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dc.creatorSouza, Márcia Cristina Soares Cabrera de-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:36:32Z-
dc.date.available2014-02-18-
dc.date.available2016-06-22T18:36:32Z-
dc.date.issued2013-12-20-
dc.identifier.citationSOUZA, Márcia Cristina Soares Cabrera de. O programa REUNI na Universidade Federal de Uberlândia (2008-2012). 2013. 264 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13948-
dc.description.abstractIn 2007, in order to restructure and expand access to public universities in Brazil, the government of Luiz Inácio Lula da Silva established REUNI, a support program for planning, restructuring and expanding federal universities, which was presented as a central action of past decade s government to increase rates of access and permanence in public universities. This study focused on the implementation of REUNI at Federal University of Uberlândia (UFU). Its overall aim was to analyze it in the period 2008 12 to identify how this program affected both UFU s institutional culture in a political and cultural point of view and the Dean of Graduation s in a technical and operational sense. The methodology included critical reading of bibliography on the research subject matter, legal document analysis and field research. As to the political and cultural aspect, results show that there were: both impact on the growth movement and oxygenation with the arrival of new civil servants; clash of generations tensions between old and new servants; renewal of higher councils; training of management personnel; sharing of academic spaces; and relationship between graduation and post graduation. In the Dean of Graduation, implementing REUNI reflected on the technical and operational aspect, especially increase of work demands, lack of personnel and new technologies of information and communication. An interpretive reading of the data referring to REUNI at UFU opens up a promising field for research dealing with the implementation of public policies in university education.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação Superiorpor
dc.subjectPolíticas de expansãopor
dc.subjectREUNIpor
dc.subjectCultura organizacionalpor
dc.subjectCollege educationeng
dc.subjectExpansion policieseng
dc.subjectOrganizational cultureeng
dc.subjectEnsino Superior Uberlândia (MG)por
dc.subjectCultura organizacional Uberlândia (MG)por
dc.subjectPrograma de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI)por
dc.titleO programa REUNI na Universidade Federal de Uberlândia (2008-2012)por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Marques, Mara Rúbia Alves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4773891A6por
dc.contributor.referee1Carvalho, Luciana Beatriz de Oliveira Bar de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792326E2por
dc.contributor.referee2Santos, Adriana Cristina Omena dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707907U6por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4470112Z7por
dc.description.degreenameMestre em Educaçãopor
dc.description.resumoEm 2007, a fim de reestruturar e expandir o acesso às universidades públicas no Brasil, o governo de Luiz Inácio Lula da Silva instituiu o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), apresentado como uma ação central do governo da década passada para ampliar o acesso e a permanência nas universidades públicas. Este estudo enfoca a implementação do REUNI na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) com o objetivo geral de analisá-la no período 2008 12 tendo em vista identificar a repercussão do programa na cultura institucional da UFU do ponto de vista político-cultural e na Pró-reitoria de Graduação do ponto de vista técnicooperacional. A metodologia incluiu revisão bibliográfica, análise documental e pesquisa de campo. No aspecto político-cultural, os resultados evidenciaram que houve: repercussão no movimento de crescimento e oxigenação com a chegada dos novos servidores; choque de gerações tensão entre antigo e novo; renovação dos conselhos superiores; qualificação dos técnicos administrativos; compartilhamento de espaços acadêmicos e relação entre graduação e pós-graduação. Na pró-reitoria, a implantação do REUNI repercutiu no aspecto técnicooperacional, especialmente, no aumento do volume de trabalho, na insuficiência de pessoal e em novas tecnologias de informação e comunicação. Uma leitura interpretativa dos dados relativos ao programa REUNI na UFU aponta um campo promissor à pesquisa sobre implantação de políticas públicas para a educação universitária.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.orcid.putcode81753685-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

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