Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14041
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorPassos, Ederson de Oliveira-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:36:49Z-
dc.date.available2016-04-29-
dc.date.available2016-06-22T18:36:49Z-
dc.date.issued2016-03-10-
dc.identifier.citationPASSOS, Ederson de Oliveira. Necessidades formativas em Matemática representadas nas vozes de um grupo de professoras dos anos iniciais da rede pública de ensino. 2016. 214 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.230por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14041-
dc.description.abstractTeacher training processes, initial and continuing, and professional practice of teachers who teach Mathematics in the early years are highlighted in the literature as complex, but also are regarded as the way to overcome many difficulties in teaching this component curriculum in the school stage in question. The aim of the study was to investigate how the training needs in Mathematics are represented by a group of teachers in the early years of elementary school of public health system of the city of Uberlândia, State of Minas Gerais. The research, qualitative approach, had as object of study the training needs, in Mathematics, of teachers in the early years. The research involved 16 teachers from two schools in the municipal public schools of that city. Data were collected through questionnaires, non-participant observations, semi-structured interviews followed by group and individual. Analyses were performed by means of thematic categories, founded by content analysis. Data interpretation allowed to understand training needs in mathematics that are presented to the collaborating group from their professional practice, considering the knowledge and skills necessary to teaching. It is understood that the teachers of the study group have major limitations in relation to the specific content and didactic knowledge of Mathematics content, however, the concern is that demonstrated not always being aware of it. Moreover, the difficulties experienced in teaching practice proven to be overcome by sources and non-formal training activities, primarily through more experienced colleagues in the profession. Thus, it becomes difficult to think the initial and continuing training courses for teachers without the training needs of the teaching practice is appreciated as an object of study.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectNecessidades de formação docentepor
dc.subjectEnsino de Matemáticapor
dc.subjectAnos iniciais do Ensino Fundamentalpor
dc.subjectTeacher training needseng
dc.subjectMathematics teachingeng
dc.subjectEarly years of elementary schooleng
dc.subjectProfessores de matemática - Formaçãopor
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopor
dc.subjectMatemática (Ensino fundamental) - Estudo e ensinopor
dc.titleNecessidades formativas em Matemática representadas nas vozes de um grupo de professoras dos anos iniciais da rede pública de ensinopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Takahashi, Eduardo Kojy-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787968U8por
dc.contributor.referee1Cicillini, Graça Aparecida-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790897P4por
dc.contributor.referee2Figueiredo, Arthane Menezes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4223028D7por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4450450E1por
dc.description.degreenameMestre em Educaçãopor
dc.description.resumoOs processos de formação docente inicial e continuada, bem como o exercício profissional de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais, são evidenciados na literatura como complexos, mas, também, são considerados como o caminho para a superação de muitas dificuldades no ensino desse componente curricular na etapa de escolarização em questão. O objetivo do estudo foi investigar como as necessidades de formação em Matemática são representadas por um grupo de professores dos anos iniciais do ensino fundamental, da rede pública municipal da cidade de Uberlândia, Estado de Minas Gerais. A pesquisa realizada, de abordagem qualitativa, teve como objeto de estudo as necessidades formativas, em Matemática, de professores (as) dos anos iniciais. A investigação envolveu 16 professoras de duas escolas da rede pública municipal de ensino da referida cidade. As informações foram obtidas por meio de questionários, observações não participantes, seguidas de entrevistas semiestruturadas, em grupo e individual. As análises foram realizadas por meio de categorias temáticas, fundamentadas pela análise de conteúdo. A interpretação dos dados permitiu compreender necessidades formativas em Matemática, que se apresentam ao grupo de colaboradoras a partir da sua prática profissional, considerando os saberes e conhecimentos necessários à docência. Compreende-se que as professoras do grupo pesquisado apresentem grandes limitações em relação ao conteúdo específico e ao conhecimento didático do conteúdo de Matemática, porém, o preocupante é que nem sempre demostraram ter consciência disso. Além disso, as dificuldades manifestadas na prática docente demonstraram ser superadas por fontes e ações formativas não formais, principalmente por meio de colegas mais experientes na profissão. Dessa forma, torna-se difícil pensar os cursos de formação profissional inicial e continuada de professores sem que as necessidades formativas da prática docente sejam apreciadas como objeto de estudo.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.230pt_BR
dc.orcid.putcode81753785-
dc.crossref.doibatchid51077b7f-2a0d-4bd9-a513-1043c8690d8b-
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
NecessidadesFormativasMatematica.pdf3.19 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.