Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14184
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAraújo, Fernando de-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:37:23Z-
dc.date.available2013-05-27-
dc.date.available2016-06-22T18:37:23Z-
dc.date.issued2013-03-15-
dc.identifier.citationARAÚJO, Fernando de. Analysis of vehicle standards in city logistics. 2013. 114 f. Dissertação (Mestrado em Engenharias) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.190por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14184-
dc.description.abstractThe aim of this paper is to analyze, based on city logistics, the operational feasibility of the use of urban freight vehicles (vehicles with a load capacity up to 2.5 tons), using the software TransCAD. The case study was conducted in a wholesale and distribution company in Uberlândia / MG. This is a traditional company that has been operating for 60 years and that stands out in the Brazilian scenario when it comes to distribution logistics processes. Due to high levels of complexity in providing logistics services in the central areas of large and midsize cities, companies have constantly been trying to find alternatives to allow this type of operation. In scenario generation, the TransCAD software was used to obtain the optimal routing in the distribution of loads. The method chosen was based on concepts of city Logistics and on the importance of urban distribution of loads, mainly in the central area of Uberlândia. The analyses will allow us to study the behavior of the vehicle profiles of urban distribution of loads, showing the better conditions from the point of view of the operational performance.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLogística urbanapor
dc.subjectVeículo urbano de cargapor
dc.subjectTransCADpor
dc.subjectLogística de distribuiçãopor
dc.subjectModelagem e simulaçãopor
dc.subjectCity logisticseng
dc.subjectUrban load vehicleeng
dc.subjectTransCADeng
dc.subjectScenario generationeng
dc.subjectModeling and simulationeng
dc.subjectLogísticapor
dc.subjectDistribuição de mercadoriaspor
dc.subjectVigaspor
dc.titleAnálise dos padrões de veículos na logística urbana de cargaspor
dc.title.alternativeAnalysis of vehicle standards in city logisticseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Faria, Carlos Alberto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785412J3por
dc.contributor.referee1Sorratini, José Aparecido-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799794Y5por
dc.contributor.referee2Guedes, Erivelton Pires-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728148Y1por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4258494T4por
dc.description.degreenameMestre em Ciênciaspor
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é analisar, com base na logística urbana de cargas, a viabilidade operacional do emprego de veículos urbanos de cargas (veículos com capacidade de carga líquida até 2,5 toneladas), com a utilização do software TransCAD. O estudo de caso foi realizado em uma empresa do segmento de atacado e distribuição, situada na cidade de Uberlândia/MG. Trata-se de uma empresa tradicional que opera há 60 anos, destacando-se no cenário brasileiro em processos de logística. Devido à alta complexidade em garantir adequados níveis de serviços logísticos nas regiões centrais das cidades de grande e médio porte, as empresas têm buscado constantemente melhores alternativas para viabilizar esse tipo de operação. Na geração de cenários, o software TransCAD foi utilizado para obtenção da roteirização ótima na distribuição das cargas. O método escolhido apoiou-se em conceitos de Logística Urbana de Cargas e na importância da distribuição urbana de cargas, principalmente na área central. As análises realizadas permitiram estudar o comportamento de diferentes tipos de veículo de distribuição urbana de cargas, apontando as melhores condições do ponto de vista da viabilidade operacional.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia Civilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpor
dc.publisher.departmentEngenhariaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.190-
dc.orcid.putcode81754347-
dc.crossref.doibatchidd4cf83be-5d90-4fe0-82e3-e5f45afc08f8-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Engenharia Civil

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Fernando de Araujo.pdf3.2 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.