Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13854
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorOliveira, Thaís Cristina de
dc.date.accessioned2016-06-22T18:36:18Z-
dc.date.available2011-10-07
dc.date.available2016-06-22T18:36:18Z-
dc.date.issued2011-05-30
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Thaís Cristina de. Concepções de educação física na Revista Brasileira de Ciências do Esporte (1979 1986). 2011. 148 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2011.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13854-
dc.description.abstractPeriodicals focused on physical education pedagogical content offer a prolific source of past material evidence, above all because they structure, convey, spread, and, therefore, legitimatize pedagogical and educational discourses that can reverberate in school practices. This presupposition underlies this research, which analyzes some issues of Sport Sciences Brazilian Journal aiming at identifying physical education conceptions and their links with the historical construction of this field of study, research, and pedagogical action. Methodological procedures included bibliographical research for theoretical foundation, analytical reading of the papers it published, and its graphic form between 1979 when it was created and 1986 when its first relevant editorial change occurred. Such an analytical reading and interpretation, which take the journal as subject matter and primary source, allows to assert that this journal became a publication searching for its graphic and editorial identity insofar as it consolidated itself as reading object. The papers it published featured an editorial construction in which physical education conceptions have roots in a technicist approach. It also published texts whose scientific feature were more critic. The link between the former perspective and this latter resulted from a change in the editorial board, which implied changing its editorial line. In other words, it happened when the educational dimension of physical educational stood out as a subject of the scientific thought.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPeriódicospor
dc.subjectPolítica editorialpor
dc.subjectReflexão científica críticapor
dc.subjectPeriodicalseng
dc.subjectEditorial policyeng
dc.subjectCritical scientific reflectioneng
dc.titleConcepções de educação física na Revista Brasileira de Ciências do Esporte (1979 1986)por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Resende, Selmo Haroldo de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791686E7por
dc.contributor.referee1Carvalho, Carlos Henrique de
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791686A6por
dc.contributor.referee2Oliveira, Marcus Aurélio Taborta de
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4133861E6por
dc.description.degreenameMestre em Educaçãopor
dc.description.resumoOs periódicos pedagógicos voltados à área de educação física oferecem um manancial de evidências materiais do passado, sobretudo, porque estruturam, veiculam, difundem e, logo, legitimam discursos educacionais e pedagógicos que podem repercutir na prática escolar. Eis o pressuposto desta pesquisa, que analisa edições da Revista Brasileira de Ciências do Esporte (RBCE) a fim de identificar concepções de educação física e seus elos com a construção histórica dessa área de estudos, pesquisas e ações pedagógicas. Os procedimentos metodológicos incluíram a pesquisa bibliográfica de fundamentação teórica, a leitura analítica de textos veiculados na Revista entre 1979 a 1986, e sua apresentação gráfica, nesse período que abrange desde a criação do periódico até a primeira mudança mais significativa em sua política editorial. A leitura analítica da RBCE como fonte e objeto e sua interpretação a partir de bibliografia pertinente permitem afirmar que a Revista se constituiu como uma publicação que buscava uma identidade gráfico-editorial à medida que se consolidava como objeto de leitura. Os textos publicados apresentavam uma construção editorial com concepções de educação física ancoradas num universo da formação tecnicista e ao longo das suas edições houve também a veiculação de publicações com um teor científico mais crítico. Essa vinculação entre um campo e outro ocorreu quando a mudança no corpo editorial se traduziu em transformação na linha editorial, isto é, quando a dimensão educacional da educação física edificou-se como instância de reflexão científica crítica.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.orcid.putcode81753584-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Diss Tahis.pdf1.62 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.