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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13840
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Rozetti, Izabel | |
dc.date.accessioned | 2016-06-22T18:36:16Z | - |
dc.date.available | 2011-05-02 | |
dc.date.available | 2016-06-22T18:36:16Z | - |
dc.date.issued | 2011-02-24 | |
dc.identifier.citation | ROZETTI, Izabel. Colégio Imaculada Conceição: a história do curso Normal (Tupaciguara-MG, 1961 1977). 2011. 180 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2011. | por |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13840 | - |
dc.description.abstract | This research aims at studying the Curso Normal , in regular and (semi)internship regimen, offered for women by the Colégio Imaculada Conceição , a private catholic confessional teaching institution at Tupaciguara-MG. We have chosen the period of 1961-1977, approaching activities since the beginning of the course until the year the institution started to admit boys. The established pedagogical and disciplinary aspects developed by the institution were studied in a way to verify if curriculum and subjects have influenced the students while professionals; if the catholic principles contributed for the educational and moral formation of the students; besides apprehending the representations the former students, former teachers and the city press have constructed about the Colégio Imaculada Conceição . Our research sources were: the press; school documents (letters, registers of: monthly payment; scholarships; teachers frequency; school regiment; students grades; grades and tests; enrollment; teaching inspections; grades control; and students booklets); reports and registers found in the Town Hall and municipality representative office at Tupaciguara-MG. Iconography (photos, pictures, maps and architecture plans of the institution) and oral sources obtained from interviews carried out with both the school former students and teachers. It was possible to verify that the education offered by the Curso Normal of the Colégio Imaculada Conceição was engaged with Christianity ideals of the Catholic Church, besides attending the desires of the time society, as follows: to form educated girls that could be able to work as elementary school teachers; to be good mothers and housewives. That would influence a significant number of families to enroll their daughters in that teaching institution. | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Curso normal | por |
dc.subject | Educação católica | por |
dc.subject | Profissionalização docente | por |
dc.subject | História das instituições escolares | por |
dc.subject | Catholic education | eng |
dc.subject | Teaching formation | eng |
dc.subject | School institution history | eng |
dc.subject | Colégio Imaculada Conceição - Tupaciguara-MG | por |
dc.subject | Escolas católicas - Tupaciguara (MG) História - 1961 1977 | por |
dc.subject | Educação História | por |
dc.subject | Igreja e educação | por |
dc.subject | Educação feminina | por |
dc.title | Colégio Imaculada Conceição: a história do curso Normal (Tupaciguara-MG, 1961 1977) | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Lima, Sandra Cristina Fagundes de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701026Y6 | por |
dc.contributor.referee1 | Campos, Raquel Discini | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4795866P8 | por |
dc.contributor.referee2 | Cruz, Antonio Roberto Seixas da | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706971E7 | por |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4203529Y3 | por |
dc.description.degreename | Mestre em Educação | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa tem como objeto a reconstrução da história do curso normal oferecido para mulheres, em regime regular, semi-internato e internato, pelo Colégio Imaculada Conceição, uma instituição de ensino confessional católica e privada, situada no município de Tupaciguara-MG. O recorte adotado situou-se no período de 1961 a 1977, ocasião a abranger desde a gênese das atividades do curso normal até o ano em que a referida instituição passou a admitir a matrícula de alunos do sexo masculino nessa modalidade de ensino. A pesquisa problematizou os aspectos pedagógicos e disciplinares estabelecidos e desenvolvidos pela instituição, com intuito de compreender se a composição curricular e disciplinar influenciou a formação profissional das alunas; se os princípios católicos colaboraram com a formação educacional e moral das estudantes; além de apreender as representações que suas ex-alunas, ex-professores e também os jornais que circularam na cidade construíram sobre o Colégio Imaculada Conceição. Foram empregadas as seguintes fontes de pesquisa: imprensa; documentos escolares (correspondência, livro de registro de pagamento das mensalidades, livro de registro de bolsas, livro de frequência dos professores, regimento escolar, livro de registro de notas das alunas, livro de registro das notas e exames de 2ª época, atas de provas, livro de registros de matrículas, livro de registro de visita do inspetor de ensino, registro de controle de notas e carteirinha de aluna); relatórios e atas encontrados na Prefeitura Municipal e na Câmara Municipal de Tupaciguara-MG; iconografia (fotografias, figuras, mapa e planta arquitetônica da instituição) e fontes orais obtidas mediante entrevistas realizadas com as ex-alunas e ex-professores do estabelecimento de ensino. Foi possível apreender que a educação proferida pelo curso normal do Colégio Imaculada Conceição estava associada aos ideais de cristianização preconizados pela Igreja Católica, além de responder aos anseios da sociedade da época, dentre esses: formar moças educadas e polidas aptas a atuar no magistério e, ainda, a continuar sendo boas mães e donas de casa exemplares, o que teria influenciado uma parcela significativa de famílias a matricular suas filhas nessa instituição de ensino. | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Educação | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.department | Ciências Humanas | por |
dc.publisher.initials | UFU | por |
dc.orcid.putcode | 81753557 | - |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Educação |
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