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Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorLongano, Priscila de Freitas
dc.date.accessioned2016-06-22T18:36:53Z-
dc.date.available2008-12-18
dc.date.available2016-06-22T18:36:53Z-
dc.date.issued2007-08-24
dc.identifier.citationLONGANO, Priscila de Freitas. Universidade corporativa : projeto do capital para a formação dos trabalhadores. 2007. 154 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2007.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14072-
dc.description.abstractThis paper has the objective of analyzing the professional formation processes coming from the Corporate University. It discusses the precepts of businessmen toward the formation of workers as well as the criticisms created by them concerning the inefficiency of formal schools in the education of the workforce in relation to the needs of the enterprises. Taking as reference the precepts of the alienation by and through work and the crisis of the monopolistic capitalism that imposes drastic conditions of exploitation at the work place, we discuss the capitalist concepts of human education defending that the capitalist informal education project is ideological and contradictory. Contrary to the making of wiser men and holders of technology, what can be seen is the continuation of precarious and alienated forms of work.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectUniversidade corporativapor
dc.subjectCapitalismo monopolistapor
dc.subjectWorkeng
dc.subjectProfessional formationeng
dc.subjectCorporate universityeng
dc.subjectMonopolist capitalismeng
dc.subjectFormação profissionalpor
dc.subjectTrabalhopor
dc.titleUniversidade corporativa : projeto do capital para a formação dos trabalhadorespor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Lucena, Carlos Alberto
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708911T7por
dc.contributor.referee1Cassin, Marcos
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4737596H6por
dc.contributor.referee2França, Robson Luiz de
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4737323E6por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4139140P3por
dc.description.degreenameMestre em Educaçãopor
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo analisar os processos de formação profissional oriundos da Universidade Corporativa. Problematiza os preceitos dos homens de negócio voltados para a formação de trabalhadores, bem como as críticas tecidas pelos mesmos à ineficiência das escolas formais para a formação da força de trabalho aos interesses das empresas. Tomando como referência os preceitos da alienação do e pelo trabalho e a crise do capitalismo monopolista que impõe condições drásticas de exploração no local de trabalho, problematizamos as concepções capitalistas de formação humana, defendendo que o projeto educativo não-formal do capital é ideológico e contraditório. Ao contrário da construção de homens mais sábios e detentores da tecnologia, o que se percebe é a permanência de formas precárias e alienadas do trabalho.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.orcid.putcode81753359-
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Educação

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