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Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Surdos incluídos : sujeitos ou assujeitados?
Autor: Matias, Wander Luis
Primer orientador: Lima, Antônio Bosco de
Primer miembro de la banca: Raimann, Ari
Segundo miembro de la banca: Barbosa, Túlio
Resumen: Nesta dissertação tratamos da Inclusão Social de surdos sinalizantes, das influências para composição da consciência enquanto grupo, de um reforço ou não da exclusão. Partindo da experiência de mais de 10 anos do autor com a comunidade surda da cidade de Uberlândia. O trabalho está disposto com discussões que se apresentam necessárias sobre os Surdos, suas trajetórias, influências e sonhos para detectar por suas vozes1 buscamos identificar o porquê dessas vozes existirem ou não e como se constituem(iram) sua formação como pessoas. Tratamos de Surdos utilizadores de Libras Língua Brasileira de Sinais. Valemo-nos das novas tecnologias para esta aproximação com os pesquisados (watts app, skipe, facebook, menseger e e-mail). Fazemos um recorte teórico baseado em Harlan Lane e sua obra A máscara da Benevolência , pelo autor tratar também deste público denunciando uma aculturação ouvinte sobre os surdos e por serem os relatos condizentes com a educação de surdos em crítica à que se processa em nosso país de cunho assistencialista. A escolha por este modelo interpretativo decorre das entrelinhas apresentadas no texto de Harlan Lane (1992), formado em psicologia discutindo pontos obscuros e poucas vezes trazidos à tona no âmbito da educação e descobrimos que a história vai além. Valemo-nos de outros autores para compreender o Surdo e sua formação. Também analisamos os profissionais envolvidos neste processo: professores e tradutores intérpretes de libras, por relacionarem diretamente com a temática da surdez e, assim sendo, imbuídos em realizar um trabalho diferenciado. Subsidiados para tanto de pesquisas já realizadas sobre a temática. Descobrimos e consideramos que a teoria apresentada pelo autor Harlan Lane (1992), ampliada por Capovilla (2011), Sá (2006), Quadros (2006), Fernandes (2011) entre outros, continua presente no que se refere à constituição dessas pessoas. A escolarização dos surdos, em sua grande maioria, lhes permite ser assujeitados e não sujeitos. Valemo-nos da pesquisa exploratória, a que mais se adequou aos trabalhos.
Abstract: In this thesis deal with the Social Inclusion of people deaf, the influences for the composition of consciousness as a group, of an increase or not of exclusion. From the more than 10 years experience of the author with the deaf community of the city of Uberlândia. The work was arranged with discussions that appear necessary on the Deaf, their trajectories, influences and dreams to detect by \"voices\"2 we seek to identify why these voices exist or not and how they are (IRAM) its formation as people. We deal with Deaf Pounds users - Brazilian Sign Language. We have used new technologies to this approach with the respondents (Whatsapp, Skype, Facebook, Messenger and email). We make a theoretical framework based on Harlan Lane and his book \"The Mask of Benevolence\"- a free translation for A Máscara da Benevolência , the author treat also this public denouncing a hearing acculturation on the deaf and for being the consistent reports with the deaf education in criticism of what takes place in our country - welfare of nature. The choice of this interpretative model follows the lines presented in the text of Harlan Lane (1992), graduated in psychology arguing obscure points, rarely brought up in education, and found that the story goes further. We have used other authors to understand the Deaf and their training. We also analyze the professionals involved in this process: teachers and translators interpreters pounds per relate directly to the theme of deafness and, therefore, steeped in performing a different job. Subsidized for both of previous studies on the subject. We discover and consider that the theory presented by the author Harlan Lane (1992), expanded by Capovilla (2011), Sa (2006) Tables (2006), Fernandes (2011) among others, is still present with regard to the constitution of these people. The education of the deaf, for the most part, allows them to be devoid of will and not subjects. We have used the exploratory research, the one most suited to the work.
Palabras clave: Inclusão social
Surdos
(In)exclusão
Globalização
Social Inclusion
Deaf
(In)exclusion
Globalization
Surdos - Inclusão social
Língua brasileira de sinais
Surdos - Educação
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Sigla de la institución: UFU
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Cita: MATIAS, Wander Luis. Surdos incluídos: sujeitos ou assujeitados?. 2015. 140 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.436
Identificador del documento: https://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.436
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14012
Fecha de defensa: 27-ago-2015
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Educação

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