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dc.creatorResende, Karla Patrícia
dc.date.accessioned2016-06-22T18:36:54Z-
dc.date.available2008-04-10
dc.date.available2016-06-22T18:36:54Z-
dc.date.issued2005-03-29
dc.identifier.citationRESENDE, Karla Patrícia. História da educação profissionalizante: práticas e representações sociais da Escola Estadual Américo Renê Giannetti 1977 - 1996. 2005. 164 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2005.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14083-
dc.description.abstractThis research was inserted in the field of investigation of the Education History. More specific field in the area of the Education Institutions History. The study object was the State School Américo Renê Giannetti, headquartered in Uberlândia - MG. The object of this research was to focus certain practices and representations built on the vocational technical teaching of the Second degree (2o Grau) in the referred school, in the period from 1977 to 1996. The research analyzed the local singularities, establishing a dialogue with historical and theoretical bases, looking for interrelations with the larger subjects of the Brazilian education, detaching the vocational teaching. For that investigation was consulting a bibliography regarding theme, as well as, documents of the file in the school, Municipal Public file, pictures and former-students' collected depositions, former-teachers and former-director of the school. The reached results demonstrated that the practices and representations of the school meditate, in relation to formation vocational technical, they legitimated attempts of maintenance of this teaching. Through that idea spread by the same that the project was to form the student for the work, it idealizes this work and incorporate in a positive way for some and negative for others of the school subjects.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação - Históriapor
dc.subjectEducação - Uberlândia - Históriapor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectHistóriapor
dc.subjectEnsino Técnico Profissioanlizantepor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectHistoryeng
dc.subjectVocational Technical Teachingeng
dc.titleHistória da educação profissionalizante: práticas e representações sociais da Escola Estadual Américo Renê Giannetti 1977 - 1996por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Borges, Vera Lucia Abrão
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701026T5por
dc.contributor.referee1Gatti Júnior, Décio
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728192D6por
dc.contributor.referee2Tiballi, Elianda Figueiredo Arantes
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784240E9por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4776024Z6por
dc.description.degreenameMestre em Educaçãopor
dc.description.resumoEsta pesquisa insere-se no campo de investigação da História da Educação, especificamente na área da História das Instituições Educacionais. O objeto de estudo abordado foi a Escola Estadual Américo Renê Giannetti, sediada em Uberlândia MG. O objetivo da pesquisa foi enfocar determinadas práticas e representações construídas sobre o ensino técnico profissionalizante de 2º grau na referida escola, no período entre 1977 a 1996. Tratou-se de uma análise das singularidades locais, estabelecendo um diálogo com bases históricas e teóricas, buscando inter-relações com as questões maiores da educação brasileira, especificando o ensino profissionalizante. No decorrer da investigação foi consultada uma bibliografia referente à temática, bem como, documentos do arquivo da escola, do arquivo público municipal, fotografias e depoimentos recolhidos junto aos ex-alunos, ex-professores e ex-diretores da escola. Os resultados alcançados demonstraram que as práticas e representações da Escola Estadual Américo Renê Giannetti, em relação a formação técnica profissionalizante, legitimaram tentativas de manutenção deste ensino, através da idéia propagada pela escola de que esta formava o aluno para o trabalho, idéia esta lida e incorporada de forma positiva ou negativa pelos sujeitos escolares.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.orcid.putcode81753394-
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