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dc.creatorElias, Aluizio Ferreira-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:36:27Z-
dc.date.available2013-06-13-
dc.date.available2016-06-22T18:36:27Z-
dc.date.issued2013-04-01-
dc.identifier.citationELIAS, Aluizio Ferreira. A criança ajustada: aspectos do pensamento de Dante Moreira Leite sobre a infância urbana brasileira. 2013. 91 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.215por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13915-
dc.description.abstractDante Moreira Leite worked at Regional Centre for Educational Research of São Paulo (SP-CRPE) between 1957 and 1960. During this period, he published three articles in the journal Pesquisa e Planejamento, newsletter CRPE-SP: The toy reading and child (1958); Automatic promotion and fitness curriculum to student development (1959); Content Analysis of reading books primary school (1960). This paper discusses certain aspects of the pedagogical thinking of Dante Moreira Leite, analyzing the articles cited. We put under suspicion innovative education proposed by the author and his criticism of what he called traditional teaching. The submission of articles mentioned a critical methodological repertoire, brings out power relations within the project of liberal education designed for Leite. For this, the references were reflections of Michel Foucault about the modern political rationality, notably his studies on the concept of biopolitics. These methodological tools investigate values ingrained in the discourse of Leite. You can see that the speech renewing established social rules guiding appropriate social adjustment of the child. In suggesting the replacement of old schemes for certain educational devices reordering of students in the school organization, Leite proposed solutions to the problem of the adequacy of the child to the structures of urbanindustrial society.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAjustamento socialpor
dc.subjectCriançapor
dc.subjectEscolanovismopor
dc.subjectSociedade urbanoindustrialpor
dc.subjectSocial adjustmenteng
dc.subjectChildeng
dc.subjectEscolanovismeng
dc.subjectUrban-industrial societyeng
dc.subjectEducação de criançaspor
dc.subjectAjustamento (Psicologia) - criançaspor
dc.titleA criança ajustada: aspectos do pensamento de Dante Moreira Leite sobre a infância urbana brasileirapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Resende, Selmo Haroldo de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791686E7por
dc.contributor.referee1Monarcha, Carlos Roberto da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723164P3por
dc.contributor.referee2Silva, Sílvia Maria Cintra da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767728Z1por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4484204J9por
dc.description.degreenameMestre em Educaçãopor
dc.description.resumoDante Moreira Leite trabalhou no Centro Regional de Pesquisas Educacionais de São Paulo (CRPE-SP) entre 1957 e 1960. Nesse período, publicou três artigos pela revista Pesquisa e Planejamento, boletim informativo do CRPE-SP: O brinquedo a leitura e a criança (1958); Promoção automática e adequação do currículo ao desenvolvimento do aluno (1959); Análise de conteúdo dos livros de leitura da escola primária (1960). Este trabalho problematiza certos aspectos do pensamento pedagógico de Dante Moreira Leite, analisando os artigos citados. Colocamos sob suspeita a educação inovadora proposta pelo autor e suas críticas ao que ele designou ensino tradicional. A submissão dos artigos mencionados a um repertório metodológico crítico, faz emergir relações de força no bojo do projeto liberal de educação pensado por Leite. Para isso, foram referências as reflexões de Michel Foucault acerca da racionalidade política moderna, notadamente, seus estudos sobre o conceito de biopolítica. Essas ferramentas metodológicas perscrutam valores entranhados no discurso de Leite. É possível perceber que o discurso renovador estabelecia regras de direcionamento social apropriadas ao ajustamento social da criança. Ao sugerir a substituição dos velhos esquemas educacionais por certos dispositivos de reordenação dos alunos na organização escolar, Leite propunha soluções para o problema da adequação da criança às estruturas da sociedade urbano-industrial.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.215-
dc.orcid.putcode81753618-
dc.crossref.doibatchide72b5109-30b5-440f-b725-5e2ba2fdd804-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

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