Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13992
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Rodrigues, Adriana | |
dc.date.accessioned | 2016-06-22T18:36:41Z | - |
dc.date.available | 2007-03-13 | |
dc.date.available | 2016-06-22T18:36:41Z | - |
dc.date.issued | 2006-08-30 | |
dc.identifier.citation | RODRIGUES, Adriana. Produção coletiva de objeto de aprendizagem : o diálogo na universidade e na escola. 2006. 121 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2006. | por |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13992 | - |
dc.description.abstract | In this research, we look for to understand the process of production and socialization to know, proceeding from the development of the learning object Trasnbordando Conhecimento , as well as, its use in the daily one of the lessons of mathematics in average education. For in such a way, we investigate as to know produced them in the daily one of the school they can contribute for the improvement and effectiveness of the dialogue enters the team organizer of learning objects and the professors. Being that, this investigativo work was carried through at two moments, distinct, but that they had been complemented: in the University and the school. The period was understood between June of 2004 to the July of 2005. When answering the two questions that had guided this research, we verify that it had contribution for the formation to know on the systematics of object production of learning and in the object use of learning in the mathematics education; ressignificações of Trasnbordando Conhecimento through the work of projects and also, contribution for the implantation of the educative work with computer science in the schools. We verify that the cycle of constructing, correcting, to reconstruct must continue so that let us have a dynamic education, as well as the rivers its waters goes down follows the course In the tested truth and, thinking metaforicamente, object and people after they are not more the same ones. It had aggregation of knowledge, knowing them individual and collective. | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Formação docente | por |
dc.subject | Objeto de aprendizagem | por |
dc.subject | Informática educativa e Educação matemática | por |
dc.subject | Teaching formation | eng |
dc.subject | Object of learning | eng |
dc.subject | Educative computer science and Mathematical education | eng |
dc.subject | Professores de matemática - Formação | por |
dc.subject | Matemática - Ensino auxiliado por computador | por |
dc.title | Produção coletiva de objeto de aprendizagem : o diálogo na universidade e na escola | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Souza Junior, Arlindo José de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723098E9 | por |
dc.contributor.referee1 | Stahl, Nilson Sergio Peres | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4746362H6 | por |
dc.contributor.referee2 | Silva, Rejane Maria Ghisolfi da | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768945J1 | por |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4737732J3 | por |
dc.description.degreename | Mestre em Educação | por |
dc.description.resumo | Nesta pesquisa, procuramos compreender o processo de produção e socialização de saberes, provenientes do desenvolvimento do objeto de aprendizagem Transbordando Conhecimento , assim como, sua utilização no cotidiano das aulas de matemática no ensino médio. Para tanto, investigamos como os saberes produzidos no cotidiano da escola podem contribuir para a melhoria e eficácia do diálogo entre a equipe organizadora dos objetos de aprendizagem e os professores. Sendo que, este trabalho investigativo foi realizado em dois momentos, distintos, mas que se complementaram: na Universidade e na escola. O período foi compreendido entre junho de 2004 à julho de 2005. Ao responder as duas questões que nortearam essa pesquisa, verificamos que houve contribuição para a formação de saberes sobre a sistemática de produção de objetos de aprendizagem e no uso de objetos de aprendizagem no ensino de matemática; ressignificações do Transbordando Conhecimento através do trabalho de projetos e, também, contribuição para a implantação do trabalho educativo com informática nas escolas. Verificamos que o ciclo do construir, corrigir, reconstruir deve continuar para que tenhamos um ensino dinâmico, assim como os rios... suas águas descem... seguem o curso... Na verdade e, pensando metaforicamente, o objeto e as pessoas depois de testados não são mais os mesmos. Houve agregação de conhecimentos, dos saberes individuais e coletivos. | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Educação | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.department | Ciências Humanas | por |
dc.publisher.initials | UFU | por |
dc.orcid.putcode | 81753627 | - |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ARodriguesDISSPRT.pdf | 1.24 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.