Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13992
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRodrigues, Adriana
dc.date.accessioned2016-06-22T18:36:41Z-
dc.date.available2007-03-13
dc.date.available2016-06-22T18:36:41Z-
dc.date.issued2006-08-30
dc.identifier.citationRODRIGUES, Adriana. Produção coletiva de objeto de aprendizagem : o diálogo na universidade e na escola. 2006. 121 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2006.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13992-
dc.description.abstractIn this research, we look for to understand the process of production and socialization to know, proceeding from the development of the learning object Trasnbordando Conhecimento , as well as, its use in the daily one of the lessons of mathematics in average education. For in such a way, we investigate as to know produced them in the daily one of the school they can contribute for the improvement and effectiveness of the dialogue enters the team organizer of learning objects and the professors. Being that, this investigativo work was carried through at two moments, distinct, but that they had been complemented: in the University and the school. The period was understood between June of 2004 to the July of 2005. When answering the two questions that had guided this research, we verify that it had contribution for the formation to know on the systematics of object production of learning and in the object use of learning in the mathematics education; ressignificações of Trasnbordando Conhecimento through the work of projects and also, contribution for the implantation of the educative work with computer science in the schools. We verify that the cycle of constructing, correcting, to reconstruct must continue so that let us have a dynamic education, as well as the rivers its waters goes down follows the course In the tested truth and, thinking metaforicamente, object and people after they are not more the same ones. It had aggregation of knowledge, knowing them individual and collective.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormação docentepor
dc.subjectObjeto de aprendizagempor
dc.subjectInformática educativa e Educação matemáticapor
dc.subjectTeaching formationeng
dc.subjectObject of learningeng
dc.subjectEducative computer science and Mathematical educationeng
dc.subjectProfessores de matemática - Formaçãopor
dc.subjectMatemática - Ensino auxiliado por computadorpor
dc.titleProdução coletiva de objeto de aprendizagem : o diálogo na universidade e na escolapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Souza Junior, Arlindo José de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723098E9por
dc.contributor.referee1Stahl, Nilson Sergio Peres
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4746362H6por
dc.contributor.referee2Silva, Rejane Maria Ghisolfi da
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768945J1por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4737732J3por
dc.description.degreenameMestre em Educaçãopor
dc.description.resumoNesta pesquisa, procuramos compreender o processo de produção e socialização de saberes, provenientes do desenvolvimento do objeto de aprendizagem Transbordando Conhecimento , assim como, sua utilização no cotidiano das aulas de matemática no ensino médio. Para tanto, investigamos como os saberes produzidos no cotidiano da escola podem contribuir para a melhoria e eficácia do diálogo entre a equipe organizadora dos objetos de aprendizagem e os professores. Sendo que, este trabalho investigativo foi realizado em dois momentos, distintos, mas que se complementaram: na Universidade e na escola. O período foi compreendido entre junho de 2004 à julho de 2005. Ao responder as duas questões que nortearam essa pesquisa, verificamos que houve contribuição para a formação de saberes sobre a sistemática de produção de objetos de aprendizagem e no uso de objetos de aprendizagem no ensino de matemática; ressignificações do Transbordando Conhecimento através do trabalho de projetos e, também, contribuição para a implantação do trabalho educativo com informática nas escolas. Verificamos que o ciclo do construir, corrigir, reconstruir deve continuar para que tenhamos um ensino dinâmico, assim como os rios... suas águas descem... seguem o curso... Na verdade e, pensando metaforicamente, o objeto e as pessoas depois de testados não são mais os mesmos. Houve agregação de conhecimentos, dos saberes individuais e coletivos.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.orcid.putcode81753627-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARodriguesDISSPRT.pdf1.24 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.