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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14158
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Gonçalves, Inácio Marcelo | - |
dc.date.accessioned | 2016-06-22T18:37:16Z | - |
dc.date.available | 2012-02-23 | - |
dc.date.available | 2016-06-22T18:37:16Z | - |
dc.date.issued | 2011-10-04 | - |
dc.identifier.citation | GONÇALVES, Inácio Marcelo. Logistic study to export the soybean complex Central-East Railway Corridor. 2011. 133 f. Dissertação (Mestrado em Engenharias) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2011. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2011.127 | por |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14158 | - |
dc.description.abstract | The railway modality is one of the most efficient ways to the outflow of agricultural products. Several agricultural producing regions face logistics problems, especially the region of the cerrado located in the middle of the country. This inefficiency causes additional costs to the agricultural products that are exported or to the ones consumed domestically. Therefore, the aim of this study was to identify the transport conditions of the soybean complex (grain, bran and oil) in the Central-East Railway Corridor, the most important exported agricultural product, in 2010, that ranked in the forth position of the exported Brazilian products, representing 8,50% (US$ 17.12 billion) in the trade balance. In this study was used the method of train capacity based on the Davies and Stevenson formulas to carry out an operational analyzes of the critical section during the transposition of the Serra do Tigre between the Km 694.880 and 782.552 of the EF 045 with a 3.08% ramp and minimum radius of curvature of 71,00 m which reduces severely the composing velocity and restrings the cargo capacity. The results showed that the trains can be a compound of 90 railway cars with maximum load of 7.600.00 tons. It was also estimated the cost of the railway transportation in this corridor between the Railway Station of Brejo Alegre (Araguari/MG) and the Railway Station Eldorado (Contagem/MG), considering fixed and variable costs. The achieved result was really close to the freight cost suggested by the National Agency of Land Transportation (ANTT). | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Logística | por |
dc.subject | Corredor Ferroviário Centro-Leste | por |
dc.subject | Complexo soja | por |
dc.subject | Logistics | eng |
dc.subject | Central-East Railway Corridor | eng |
dc.subject | Soybean complex | eng |
dc.subject | Logística empresarial | por |
dc.subject | Transporte de mercadorias | por |
dc.subject | Soja - Transporte | por |
dc.title | Estudo logístico para exportação do complexo soja - Corredor Ferroviário Centro Leste | por |
dc.title.alternative | Logistic study to export the soybean complex Central-East Railway Corridor | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Faria, Carlos Alberto | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785412J3 | por |
dc.contributor.referee1 | Sorratini, José Aparecido | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799794Y5 | por |
dc.contributor.referee2 | Tozi, Luiz Antonio | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4715967P1 | por |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4462974H0 | por |
dc.description.degreename | Mestre em Engenharia Civil | por |
dc.description.resumo | A modalidade ferroviária é uma das mais eficientes formas para o fluxo de produtos agrícolas.Várias regiões produtoras agrícolas enfrentam problemas de logística, especialmente a região de cerrado localizada na parte central do país. Essa ineficiência gera um custo adicional para os produtos agrícolas exportados ou consumidos dentro do país. Por esta razão, o objetivo deste estudo foi identificar as condições de transporte do complexo soja (grãos, farelo e óleo) no Corredor Centro Leste para o principal produto agrícola exportado, em 2010, que ocupou a quarta posição no topo da lista de produtos brasileiros exportados, representando 8,50% (US$ 17,12 bilhões) na balança comercial. Neste estudo foi utilizado o método da lotação dos trens com base nas fórmulas de Davis e Stevenson para a análise operacional no trecho crítico durante a transposição da Serra do Tigre entre o km 694,880 e 782,552 da EF 045 com rampa de 3,08% e raio de curvatura mínimo de 71,00 m que reduz severamente a velocidade da composição e restringe a capacidade de carga. Os resultados apontaram que os trens poderão ser formados com noventa vagões e carga máxima de 7.600,00 toneladas. Também foi avaliado o custo do transporte ferroviário nesse corredor, entre as estações de Brejo Alegre (Araguari/MG) até a Estação Eldorado (Contagem/MG), considerando os custos fixos e variáveis. O resultado obtido foi muito próximo ao valor de frete recomendado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL | por |
dc.publisher.department | Engenharias | por |
dc.publisher.initials | UFU | por |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.14393/ufu.di.2011.127 | - |
dc.orcid.putcode | 81754331 | - |
dc.crossref.doibatchid | 80117cfb-5c18-4069-9e9b-71788a7d163f | - |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Engenharia Civil |
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