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dc.creatorSantos, Antonio Neto Ferreira dos
dc.date.accessioned2016-06-22T18:36:31Z-
dc.date.available2006-12-14
dc.date.available2016-06-22T18:36:31Z-
dc.date.issued2006-06-28
dc.identifier.citationSANTOS, Antonio Neto Ferreira dos. A tecnologia hidropônica como prática pedagógica na construção de concepções de ambiente. 2006. 138 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2006.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13942-
dc.description.abstractThrough this research, we have intended to understand the environment conception of students from elementary school (eighth grade in 2004) who took part during fifth, sixth and seventh grades in environmental education s pedagogical activities developed in a public school from Uberlândia, state of Minas Gerais, and based on the hydroponics technology. Data come from texts written by the students and from semistructured interviews aimed at investigating how they developed their environment conception. Hydroponics technology was employed in pedagogical activities linked to Natural Sciences and Farming Techniques subjects, since we believe it is possible to make students to conceive the environment as something that goes beyond the nature context. As we understand them, the new demands of a technological society require a school able to offer students conditions for them to develop knowledge and above all to analyze changes in this society having in view socioenvironmental problems and solutions. When these activities begun the majority of students had a naturalist conception of environment. Data analysis has revealed, however, that great part of them expresses opinions classifiable as a participative environment conception: a vision that integrates social and natural elements and in which man is responsible for building/changing the environment.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectHidroponiapor
dc.subjectEnvironmental educationeng
dc.subjectHydroponicseng
dc.subjectCiências - Estudo e ensinopor
dc.subjectEnsino fundamentalpor
dc.subjectElementary schooleng
dc.titleA tecnologia hidropônica como prática pedagógica na construção de concepções de ambientepor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Cicillini, Graça Aparecida
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790897P4por
dc.contributor.referee1Amorim, Antonio Carlos Rodrigues de
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798668A5por
dc.contributor.referee2Guido, Lúcia de Fátima Estevinho
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4713374D4por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4779285D3por
dc.description.degreenameMestre em Educaçãopor
dc.description.resumoPretendemos com esta pesquisa, compreender as concepções de ambiente formuladas por alunos das 8ª séries de 2004, do ensino fundamental, que participaram de práticas pedagógicas de educação ambiental na 5ª, 6ª e 7ª séries, tendo como referência à tecnologia hidropônica em uma escola pública de Uberlândia-MG. Coletamos os dados, juntos aos alunos, por meio da produção de textos e entrevistas semi-estruturadas para investigar, como eles passaram a conceber o ambiente. A tecnologia hidropônica foi utilizada em atividades pedagógicas das disciplinas de Ciências Naturais e Técnicas Agrícolas, por acreditarmos ser possível ampliar a concepção do aluno sobre o conceito de ambiente, para além do contexto natural. Entendemos que, perante as novas exigências de uma sociedade tecnológica, torna-se necessário que a escola ofereça aos alunos condições para elaborar conhecimentos, desenvolver habilidades e aperfeiçoar atitudes que permitam observar, compreender e sobretudo analisar as modificações dessa sociedade em interação com os problemas e soluções socioambientais. No início dessas atividades, a maioria dos alunos, ao ser argüida, revelava uma concepção de ambiente naturalista. Detectamos com a análise dos dados, que grande parte dos alunos participantes da pesquisa emitiu opiniões que podem ser classificadas como concepção participativa do homem na construção/transformação do ambiente, numa visão integradora entre os elementos naturais e sociais.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.orcid.putcode81753679-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

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