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dc.creatorSilva, Alexandre Leite dos Santos-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:36:43Z-
dc.date.available2015-12-02-
dc.date.available2016-06-22T18:36:43Z-
dc.date.issued2015-09-15-
dc.identifier.citationSILVA, Alexandre Leite dos Santos. O lugar da física na formação dos professores de ciências naturais da rede escolar pública municipal de Uberlândia. 2015. 177 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.468por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/14005-
dc.description.abstractThis research has had as a purpose to comprehend how the physics knowledge has been and is built in the formation of Natural Science teachers, graduated in Biological Sciences, from the municipal public school system in Uberlândia, Minas Gerais. This purpose have relation with understanding that teaching of Physics in the final years of the elementary school has been strategic to the education and development of the country, and the quality of this schooling depends on the formation of the Natural Science teacher. To development of investigation, the conception of teaching knowledge adopted is based in studies of Maurice Tardif. This point of view, the teaching knowledge is plural and temporal, coming in through of several sources and built in all time of life of the teacher, and not alone in your initial traning in the college. For this reason, within a qualitative approach, it has been used Robert Yin s methodology to case study research, with three Natural Sciences teachers, through data collected by semi structured interviews, questionnaires, electronic messages and documents. To the data analysis it has been adopted the categorical analysis and data triangulation to the construction of the explanation. The data interpretation has shown that the construction of the physics knowledge of the research subjects has happened especially in High School and not during the initial training. In the professional practice, its physics apprenticeship has been performed through textbooks and internet.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de Físicapor
dc.subjectProfessores de Ciências Naturaispor
dc.subjectFormação docentepor
dc.subjectPhysics apprenticeshipeng
dc.subjectNatural Science teacherseng
dc.subjectTeaching educationeng
dc.subjectProfessores - Formação -Uberlândia (MG)por
dc.subjectFísica - Formação de professorespor
dc.titleO lugar da física na formação dos professores de ciências naturais da rede escolar pública municipal de Uberlândiapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Takahashi, Eduardo Kojy-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787968U8por
dc.contributor.referee1Cunha, Ana Maria de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4702997T6por
dc.contributor.referee2Sales, Nilva Lúcia Lombardi-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4795231J2por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4368110Y3por
dc.description.degreenameMestre em Educaçãopor
dc.description.resumoA presente pesquisa teve como objetivo compreender como os saberes físicos foram e são construídos na formação de professores de Ciências Naturais, graduados em Ciências Biológicas, da rede escolar pública municipal de Uberlândia, Minas Gerais. Esse objetivo está em consonância com o entendimento de que o ensino de Física nos anos finais do ensino fundamental é estratégico para a educação e o desenvolvimento do país e de que a qualidade desse ensino depende da formação do professor de Ciências Naturais. No desenvolvimento da pesquisa, a concepção sobre saberes docentes, adotada ao longo da investigação, fundamentou-se no trabalho de Maurice Tardif. Nessa perspectiva, os saberes docentes são plurais e temporais, oriundos de fontes diversas e construídos ao longo da vida do professor e não apenas durante o curso de graduação. Além disso, dentro de uma abordagem qualitativa, foi utilizada a metodologia de Robert Yin para a condução de estudos de caso, com três professores municipais de Ciências Naturais através de dados coletados por entrevistas semiestruturadas, questionários, mensagens eletrônicas e documentos. Durante a coleta dos dados, buscou-se entender quais as fontes dos saberes físicos ao longo da formação dos sujeitos da pesquisa, desde a sua infância até o exercício da profissão. Para a análise dos dados foi adotada a análise categorial e a triangulação dos dados, com o objetivo de realizar a construção da explanação. A interpretação dos dados mostrou que a construção dos saberes físicos dos sujeitos da pesquisa se deu especialmente no ensino médio e não no curso de graduação. No exercício da profissão, o seu aprendizado de Física é realizado através dos livros didáticos e da internet, para atender as exigências da prática docente.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.468por
dc.orcid.putcode81753764-
dc.crossref.doibatchidd6753981-8e41-42fb-9dfa-f52cb5852ff1-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

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