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dc.creatorAndrade, Luiza Vitória Vital de-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:36:40Z-
dc.date.available2015-02-10-
dc.date.available2016-06-22T18:36:40Z-
dc.date.issued2014-08-22-
dc.identifier.citationANDRADE, Luiza Vitória Vital de. Trabalho docente e saúde ocupacional na Universidade Federal de Uberlândia. 2014. 149 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.407por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13988-
dc.description.abstractThis study dealt with the illness of the teacher teaching the upper face to the changing world of work caused by the restructuring of the public university. The aim was to analyze the main impacts of the restructuring of the public university at work and health of university professors from the Federal University of Uberlândia - UFU. To do so, traced the profile epidemiology of illnesses of teachers in higher education, Federal University of Uberlândia, based on the description of the cases registered in the Setor de Perícia em Saúde da Diretoria de Qualidade de Vida e Saúde - DIRQS the period 2008 to 2012. A survey of the problematic consequences of the politics reconfiguration of higher education in the teacher labor everyday. When considering where to play its role well the teacher must have good health and work, it became important to analyze which conditions affect the performance of their work. This procedure allowed the knowledge of the main health problems that affected the teaching category in the study period using for this purpose, qualitative methodological approach of predominantly descriptive nature of documentary research as a technique for gathering and analyzing data, without, however, neglect the contributions coming from the quantitative data that was presented. The identification of health problems that interfere with the dynamics of work has become of paramount importance, since it provided an understanding of the factors related to the malaise of university teaching teacher. The results of this research allow us to state that the reconfiguration of higher education from the 1990s exacerbated by the intensification of precarious working conditions of teachers, leaving them susceptible to disease processes.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectReconfiguração da universidade públicapor
dc.subjectTrabalho docentepor
dc.subjectSaúde ocupacionalpor
dc.subjectSaúde do professorpor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectRewriting the public universityeng
dc.subjectTeaching workeng
dc.subjectOccupational healtheng
dc.subjectHealth teachereng
dc.subjectHigher educationeng
dc.subjectUniversidades e faculdades públicas - Administraçãopor
dc.subjectUniversidades e faculdades públicas - Pesquisa - Uberlândia (MG)por
dc.subjectSaúde e trabalhopor
dc.titleTrabalho docente e saúde ocupacional na Universidade Federal de Uberlândiapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Silva, Sarita Medina da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4772657H9por
dc.contributor.referee1Silva, Maria Vieira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708497J7por
dc.contributor.referee2Cecílio, Sálua-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782847P8por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4256026E0por
dc.description.degreenameMestre em Educaçãopor
dc.description.resumoEste estudo tratou do adoecimento do professor do magistério superior face às mudanças do mundo do trabalho ocasionadas pela reestruturação da universidade pública. O objetivo foi analisar os principais impactos da reestruturação da universidade pública no trabalho e na saúde dos professores universitários da Universidade Federal de Uberlândia - UFU. Para tanto, traçou-se o perfil epidemiológico dos adoecimentos dos docentes do ensino superior da UFU, com base na descrição das doenças registradas no Setor de Perícia em Saúde da Diretoria de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor DIRQS no período de 2008 a 2012. A pesquisa parte da problematização das consequências das políticas de reconfiguração da educação superior no cotidiano laboral do professor. Ao considerar que para desempenhar bem a sua função o docente deve ter boas condições de saúde e de trabalho, tornou-se relevante analisar quais condições afetam o desempenho de seu labor. Esse procedimento possibilitou conhecer os principais problemas de saúde que afetou a categoria docente no período em estudo utilizando, para tanto, a abordagem metodológica qualitativa, de natureza descritiva, com predomínio da pesquisa documental como técnica de obtenção e análise de dados sem, no entanto, desprezar as contribuições advindas dos dados quantitativos que se apresentaram. A identificação dos problemas de saúde que interferem na dinâmica do trabalho tornou-se de fundamental importância, visto que proporcionaram a compreensão dos fatores relacionados ao mal-estar do professor do magistério superior. Os resultados desta investigação permitem afirmar que a reconfiguração do ensino superior a partir dos anos de 1990 agravou a intensificação por meio da precarização das condições de trabalho do professor, deixando-os suscetíveis aos processos de adoecimento.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.407por
dc.orcid.putcode81753714-
dc.crossref.doibatchid4760f38e-67c9-4f29-9dee-77c4e5a21ac4-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

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