Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14054
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBrito, Talamira Taita Rodrigues-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:36:50Z-
dc.date.available2007-10-18-
dc.date.available2016-06-22T18:36:50Z-
dc.date.issued2006-08-30-
dc.identifier.citationBRITO, Talamira Taita Rodrigues. A docência no Instituto de Biologia da Universidade Federal de Uberlândia: percorrendo caminhos e encontrando representações. 2006. 229 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2006.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14054-
dc.description.abstractThe research had intended to deepen the discussions about the teaching practice in the university, searching to understand as it comes structuring itself in front the new demands of the University and like it has been working and representing in the day-to-day of the teachers. This study had as goal to come to light the representation of the teaching practice of the teachers from the Biology Institute of Federal University of Uberlândia. The research also had intended: To investigate how these representations impact in the teaching practice of these teachers and, how these practices interfere in the dynamic of these representations. To reveal how happened its formation to the teaching practice; To delimit the activities understood as teaching practice for these professionals, and also their affinities with them, searching for singularities to the college teaching practice in the researched group. To do this, we have had in mind three questions: Who knows and where knows from? What and how knows? What knows about and with what kind of effects? The data were collected through of a questionnaire applied to all teachers of Institute and also through an interview made with eight teachers, inserted into four areas of academic unity which was already mentioned. The Social Representation was the theoretical / methodology referential selected to conduct the research and analysis of the data. The representation found among the teachers are diversified, impregnated of values and subjectivity, fruits of a historical construction, soaked of cultural, social and politics representation. We hope that this work contributes to discussions around of university, teaching practices, and formation of teachers to college teaching.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectRepresentação Socialpor
dc.subjectDocênciapor
dc.subjectUniversidadepor
dc.subjectSocial Representationeng
dc.subjectTeaching Practiceeng
dc.subjectUniversityeng
dc.subjectProfessores universitários - Formaçãopor
dc.subjectEnsino superior - Formação de professorespor
dc.titleA docência no Instituto de Biologia da Universidade Federal de Uberlândia: percorrendo caminhos e encontrando representaçõespor
dc.title.alternativeThe teaching practice in the biology institute of Federal University of Uberlândia: going through paths and finding representationseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Cunha, Ana Maria de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4702997T6por
dc.contributor.referee1Cicillini, Graça Aparecida-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790897P4por
dc.contributor.referee2Diniz-pereira, Júlio Emílio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760347D1por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767245A8por
dc.description.degreenameMestre em Educaçãopor
dc.description.resumoEssa pesquisa pretendeu aprofundar as discussões sobre a docência no Ensino Superior, buscando compreender como ela vem se estruturando frente às novas exigências da Universidade e como vem sendo trabalhada e representada no cotidiano dos professores. O presente estudo teve como objetivo levantar as representações sobre docência dos professores do Instituto de Biologia da Universidade Federal de Uberlândia. Foi ainda intenção da pesquisa: investigar como essas representações impactam na prática docente desses professores e, como essas práticas interferem na dinâmica dessas representações; desvelar como se deu a sua formação para a docência; delimitar as atividades entendidas como docência para esses profissionais, bem como suas afinidades em relação a elas, buscando singularidades para a docência universitária no grupo pesquisado. Para tanto nos valemos de três perguntas: quem sabe e de onde sabe? O que e como sabe? Sobre o que sabe e com que efeitos? Os dados foram coletados por meio de um questionário aplicado a todos os professores do Instituto e ainda de uma entrevista realizada com oito professores, inseridos nas quatro áreas da referida unidade acadêmica. O referencial teórico/metodológico selecionado para a condução da pesquisa e análise dos dados foi o das Representações Sociais. As representações encontradas entre os professores são diversificadas, impregnadas de valores e de subjetividade, frutos de uma construção histórica, embebida de representações culturais, sociais e políticas. Esperamos que esse trabalho contribua para as discussões em torno da Universidade, da docência, e da formação de professores para o ensino superior.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.orcid.putcode81753808-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DocenciaInstitutoBiologia.pdf1.29 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.