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dc.creatorForni, Daniel
dc.date.accessioned2016-06-22T18:37:05Z-
dc.date.available2016-03-15
dc.date.available2016-06-22T18:37:05Z-
dc.date.issued2005-10-24
dc.identifier.citationFORNI, Daniel. Lattice-reinforced joist slabs cost considering production, transport, assembly and casting. 2005. 146 f. Dissertação (Mestrado em Engenharias) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2005.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14106-
dc.description.abstractThe use of slabs formed by prefabricated elements in structures of pavements becomes more and more spread in the Brazilian market, mainly lattice reinforced joists. This work purposes to analyze the costs involved in the production process of lattice reinforced joists, during transport, assembly and slab casting. The cost _expression obtained was analyzed in some numerical examples of concrete slabs (one and two-way) with several dimensions. The cost was also evaluated by the method of optimization of generic gradient (GRG) for ceramic and EPS infill blocks. The design variables considered for cost minimization were the height and the resistance of the concrete layer. For slabs with EPS the distance between lattice reinforcement joists was also considered. The final cost of slabs with ceramic blocks had an economy around 4%, which was close to 8% for slabs formed with EPS. In these slabs (EPS), larger values for the distance between lattices reinforcement joists were obtained, which resulted in smaller concrete volume and smaller number of lattice joists. The variation of more or less 40% was considered in the cost of the concrete and the reinforcement in order to evaluate their effect in the final cost. In slabs with ceramic blocks, around 12% of increase and decrease in the final cost was observed. The final cost of slabs with EPS (which distance between lattices reinforcement joists was optimized) was close to 8% for variations in the price of the concrete and from 6 to 11% for variations in the price of the reinforcement.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLajes pré-fabricadaspor
dc.subjectVigotas treliçadaspor
dc.subjectCustopor
dc.subjectMinimizaçãopor
dc.subjectPrecast slabseng
dc.subjectLattice reinforcement joistseng
dc.subjectCosteng
dc.subjectOptimizationeng
dc.titleCustos de lajes formadas por vigotas treliçadas considerando a produção, o transporte, a montagem e a concretagempor
dc.title.alternativeLattice-reinforced joist slabs cost considering production, transport, assembly and castingeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor-co1Castilho, Vanessa Cristina de
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767564H9por
dc.contributor.advisor1Lima, Maria Cristina Vidigal de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4720597E1por
dc.contributor.referee1Araújo, Daniel de Lima
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768864J3por
dc.contributor.referee2Silva, Turibio José da
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798494E6por
dc.description.degreenameMestre em Engenharia Civilpor
dc.description.resumoA utilização de lajes formadas por elementos pré-fabricados em estruturas de edifícios, principalmente as vigotas treliçadas, torna-se cada vez mais difundida no mercado brasileiro. Este trabalho tem como objetivo analisar os custos envolvidos no processo de produção de vigotas treliçadas, no transporte, na montagem e na concretagem de lajes préfabricadas. A função custo obtida foi analisada em alguns exemplos de cálculo de lajes uni e bidirecionais com várias dimensões. O custo de algumas lajes foi também avaliado pelo método de minimização de gradiente reduzido genérico (GRG) para lajes com material de enchimento de lajota cerâmica e EPS. As variáveis de projeto consideradas para a minimização da função custo foram a altura e a resistência da capa de concreto. Nas lajes com EPS, a distância entre as vigotas treliçadas (intereixo) também foi uma variável otimizada. Foi observada uma economia em torno de 4% no custo final das lajes com enchimento cerâmico e próximo a 8% para enchimento de EPS. Nestas lajes (EPS), obteve-se maiores valores para o intereixo, o que resulta em menor volume de concreto e menor número de vigotas treliçadas. Foi considerada a variação de mais ou menos 40% no custo do concreto e da armadura a fim de avaliar o efeito destes insumos no custo final. Nas lajes com enchimento cerâmico o aumento e a diminuição no custo final das lajes foi em torno de 12%. Nas lajes com EPS, em virtude do intereixo ser uma variável do processo de otimização, os custos finais alteraram próximo a 8% para variações no preço do concreto e de 6 a 11% para variações no preço da armadura.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia Civilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpor
dc.publisher.departmentEngenhariaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.orcid.putcode81754276-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Engenharia Civil

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