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dc.creatorPaula, Ana Flávia Ferreira de Castro
dc.date.accessioned2016-06-22T18:37:22Z-
dc.date.available2013-05-27
dc.date.available2016-06-22T18:37:22Z-
dc.date.issued2013-03-22
dc.identifier.citationPAULA, Ana Flávia Ferreira de Castro. Trip generation rates for private universities in Uberlândia, MG. 2013. 101 f. Dissertação (Mestrado em Engenharias) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14183-
dc.description.abstractThe number of studies that assess the impact of travel, performed by users, in the traffic surrounding universities in Brazil is still small. Thus, the objective of this study was to estimate the trip generation rates for the motorized and non-motorized travel modes, which are used by students, teachers, and employees of private Universities of Uberlândia, Minas Gerais. For this purpose, a survey was applied to the university community of four universities of the city. Rates were estimated for the trips attracted and produced by students for transportation modes: bus and van, car, motorcycle, and on foot and by bicycle for the morning, afternoon and evening periods. The survey result indicated the following average attraction rates: transportation mode bus and van (0.522), automobile (0.325), motorcycle (0.100), and on foot and by bicycle (0.057). Regarding the average production rates the result was: transportation mode bus and van (0.507), automobile (0.362), motorcycle (0.109), and on foot and by bicycle (0.056). For the transportation mode on foot and by bicycle the calculated standard error was very high, then, it is recommend using the rates with caution until further studies are carried out and the results compared.eng
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPolo gerador de viagempor
dc.subjectInstituição de ensino superiorpor
dc.subjectTaxa de geração de viagenspor
dc.subjectTrip generator hubeng
dc.subjectUniversityeng
dc.subjectTrip generation rateeng
dc.subjectUniversidades e faculdades particularespor
dc.subjectTransporte urbanopor
dc.titleTaxas de geração de viagens para instituições privadas de ensino superior de Uberlândia, MGpor
dc.title.alternativeTrip generation rates for private universities in Uberlândia, MGeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Sorratini, José Aparecido
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799794Y5por
dc.contributor.referee1Mesquita, Adailson Pinheiro
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792573Z9por
dc.contributor.referee2Taco, Pastor Willy Gonzales
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768082T6por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4244453T6por
dc.description.degreenameMestre em Ciênciaspor
dc.description.resumonúmero de pesquisas que têm como objetivo avaliar o impacto de viagens, oriundas do deslocamento realizado por usuários, no trânsito do entorno de instituições de ensino superior no Brasil ainda é pequeno. Nesse sentido, o objetivo deste estudo foi estimar as taxas de geração de viagens para modos de transportes motorizado e não motorizado, que são utilizados por alunos, professores e servidores de Instituições de Ensino Superior (IES) privadas na cidade de Uberlândia, Minas Gerais. Para tanto, foi aplicado um questionário à comunidade universitária de quatro instituições de ensino superior da cidade. Foram estimadas taxas para as viagens atraídas e produzidas por alunos, para os modos de transporte: ônibus e van, automóvel, motocicleta, e a pé e por bicicleta, nos turnos da manhã, tarde e noite. O resultado da pesquisa indicou as seguintes taxas médias de atração: modo de transporte ônibus e van (0,522), automóvel (0,325), motocicleta (0,100), e a pé e bicicleta (0,057). Quanto às taxas médias de produção a pesquisa resultou nos valores: modo de transporte ônibus e van (0,507), automóvel (0,362), motocicleta (0,109), e a pé e por bicicleta (0,056). Para o modo de transporte a pé e bicicleta o erro padrão calculado foi muito elevado e, por isso, recomenda-se o uso das taxas com cautela até que novos estudos sejam realizados e os resultados sejam comparados.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia Civilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpor
dc.publisher.departmentEngenhariaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Engenharia Civil

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