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dc.creatorAndraus, Gisele Crosara
dc.date.accessioned2016-06-22T18:36:52Z-
dc.date.available2015-10-21
dc.date.available2016-06-22T18:36:52Z-
dc.date.issued2007-08-30
dc.identifier.citationANDRAUS, Gisele Crosara. A música na escola tem futuro : uma análise da situação do ensino de música na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, em Uberlândia/MG, 10 anos após a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Lei 9.394/96. 2007. 211 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2007.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14067-
dc.description.abstractThis study analyzes the current situation of Music teaching in the Kindergarten Education as well as in the first years of Elementary School, in the city of Uberlandia - MG It focus on the teaching methods of artistic language, its uses and functions in a school context, in order to verify the changes occurred in the music teaching methods after 10 years of the creation of the Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Law nº9394/96. Interviews with the superviser of the Superintendencia Regional de Ensino and also with the coordinator of Arts from the Secretaria de Educaçao of Uberlandia City.Some official documents are taken as reference for this study, such as RCN and PCN, elaborated by the Ministry of Education and the Guides concerning the teaching of arts: music, elaborated by the State and County Department of Education. The analisis of datas indicates that the situation of Music teaching hasn t been enhanced as it should be according to official orientations. Music has been developed as pedagogical resources on studies of different subjetcts. It has been taught in schools by non-specialized teachers and it is also noticed that Music is not part of the school program. It is concluded that despite all the difficulties found on Music teaching process whether developed upon official orientation can be successfully included in the school context, specifically in the area of Uberlandia city.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de músicapor
dc.subjectLeis nº. 5692/71 e 9394/96por
dc.subjectEducação infantil e ensino fundamentalpor
dc.subjectMusic Teachingeng
dc.subjectLaws 5692/71 and 9394/96eng
dc.subjectKindergarten Education and Elementary Educationeng
dc.subjectMúsica na educaçãopor
dc.subjectBrasil. Lei de diretrizes e bases da educação nacionalpor
dc.titleA música na escola tem futuro : uma análise da situação do ensino de música na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, em Uberlândia/MG, 10 anos após a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Lei 9.394/96por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Naves, Marisa Lomônaco de Paula
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708092A9por
dc.contributor.referee1Montandon, Maria Isabel
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797158U5por
dc.contributor.referee2Oliveira, Marília Villela de
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4739368Y6por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4739507A1por
dc.description.degreenameMestre em Educaçãopor
dc.description.resumoO estudo tem por objetivo investigar a situação do ensino de música na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, em Uberlândia, MG. Analisa a condição do ensino desta linguagem artística, seus usos e funções no contexto escolar, a fim de verificar as mudanças ocorridas no ensino de música, após 10 anos da edição da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Lei 9394/96. Foram realizadas entrevistas semi-dirigidas com a Supervisora Estadual da Superintendência Regional de Ensino e com a Coordenadora da área de Artes do Município de Uberlândia. Toma-se como referência os documentos oficiais RCN e PCN, elaborados pelo Ministério da Educação e as diretrizes para o ensino de arte música, elaboradas pela Secretaria do Estado da Educação e Secretaria Municipal de Educação. A análise dos dados indica que a situação do ensino de música não conseguiu ainda retratar as orientações oficiais. A música vem sendo desenvolvida como recurso pedagógico no auxílio ao estudo de conteúdos de outras disciplinas. É ministrada nas escolas pelo professor unidocente, não especializado na área de música e constata-se a situação de inexistência da música como disciplina integrante do currículo escolar. Conclui-se que, apesar das dificuldades encontradas, o ensino de música, desenvolvido conforme orientação das diretrizes oficiais encontra boas perspectivas de inserção no contexto escolar, notadamente no âmbito municipal.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.orcid.putcode81753799-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

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