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Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorRozetti, Izabel
dc.date.accessioned2016-06-22T18:36:16Z-
dc.date.available2011-05-02
dc.date.available2016-06-22T18:36:16Z-
dc.date.issued2011-02-24
dc.identifier.citationROZETTI, Izabel. Colégio Imaculada Conceição: a história do curso Normal (Tupaciguara-MG, 1961 1977). 2011. 180 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2011.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13840-
dc.description.abstractThis research aims at studying the Curso Normal , in regular and (semi)internship regimen, offered for women by the Colégio Imaculada Conceição , a private catholic confessional teaching institution at Tupaciguara-MG. We have chosen the period of 1961-1977, approaching activities since the beginning of the course until the year the institution started to admit boys. The established pedagogical and disciplinary aspects developed by the institution were studied in a way to verify if curriculum and subjects have influenced the students while professionals; if the catholic principles contributed for the educational and moral formation of the students; besides apprehending the representations the former students, former teachers and the city press have constructed about the Colégio Imaculada Conceição . Our research sources were: the press; school documents (letters, registers of: monthly payment; scholarships; teachers frequency; school regiment; students grades; grades and tests; enrollment; teaching inspections; grades control; and students booklets); reports and registers found in the Town Hall and municipality representative office at Tupaciguara-MG. Iconography (photos, pictures, maps and architecture plans of the institution) and oral sources obtained from interviews carried out with both the school former students and teachers. It was possible to verify that the education offered by the Curso Normal of the Colégio Imaculada Conceição was engaged with Christianity ideals of the Catholic Church, besides attending the desires of the time society, as follows: to form educated girls that could be able to work as elementary school teachers; to be good mothers and housewives. That would influence a significant number of families to enroll their daughters in that teaching institution.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCurso normalpor
dc.subjectEducação católicapor
dc.subjectProfissionalização docentepor
dc.subjectHistória das instituições escolarespor
dc.subjectCatholic educationeng
dc.subjectTeaching formationeng
dc.subjectSchool institution historyeng
dc.subjectColégio Imaculada Conceição - Tupaciguara-MGpor
dc.subjectEscolas católicas - Tupaciguara (MG) História - 1961 1977por
dc.subjectEducação Históriapor
dc.subjectIgreja e educaçãopor
dc.subjectEducação femininapor
dc.titleColégio Imaculada Conceição: a história do curso Normal (Tupaciguara-MG, 1961 1977)por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Lima, Sandra Cristina Fagundes de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701026Y6por
dc.contributor.referee1Campos, Raquel Discini
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4795866P8por
dc.contributor.referee2Cruz, Antonio Roberto Seixas da
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706971E7por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4203529Y3por
dc.description.degreenameMestre em Educaçãopor
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objeto a reconstrução da história do curso normal oferecido para mulheres, em regime regular, semi-internato e internato, pelo Colégio Imaculada Conceição, uma instituição de ensino confessional católica e privada, situada no município de Tupaciguara-MG. O recorte adotado situou-se no período de 1961 a 1977, ocasião a abranger desde a gênese das atividades do curso normal até o ano em que a referida instituição passou a admitir a matrícula de alunos do sexo masculino nessa modalidade de ensino. A pesquisa problematizou os aspectos pedagógicos e disciplinares estabelecidos e desenvolvidos pela instituição, com intuito de compreender se a composição curricular e disciplinar influenciou a formação profissional das alunas; se os princípios católicos colaboraram com a formação educacional e moral das estudantes; além de apreender as representações que suas ex-alunas, ex-professores e também os jornais que circularam na cidade construíram sobre o Colégio Imaculada Conceição. Foram empregadas as seguintes fontes de pesquisa: imprensa; documentos escolares (correspondência, livro de registro de pagamento das mensalidades, livro de registro de bolsas, livro de frequência dos professores, regimento escolar, livro de registro de notas das alunas, livro de registro das notas e exames de 2ª época, atas de provas, livro de registros de matrículas, livro de registro de visita do inspetor de ensino, registro de controle de notas e carteirinha de aluna); relatórios e atas encontrados na Prefeitura Municipal e na Câmara Municipal de Tupaciguara-MG; iconografia (fotografias, figuras, mapa e planta arquitetônica da instituição) e fontes orais obtidas mediante entrevistas realizadas com as ex-alunas e ex-professores do estabelecimento de ensino. Foi possível apreender que a educação proferida pelo curso normal do Colégio Imaculada Conceição estava associada aos ideais de cristianização preconizados pela Igreja Católica, além de responder aos anseios da sociedade da época, dentre esses: formar moças educadas e polidas aptas a atuar no magistério e, ainda, a continuar sendo boas mães e donas de casa exemplares, o que teria influenciado uma parcela significativa de famílias a matricular suas filhas nessa instituição de ensino.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.orcid.putcode81753557-
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Educação

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