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dc.creatorMendes, Lourival Gomes
dc.date.accessioned2016-06-22T18:37:14Z-
dc.date.available2011-07-22
dc.date.available2016-06-22T18:37:14Z-
dc.date.issued2011-02-23
dc.identifier.citationMENDES, Lourival Gomes. Study of Location of Units of Service for Traffic Accidents. 2011. 178 f. Dissertação (Mestrado em Engenharias) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2011.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14153-
dc.description.abstractTraffic accidents (TA) have assumed high numbers, registering a large amount of dead, wounded (with temporary or permanent sequels) and material damage. Time is crucial in caring for victims of TA. There is a positive association between the delay of the rescue and the proportion of fatal and serious accidents. Several studies have demonstrated the relationship between the reduction in the time-response and the corresponding reduction of mortality. The time the succor leads to reach the victim is a most important variable in Prehospital Care (PHC). This time, known as time-response is a key performance indicator system. In this context, this paper analyzes the traffic accidents with victims occurred in the urban area of Uberlandia - MG, from January 1 to December 31, 2007, based on information generated by the reports of the 5th Battalion Military Fire. There are analyzed the month, the week, the day, the slots and areas more critical. With the TransCAD tools were done the characterization of the problem of transport, this work seeks optimal locations for the Care Units (CU) of Fire Department of Uberlandia, based on selected possible locations; to define routes for the preferential PHC from two scenarios. For each scenario were generated outputs in which there will be check the best settings of routes to the problem of rescuing the victims of traffic accidents. Even with some limitations of TransCAD in the search for solutions to the optimal pre-hospital care and routing of vehicles of rescue, this work contributed to reach the proposed objectives.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAcidentes de trânsitopor
dc.subjectAtendimento pré-hospitalarpor
dc.subjectRotaspor
dc.subjectUnidades de atendimentopor
dc.subjectTransCADpor
dc.subjectTraffic accidentseng
dc.subjectPre-hospital careeng
dc.subjectRouteseng
dc.subjectService unitseng
dc.subjectAcidentes de trânsito - Uberlândia (MG)por
dc.subjectTrânsito - Fluxo - Uberlândia (MG)por
dc.titleEstudo de localização de unidades de atendimento para os acidentes de trânsitopor
dc.title.alternativeStudy of Location of Units of Service for Traffic Accidentseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Faria, Carlos Alberto
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785412J3por
dc.contributor.referee1Campos, Ilce de Oliveira
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728185T6por
dc.contributor.referee2Rodrigues, Frederico
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4164376E0por
dc.description.degreenameMestre em Engenharia Civilpor
dc.description.resumoOs acidentes de trânsito (AT) têm assumido números elevados, registrando uma grande quantidade de mortos, feridos (com sequelas permanentes ou temporárias) e danos materiais. O tempo é fator crucial no atendimento às vítimas de AT. Existe uma associação positiva entre a demora do resgate e a proporção de casos fatais e graves. Vários estudos têm demonstrado o relacionamento entre a redução do tempo-resposta e a correspondente redução da mortalidade. O tempo que o socorro leva para chegar até a vítima é uma das variáveis mais importantes no Atendimento Pré-hospitalar (APH). Esse espaço de tempo, conhecido como tempo-resposta, é um dos principais indicadores da eficiência do sistema. Neste contexto, o presente trabalho analisa os acidentes de trânsito com vítima ocorridos na área urbana de Uberlândia MG, no período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2007, com base nas informações geradas pelos relatórios do 5º Batalhão de Bombeiros Militar. São analisados os meses, a semana, o dia, as faixas horárias e as áreas mais críticos. Com a utilização das ferramentas do programa TransCAD, a partir da caracterização da problemática dos transportes, esse trabalho busca obter as localizações ótimas para as Unidades de Atendimento (UA) do Corpo de Bombeiros de Uberlândia, com base em um conjunto selecionado de possíveis localizações; definir as rotas preferenciais para o APH a partir de dois cenários. Para cada cenário foram gerados outputs nos quais se podem verificar as melhores configurações de itinerários e rotas para o problema de resgate à vítima de acidentes de trânsito. Mesmo com algumas limitações do TransCAD na busca por soluções ótimas para o atendimento pré-hospitalar e na roteirização dos veículos de resgate, este contribuiu para se chegar aos objetivos propostos.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia Civilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpor
dc.publisher.departmentEngenhariaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.orcid.putcode81754330-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Engenharia Civil

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