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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13915
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Elias, Aluizio Ferreira | - |
dc.date.accessioned | 2016-06-22T18:36:27Z | - |
dc.date.available | 2013-06-13 | - |
dc.date.available | 2016-06-22T18:36:27Z | - |
dc.date.issued | 2013-04-01 | - |
dc.identifier.citation | ELIAS, Aluizio Ferreira. A criança ajustada: aspectos do pensamento de Dante Moreira Leite sobre a infância urbana brasileira. 2013. 91 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.215 | por |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13915 | - |
dc.description.abstract | Dante Moreira Leite worked at Regional Centre for Educational Research of São Paulo (SP-CRPE) between 1957 and 1960. During this period, he published three articles in the journal Pesquisa e Planejamento, newsletter CRPE-SP: The toy reading and child (1958); Automatic promotion and fitness curriculum to student development (1959); Content Analysis of reading books primary school (1960). This paper discusses certain aspects of the pedagogical thinking of Dante Moreira Leite, analyzing the articles cited. We put under suspicion innovative education proposed by the author and his criticism of what he called traditional teaching. The submission of articles mentioned a critical methodological repertoire, brings out power relations within the project of liberal education designed for Leite. For this, the references were reflections of Michel Foucault about the modern political rationality, notably his studies on the concept of biopolitics. These methodological tools investigate values ingrained in the discourse of Leite. You can see that the speech renewing established social rules guiding appropriate social adjustment of the child. In suggesting the replacement of old schemes for certain educational devices reordering of students in the school organization, Leite proposed solutions to the problem of the adequacy of the child to the structures of urbanindustrial society. | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Ajustamento social | por |
dc.subject | Criança | por |
dc.subject | Escolanovismo | por |
dc.subject | Sociedade urbanoindustrial | por |
dc.subject | Social adjustment | eng |
dc.subject | Child | eng |
dc.subject | Escolanovism | eng |
dc.subject | Urban-industrial society | eng |
dc.subject | Educação de crianças | por |
dc.subject | Ajustamento (Psicologia) - crianças | por |
dc.title | A criança ajustada: aspectos do pensamento de Dante Moreira Leite sobre a infância urbana brasileira | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Resende, Selmo Haroldo de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791686E7 | por |
dc.contributor.referee1 | Monarcha, Carlos Roberto da Silva | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723164P3 | por |
dc.contributor.referee2 | Silva, Sílvia Maria Cintra da | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767728Z1 | por |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4484204J9 | por |
dc.description.degreename | Mestre em Educação | por |
dc.description.resumo | Dante Moreira Leite trabalhou no Centro Regional de Pesquisas Educacionais de São Paulo (CRPE-SP) entre 1957 e 1960. Nesse período, publicou três artigos pela revista Pesquisa e Planejamento, boletim informativo do CRPE-SP: O brinquedo a leitura e a criança (1958); Promoção automática e adequação do currículo ao desenvolvimento do aluno (1959); Análise de conteúdo dos livros de leitura da escola primária (1960). Este trabalho problematiza certos aspectos do pensamento pedagógico de Dante Moreira Leite, analisando os artigos citados. Colocamos sob suspeita a educação inovadora proposta pelo autor e suas críticas ao que ele designou ensino tradicional. A submissão dos artigos mencionados a um repertório metodológico crítico, faz emergir relações de força no bojo do projeto liberal de educação pensado por Leite. Para isso, foram referências as reflexões de Michel Foucault acerca da racionalidade política moderna, notadamente, seus estudos sobre o conceito de biopolítica. Essas ferramentas metodológicas perscrutam valores entranhados no discurso de Leite. É possível perceber que o discurso renovador estabelecia regras de direcionamento social apropriadas ao ajustamento social da criança. Ao sugerir a substituição dos velhos esquemas educacionais por certos dispositivos de reordenação dos alunos na organização escolar, Leite propunha soluções para o problema da adequação da criança às estruturas da sociedade urbano-industrial. | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Educação | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.department | Ciências Humanas | por |
dc.publisher.initials | UFU | por |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.215 | - |
dc.orcid.putcode | 81753618 | - |
dc.crossref.doibatchid | e72b5109-30b5-440f-b725-5e2ba2fdd804 | - |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Educação |
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