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dc.creatorCoelho, Leni Rodrigues-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:36:56Z-
dc.date.available2008-05-05-
dc.date.available2016-06-22T18:36:56Z-
dc.date.issued2008-02-25-
dc.identifier.citationCOELHO, Leni Rodrigues. Educação de Jovens e Adultos : as ações do MOBRAL no Município de Patos de Minas/MG (1970-1980). 2008. 146 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2008.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14095-
dc.description.abstractThis search aims to analyse the ideas, the implantation process and the Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL) Literacy State Progam and its pedagogical practices in Patos de Minas, MG between 1970-1980. This subject is relevant to the academic area because it discusses a problem left in secundary plans by governments, once the developed actions in this area had not overcomed the illiteracy problems. MOBRAL, a program reserved for youth and adults education was founded in december 15th/1967 by the law n. 5,379, however, it has been stablished in Patos de Minas city almost three years later, in september 17th/1970. Among the sources of this study, officials documents, oral history (former-superviser, formerteachers and alumni interviews), the 1970 and 1980 statistics tables from IBGE, the pedagogical manuals and also the local press will all be emphasized. This program was one of the most important politic educacional faces of the military dictation period, and its concepcion comprehend the education as labor force qualification. It also aimed to integrate the illiteracy mass to the capitalist system. Otherwise, principles such as mass participation would not prevail, since it could lead to social changes when the government mattered was to moderate the democratics interess. MOBRAL was a project with a main ideological and politcal stamp, although the government planned it to be simply a literacy tool. In this sense, the democratics interess had not been privileged in favour those illiterats.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação de jovens e adultospor
dc.subjectMOBRALeng
dc.subjectYouth and adults educationeng
dc.subjectAlfabetização de Adultos - Patos de Minaspor
dc.titleEducação de Jovens e Adultos : as ações do MOBRAL no Município de Patos de Minas/MG (1970-1980)por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Araújo, José Carlos Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787936D6por
dc.contributor.referee1Miranda, Maria Irene-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4735013U3por
dc.contributor.referee2Soares, Leôncio José Gomes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4769382A4por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4732658J7por
dc.description.degreenameMestre em Educaçãopor
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo analisar as idéias, a implantação e as práticas pedagógicas do Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL), em Patos de Minas/MG, entre 1970 e 1980. Essa temática é relevante para o meio acadêmico em razão de se discutir uma problemática relegada a um plano secundário pelos governantes, uma vez que as ações desenvolvidas nesta área não conseguiram superar os problemas referentes ao analfabetismo. O MOBRAL, expressão da Educação de Jovens e Adultos, foi criado em 15 de dezembro de 1967, pela lei nº. 5.379. No entanto, sua implantação em Patos de Minas/ MG ocorreu quase três anos depois, em 17 de setembro de 1970. Dentre as fontes deste estudo, são privilegiados os documentos oficiais, a história oral (entrevistas com ex-supervisora de área, ex-professoras e ex-alunos), os anuários do IBGE de 1970 e 1980, os manuais pedagógicos e a imprensa local. Tal Movimento foi uma das expressões político-educacionais do período da ditadura militar, e a concepção, que o informava, compreendia a educação como qualificação de mão de obra, e visava integrar a massa de analfabetos ao processo capitalista. De outra forma, os princípios como conscientização e participação não prevaleciam, posto que poderiam levar a uma transformação social e, no momento, o que importava era represar os interesses democráticos. Em síntese, o MOBRAL foi um projeto de caráter centralmente ideológicopolítico, embora pretendesse ser alfabetizador. Nesse sentido, pouco privilegiou os interesses democráticos em favor de uma parcela significativa, a dos analfabetos.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.orcid.putcode81753412-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

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