Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13868
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPrata, Lucimar Divina Alvarenga-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:36:20Z-
dc.date.available2012-03-30-
dc.date.available2016-06-22T18:36:20Z-
dc.date.issued2011-08-25-
dc.identifier.citationPRATA, Lucimar Divina Alvarenga. Saberes e fazeres coletivos na educação de jovens e adultos. 2011. 151 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2011. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2011.87por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13868-
dc.description.abstractThis work presents the results of a research that took place in the classrooms of the Municipal Program for Adult Education (MPAE) in Uberlândia, Minas Gerais (Brazil). The main objective of the research was to apprehend and reflect about knowledge and practices of teachers of Youth and Adult Education (YAE), seeking to understand how they fit in school routine, seized from three key dimensions: the organizational, the educational, and the socio-political-cultural. For guiding the search, we opted for a qualitative approach , crossing crossing bibliographical, documentary, and oral sources, making use of ethnographic research (ANDRÉ, 1995). In the development of this research, the history of the establishment of YAE in Brazil allowed us to focus on public policies designed and implemented in the 90 s and their impacts on the organization and on the daily life of the school, highlighting the specificities of this kind of work in the neoliberal context of Brazilian education. Focusing on the everyday practice of the profession of two teachers from the MPAE, the proposal of a collective work emerged as a possibility of (re)signifying the teaching practice and contribute to a rethinking of the teacher about his/her role as teacher of social subjects, strengthening educational relationships that are inclusive and transformative.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação de jovens e adultospor
dc.subjectTrabalho coletivopor
dc.subjectCotidiano escolarpor
dc.subjectYouth and adult educationeng
dc.subjectCollective workeng
dc.subjectSchool routineeng
dc.subjectEducação de adultos - Uberlândia (MG)por
dc.titleSaberes e fazeres coletivos na educação de jovens e adultospor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Cunha, Myrtes Dias da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721866T6por
dc.contributor.referee1Novais, Gercina Santana-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799406H0por
dc.contributor.referee2Nunes, Silma Carmo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4268979Y6por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4208066U0por
dc.description.degreenameMestre em Educaçãopor
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada em salas de aula do Programa Municipal de Educação de Adultos (PMEA), em Uberlândia, Minas Gerais. O objetivo central da pesquisa foi o de apreender e refletir sobre os saberes e práticas de professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA), buscando compreender como se inserem no âmbito do cotidiano escolar, apreendido a partir de três dimensões fundamentais: a organizacional, a pedagógica e a sociopolítico-cultural. Para nortear a pesquisa, a opção foi pela abordagem qualitativa, com o cruzamento de fontes bibliográficas, documentais e orais e a utilização de procedimentos da pesquisa etnográfica (ANDRÉ, 1995). No desenvolvimento da pesquisa, o histórico da constituição da EJA no Brasil permitiu focalizar as políticas públicas elaboradas e implementadas nos anos 90 e seus impactos na organização e no cotidiano da escola, evidenciando as características e especificidades da modalidade, no contexto neoliberal da educação brasileira. Focalizando o cotidiano do exercício da profissão de duas professoras do PMEA, a proposição de um trabalho coletivo emergiu enquanto possibilidade de (re)significar a prática docente e contribuir para um repensar do educador sobre o seu papel como formador de sujeitos sociais, fortalecendo relações educativas inclusivas e transformadoras.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2011.87-
dc.orcid.putcode81753590-
dc.crossref.doibatchid80117cfb-5c18-4069-9e9b-71788a7d163f-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
d.pdf6.51 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.