saúde e as crescentes queixas dos cadeirantes, direcionadas ao Conselho Municipal da Pessoa Portadora de Deficiência COMPOD - Uberlândia. Dentre as principais queixas citam-se a dificuldade e desconforto ao se locomoverem nas pavimentações de calçadas. Dentro dos tipos de pavimentação de calçadas bastante usuais, foram selecionados quatro dos quais três são compostos por materiais estabelecidos como adequados para faixa de circulação pela lei n°10.686, de 20 de dezembro de 2010 do sistema viário de Uberlândia, e o outro tipo de pavimentação composta pôr pedra macaquinho, frequentemente usado, na cidade de Uberlândia. Neste trabalho, correlacionaram-se os aspectos técnicos com os aspectos subjetivos, através de quatro etapas metodológicas, que consistiram em uma caraterização de amostras, seguidas de uma inspeção visual, com a pretensão de selecionar trechos de calçadas visualmente em estado regular, para posteriormente promover o teste com os cadeirantes de forma segura e apropriada para a pesquisa. O grande diferencial da pesquisa foi à coleta de dados referentes à vibração transmitida ao cadeirante durante o deslocamento nas pavimentações selecionadas, simultaneamente à aplicação de questionário relacionados a percepção do cadeirante quanto aos aspectos de conforto sentido durante o deslocamento sobre os diferentes tipos de pavimentação de calçada. Todos os dados coletados e o diagnóstico das vibrações quantificadas correlacionadas ao conforto sentido, juntamente com o tipo de pavimentação de calçada e todos os aspectos técnicos abordados na pesquisa, foram sistematizados em planilhas e posteriormente demonstrados graficamente o que deixa nítido a dificuldade e o risco de deslocamento do cadeirante.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia Civilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpor
dc.publisher.departmentEngenhariaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Engenharia Civil

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