Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14090
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBorges, Vilmar José
dc.date.accessioned2016-06-22T18:36:55Z-
dc.date.available2008-04-23
dc.date.available2016-06-22T18:36:55Z-
dc.date.issued2001-12-04
dc.identifier.citationBORGES, Vilmar José. Mapeando a geografia escolar : identidades, saberes e práticas. 2001. 140 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2001.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14090-
dc.description.abstractThis survey goals a reflection about knowledges and pedagogical practice of Geography teachers, whose act in the final grades of the public Fundamental School in Uberlândia- MG, Brazil. The analysis intents to reveal the (inter)relations among the knowledges, the practices and personages (docents) that (re)build, in the daily educational spaces, the scholar Geography(ies) and participate in the formative process of and for citizenship. The method used was inspired in the modality of the oral history thematic. From the oral narratives, reproduced in writen words, of a five Geography teachers group from the municipal education system, we produced a reflection about the construction process of identity and docents knowledges, about the (re)construction manners of geographics knowledges in the scholar context of final grades in Fundamental School. And also about the mediations among different knowledges, personages and practices, in the formation of/for citizenship. The study reveals that in the Geography teaching-learning process the teacher (re)build, permanently, his professional identity, his differents knowledges, his experiences and his dreams. Conclude if a significant and (trans)formative scholar education, demands a critic reflection about the internal position of the educational process, about the initial and continued of the Geography docents, about the curriculums ant the teaching practices and about the production and mobilization of new geographics knowledges in the scholar space/time.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGeografia Estudo e ensino (Primeiro grau)por
dc.subjectCidadania Formaçãopor
dc.subjectDocentes Identidades e saberespor
dc.subjectProfessores de geografia Saberes e práticaspor
dc.titleMapeando a geografia escolar : identidades, saberes e práticaspor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Guimarães, Selva
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768572T2por
dc.contributor.referee1Nogueira, Sandra Vidal
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798684H2por
dc.contributor.referee2Cavalcanti, Lana de Souza
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4766754P4por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4735976D3por
dc.description.degreenameMestre em Educaçãopor
dc.description.resumoEste estudo tem como objetivo refletir sobre os saberes e as práticas de professores de Geografia, atuantes nas séries finais do Ensino Fundamental da rede pública de ensino do município de Uberlândia-MG, Brasil. A análise visa desvelar as (inter)relações entre os saberes, as práticas e os sujeitos(docentes) que (re)constroem no cotidiano dos espaços educativos a(s) Geografia(s) escolar(es) e participam do processo formativo da e para a cidadania dos alunos. A abordagem metodológica utilizada inspira-se na modalidade da história oral temática. A partir das narrativas orais, transcritas e textualizadas, de um grupo de cinco professores de Geografia da rede municipal de ensino, produzimos uma reflexão sobre o processo de construção da identidade e dos saberes docentes, sobre o modo de (re)construção dos saberes geográficos, no contexto escolar das séries finais do Ensino Fundamental. E, ainda, sobre possíveis mediações entre os diferentes saberes, sujeitos e práticas, na formação da/para a cidadania. O estudo revela que no processo ensino-aprendizagem de Geografia, o professor (re)constrói, permanentemente, sua identidade profissional, seus diferentes saberes, suas experiências e seus sonhos. Conclui-se que uma educação escolar significativa e (trans)formadora requer uma reflexão crítica a respeito da internalidade do processo educativo, da formação inicial e continuada dos docentes de Geografia, dos currículos e práticas de ensino e sobre a produção e mobilização de novos saberes geográficos no espaço/tempo escolar.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.orcid.putcode81753406-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
vilmaar.pdf662.47 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.